Sua gasolina é Petrobras Podium. Melhor Desempenho: sua altíssima Octanagem (RON 102 “de fábrica" mínimo garantido) proporciona o máximo aproveitamento da potência do motor, sendo ideal para automóveis e motos com motores de elevada taxa de compressão e/ou turboalimentados.
Ela pode ser encontrada facilmente nos postos de combustível e possui uma octanagem mínima de 87, além de não conter corantes (podendo ser incolor ou levemente alaranjada).
Atualmente o mercado brasileiro tem cinco gasolinas de alta octanagem, as consideradas premium. Elas são a V-Power Racing, da Shell, a Petrobras Premium, e a ALE Premium, todas com octanagem IAD 91; a recém-chegada Ipiranga Octapro, com octanagem IAD 96 (95,95), e a Petrobras Pódium, com octanagem IAD 97.
Comum, Aditivada ou Premium: Qual gasolina você usa?
O que é gasolina octapro?
Caracterizada pelas suas 103 octanas, contribui para que o motor do seu veículo atinja a máxima potência, você voar pelas pistas. Além disso, também melhora a dirigibilidade do veículo e as emissões de gases nocivos ao meio ambiente. Agora já sabe, Octapro é sinônimo de potência! Boa noite.
Na rede Ipiranga, ela é batizada de Octapro, numa alusão à maior octanagem (96 IAD). A Shell batiza a sua gasolina premium de V-Power Racing, e informa que ela tem 91 IAD.
Unica coisa que esqueceram de comentar é que Ipimax PRO é bem INFERIOR a OctaPro que ela veio substituir. A OctaPro possuia 103 octanas RON. A Ipimax PRO possui 97 octanas RON.
A maior octanagem da Gasolina Petrobras Podium garante o máximo aproveitamento da potência projetada do motor, protegendo a câmara de combustão da detonação indesejada. Isso proporciona retomadas de velocidade mais rápidas e, consequentemente, ultrapassagens mais seguras.
Na gasolina comum e na aditivada temos 95 octanas RON, enquanto na V-Power Racing (Shell) tem no mínimo 98 octanas RON, na Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON e na Octapro (Ipiranga) tem em média 103 octanas RON.
A gasolina aditivada é vantajosa para o carro porque possui componentes que melhoram a performance do motor. Os aditivos ajudam a remover resíduos originados pela combustão, melhoram a lubrificação dos componentes e também conservam os bicos da injeção eletrônica.
A gasolina Petrobras Podium tem 95 octanas IAD (Índice Antidetonante) e teor de enxofre de no máximo, 30 ppm. Já a gasolina Petrobras GRID tem 87 octanas, teor de enxofre de no máximo 50 ppm, e recebe corante verde. Ambas possuem aditivos detergentes/dispersantes e modificador de atrito.
3- Gasolina Premium: possui os mesmos aditivos detergentes e dispersantes da gasolina aditivada, mas seu índice de octanagem é maior, sendo igual a 91. Além disso, seu teor de enxofre é menor, sendo menos poluente.
A Ipimax Pro Gasolina Premium Aditivada é um combustível premium, de octanagem superior a Ipimax Gasolina Aditivada, e voltado para veículos com maior potência, como carros de luxo e esportivos.
A octanagem do etanol comum é de 110, enquanto a da gasolina é de 87. Uma outra vantagem do etanol é em relação à potência do motor. O álcool possui uma massa específica maior em comparação à gasolina. Isso faz com que ele fique mais comprimido dentro do motor, o que ocasiona em um aumento de potência.
A gasolina Octapro é ideal para motores de veículos esportivos e lanchas, reduz o consumo de combustível, garante a máxima a limpeza e potência do motor.
Criada por volta dos anos 2000, a gasolina Podium é considerada como a melhor gasolina, não só do Brasil, mas do mundo. Suas unidades de IAD (Índice Anti-Detonante) chegam a surpreendentes 97, ficando a frente de todas as outras gasolinas comercializadas no território brasileiro e em outros países.
O que acontece se colocar gasolina de alta octanagem?
Se um motor, especialmente projetado para usar uma gasolina de maior octanagem, for abastecido com uma de menor octanagem, ele se adaptará para funcionar com ela sem problemas. No entanto, nesse caso, a potência declarada do motor pode diminuir.
Enquanto as gasolinas comum e comum aditivada têm 95 octanas RON, as premium têm 98 octanas RON (Shell V-Power Racing) e 102 octanas RON (Petrobrás Podium e Ipiranga Octapro).
A Shell V-Power Racing vem em seguida com 91 octanas, limite mínimo para ser considerada gasolina premium. As gasolinas aditivadas, que incluem aditivos desenvolvidos por cada distribuidora para reduzir atrito entre peças móveis e para dissolver detritos sólidos, possuem as mesmas 87 octanas da gasolina comum.
A gasolina normal tem 92/93 octanas; a gasolina premium, Podium ou OctaPro tem 97 octanas e é recomendada para motores de maior potência, carros esportivos, importados, etc.
Então a dica é: gasolina premium, que no Brasil tem os nomes comerciais de Podium nos postos BR, Octapro no Ipiranga e R, de racing, na rede Shell, tem maior octanagem. Estes combustíveis se destinam especificamente a motores de alto desempenho e que têm elevada taxa de compressão.
A gasolina Octapro tem a mesma octanagem da rival Podium e com isso agora estabelece uma concorrência com o combustível já conhecido. Em nenhum outro país a gasolina alcança níveis tão altos de octanagem, que são superados apenas por variações da gasolina de aviação.
A gasolina premium é superior por dois motivos: um deles é o percentual menor de etanol, que é de 25%, enquanto a gasolina comum e a aditivada levam 27% de etanol anidro.