Câmbio de 6 marchas A nova Tornado possui câmbio de seis velocidades associado à embreagem assistida e deslizante, que reduz o esforço para acionar o manete e evita o travamento da roda traseira em reduções de marcha bruscas.
A moto desenvolve potência máxima de 23,3 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 2,42 kgf.m a 6.000 rpm, que proporcionam agilidade no uso urbano e possui câmbio de seis marchas, aproveitando melhor a curva de torque do motor.
Já o câmbio é o mesmo da Sahara 300, com seis marchas e embreagem assistida e deslizante, sistema que facilita o acionamento e impede o travamento da roda em reduções. Entretanto, a relação da transmissão final difere da sua irmã. A Tornado 300 usa coroa com 39 dentes, enquanto a Sahara usa uma de 40.
Apesar disso, a motocicleta produzida pela fabricante japonesa possui um câmbio de seis marchas, oferecendo uma vantagem em estradas planas, permitindo que o motor funcione em rotação mais baixa.
A nova Honda XR 300L Tornado 2025 tem preço anunciado de R$ 27.690 (sem frete) e deve chegar às lojas a partir de agosto. A novidade está cobrando R$ 600 a mais que a Sahara em que se baseia.
HONDA XRE 300 SAHARA ADVENTURE FLEX ABS 2024 0KM R$35.900,00. Moto 0km já emplacada, possui manual do proprietário e chave reserva, painel blackout com indicador de marcha, tomada USB, freios ABS, iluminação Full Led, toda original e realmente sem detalhes. Vale a pena conferir!
A XRE 190 2025 tem duas versões, uma a mais que o modelo 2024. O preço anterior era de R$ 20.770, agora está R$ 1.290 mais caro desde a versão de entrada: XRE 190: R$ 22.060 (sem frete) XRE 190 Adventure: R$ 22.496 (sem frete)
Atendendo ao conceito do modelo Trail, a nova Tornado vem equipada com motor monocilíndrico de 293,5 cm³ e tecnologia Flex Fuel, que entrega até 24,8 cavalos de potência e torque de 2,74 kgf.m.
E mais – De 2001 até o final de 2008, foram produzidas praticamente 200 mil XR 250 Tornado, e o modelo só parou de ser vendido no Brasil por causa da entrada em vigor do Promot 3, tendo sido substituído pela XRE 300 equipado com sistema de injeção d-FI.
Sua aposentadoria foi acelerada para 2009, por conta do PROMOT, o programa de controle de poluição, que inviabilizou os motores com carburador. A Tornado de primeira geração saiu de cena para entrada da XRE 300.
Não exceda a capacidade máxima (153 kg) pois sua motocicleta apresentará melhor estabilidade, dirigibilidade e conforto se for utilizada nestas condições. Distribuição de Peso: (A) Assento dianteiro, (B) Pedal de apoio dianteiro, (C) Assento traseiro (centro da roda traseira) e (D) Pedal de apoio traseiro.