Qual é a dosagem correta de melatonina? A dosagem diária máxima indicada pela Anvisa é de 0,21 mg por pessoa acima dos 19 anos. O tempo de uso do suplemento e outras orientações sobre o consumo devem ser indicadas pelo médico após avaliação individual.
A posologia recomendada e aprovada pela ANVISA, do suplemento alimentar de melatonina é de 0,21 mg por dia para adultos com mais de 19 anos, tomada por via oral, na forma de comprimido ou gotas, 1 a 2 horas antes de deitar, para tratar a enxaqueca, e mais frequentemente, a insônia.
A doutora Karin lembra que quando bem indicada, “a melatonina pode ser usada diariamente desde que não ultrapasse a dose de 10mg ao dia, pois acima dessa dose há aumento de incidência de câncer de intestino”, completou.
No entanto, além do exposto na pesquisa, há alguns fatores adicionais que também desempenham um papel no que diz respeito à hora ideal de ir para a cama. Segundo Andersson, "embora o pico máximo de secreção de melatonina esteja entre as dez e onze da noite, a produção pode variar de acordo com cada pessoa".
Medicamentos. Alguns fármacos e substâncias podem inibir a produção da melatonina. O mais conhecido é o propranolol, um medicamento da classe dos beta-bloqueadores, muito usado para o tratamento da hipertensão e de problemas cardíacos.
Estudos em ratos e camundongos indicam que a melatonina tem um efeito tóxico em doses extremamente altas (mais de 400mg por quilo), mas isso é muitíssimo mais do que a dose recomendada (2 a 10mg) para tratar problemas de sono.
A melatonina em excesso pode quebrar a ciclicidade que existe nas 24 horas do dia. "Se eu tomar uma dose supra-fisiológica (elevada), essa dose pode prejudicar a queda natural de melatonina que ocorre pela manhã", ressalta Poyares.
Estou tomando melatonina e não tô conseguindo dormir o que fazer?
Se você está tomando melatonina e não está conseguindo dormir, é importante consultar um médico para identificar as possíveis causas do problema e buscar o tratamento adequado. Além disso, é importante adotar hábitos saudáveis de sono e manter uma rotina regular para melhorar a qualidade do sono.
Quanto tempo dura o efeito da melatonina no corpo?
No entanto, em geral, os efeitos da melatonina normalmente duram entre 4 a 8 horas e durante esse tempo, você pode sentir sonolência e ter uma sensação geral de calma, que pode ajudar a induzir o sono.
3. Melatonina ajuda a tratar ansiedade e depressão. Manter a qualidade do sono – o que inclui dormir em ambientes escuros e silenciosos, por exemplo – também é importante para tratar quadros de ansiedade e depressão.
Geralmente, a substância deve ser ingerida uma vez ao dia, 30 minutos até uma hora antes de dormir. A Anvisa liberou o uso da melatonina na posologia de 0,21 mg por dia, para adultos maiores de 19 anos, tomada por via oral, na forma de comprimido ou em gotas.
Com indicação, em geral, de até 5 mg diários de melatonina, diversos estudos avaliaram a segurança do uso da substância, encontrando poucos efeitos colaterais, como fadiga e letargia, apenas em doses elevadas.
Especialistas alertam que misturar a melatonina com o álcool não é boa combinação para quem busca uma noite de sono revigorante. Combinação tem efeitos adversos.
A americana National Sleep Foundation reforça que que crianças com menos de 5 anos não devem tomar melatonina. A partir dessa idade, é indicado de 1 a 2 mg. Entre 6 e 12 anos, é recomendável de 1 a 3 mg de melatonina. Para adolescentes acima de 13 anos, a variação da dosagem pode ser de 1 a 5 mg.
Pesquisas associaram a melatonina a um aumento considerável do ciclo de sono REM, a sigla significa Rapid Eyes Movement, ou movimento rápido dos olhos (traduzido do inglês). Este é o sinal físico de que uma pessoa está nessa fase do sono, considerada a mais profunda e conhecida por causar sonhos vívidos.
Estudos mostraram que o uso do suplemento pode ser útil na indução do sono se usado corretamente – tomando pelo menos duas horas antes de dormir. “Quando os adultos tomaram melatonina, a quantidade de tempo que levam para adormecer diminuiu em quatro a oito minutos”, disse à CNN Cora Collette Breuner.
A Melatonina Biohack Sono é considerada a melhor melatonina para comprar do mercado por muitos especialistas. Ela contém L-triptofano e as vitaminas B3, B12 e B6, que ajudam a melhorar a qualidade do sono e a regular o ritmo circadiano.
Qual a melhor melatonina em gotas ou comprimidos? A melatonina em gotas é absorvida mais rapidamente e geralmente é utilizada por aqueles que apresentam dificuldade de engolir comprimidos ou cápsulas, mas a melhor forma é aquela mais confortável para você consumir.
A suplementação de melatonina não costuma causar efeitos colaterais e é segura. Mas, se ela for usada sem critério e em quantidades muito altas, pode gerar sintomas como: pesadelos ou sonhos muito vívidos, fadiga ou sono exagerado durante o dia, além de falta de concentração e agravamento da depressão.
Vitamina B12: Esta vitamina contribui para a secreção da melatonina³. Magnésio: acredita-se que aumenta a secreção de melatonina promovendo o início do sono, principalmente em indivíduos com casos de deficiência ou insuficiência deste mineral³.