Guia prático para montar guias de miçangas Para finalizar a guia usar 2 firmas brancas. Sequência de 7 miçangas de cada cor. Sempre use o mesmo tamanho da miçanga das 3 cores para confeccionar a guia. Intercala-se 3 brancas e 3 pretas sucessivamente.
A guia de trabalho precisa ter o comprimento suficiente para cruzar seu corpo até a altura do umbigo, transpassando os principais Chackras. Não existe número específico de contas necessárias, já que varia conforme o tamanho do médium.
O ideal é uma guia de 1,5 a 2 metros. Esse comprimento permite que o animal se distancie para interagir com outros animais ou para farejar algo com liberdade.
Guia de proteção tem que ser consagrada, nao basta comprar ou fazer e usa-las. Você pode fazer a consagração ou pedir para uma entidade, ou para o dirigente da casa.
Para fazer a sua guia de proteção, você vai usar um cordão de náilon ou barbante no qual possa colocar contas da cor pedida pelo seu Orixá (podem ser compradas em lojas de artigos místicos).
📿🕊️Guia de Oxalá🕊️📿 Geralmente a primeira guia a ser pedida assim que se inicia na umbanda. Guia feita em Cristais facetados brancos e transparentes com brilho boreal.
O colar guia de Umbanda representando as 7 linhas é um item especial tanto para praticantes experientes quanto para aqueles que estão começando sua jornada espiritual. Ele não só é um acessório de beleza, mas também uma conexão sagrada com as energias e os ensinamentos da Umbanda.
Uma pessoa pode ter vários auxiliares, alguns tem até cinco e eles podem, por vontade própria se afastar do guiado se este com o tempo não consegue cumprir os desígnios reencarnatórios ou se afasta sobremaneira dos avisos do guia, este então pode ir guiar outro, que tenha vibração mais aproximada do mestre espiritual.
As guias brancas induzem às coisas puras, além de terem caráter refletor. As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado. As verdes limpam o pensamento atraindo a cura.