No entanto, quando as macieiras são cultivadas comercialmente em pomares, com o efeito de métodos sofisticados de polinização, adubação, irrigação e proteção de plantas, elas podem produzir de 400 a mais de 800 (e em alguns casos mais de 1200) frutas em uma estação.
O arboricultor planta as suas macieiras durante o período de paragem da vegetação, no inverno. Depois deve esperar entre 3 a 4 anos para que os pomares comecem a produzir.
O desenvolvimento da macieira é condicionado pelo ciclo anual da temperatura, pois as baixas temperaturas no outono induzem a planta a entrar em dormência, ao passo que, depois de completada a exigência em frio durante o inverno, ocorre a brotação e a floração.
Especialistas recomendam o consumo de duas unidades por dia, mas sem tirar a casca. Os benefícios da maçã no processo de emagrecimento também são alvo de pesquisas.
De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), o período de floração da macieira ocorre de setembro a outubro ‒ nos Estados de PR, RS e SC, que somam 99% da área de produção. Já a colheita, de dezembro a maio ‒ sendo que mais de 90% ocorre entre fevereiro e abril.
No que diz respeito à adubação, é recomendado utilizar um adubo balanceado, rico em nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio. Um exemplo de adubo adequado para a Maçã Eva é o adubo NPK 10-10-10, que pode ser aplicado no início da primavera e no início do outono.
As macieiras prosperam em climas frios e úmidos, não tolerando calores extremos. Além disso, precisam de ao menos 6 horas de sol diário para que os frutos adquiram uma cor vibrante. O solo deve ser argiloso, com boa drenagem e pH entre 6 e 7.
A poda das macieiras deve ser realizada idealmente entre Janeiro e Março, evitando por isso que este procedimento seja feita nos meses anteriores a este período. Se o fizer, as macieiras ficarão mais sensíveis ao aparecimento de doenças além de que a probabilidade de que o tronco e ramos danifiquem é superior.
Manter o solo bem nutrido é fundamental para que sua macieira dê frutos. Nesse sentido, se certifique da qualidade do solo. Essa determinação pode ser feita através do crescimento lateral da árvore, deve ser de 30 a 45 centímetros por ano.
Por ser pioneiro no cultivo da maçã no Brasil, hoje Veranópolis é conhecido como Berço Nacional da Maçã e a Femaçã – hoje Feira Nacional da Maçã e Agroindústria de Veranópolis - tornou-se uma festa tradicional no calendário da região, mostrando para todo o Brasil o potencial turístico e empresarial do município.
No Brasil são produzidas cerca de 1,3 milhão de toneladas de maçã por ano. Santa Catarina lidera o ranking com uma produção anual de 635 mil toneladas.
Nas zonas temperadas, o ciclo de produção da macieira inicia-se com a rebentação, habitualmente no início do ano, a floração em março-abril, a frutificação a partir de junho, e a maturação e colheita dos frutos a partir de agosto.
Rega: A rega é importante, sobretudo em locais quentes ao sol. Conforme o tempo, recomenda-se em solos mais arenosos uma rega generosa uma vez por dia nos primeiros tempos após o plantio. Assim que a planta estiver habituada ao local, pode regar menos.
Apesar de serem citados vários nomes para a espécie, a denominação Malus domestica é a primeira denominação válida publicada para a macieira cultivada, segundo o Código Internacional de Nomenclatura para plantas Cultivadas. O centro de origem está na região do Cáucaso, cadeia de montanhas da Ásia e o leste da China.
Janeiro. É o momento de podar figueiras, diospireiros e macieiras, sobretudo durante a fase de minguante da Lua para promover um equilíbrio no desenvolvimento das árvores.