A octanagem do etanol comum é de 110, enquanto a da gasolina é de 87. Uma outra vantagem do etanol é em relação à potência do motor. O álcool possui uma massa específica maior em comparação à gasolina. Isso faz com que ele fique mais comprimido dentro do motor, o que ocasiona em um aumento de potência.
Quanto maior a octanagem, mais difícil a queima. Enquanto a da gasolina é próximo de 92 octanas, o etanol possui 110 octanas. “O principal parâmetro é a taxa de compressão do motor, é o quanto o motor consegue comprimir essa mistura para gerar a combustão. Quanto maior a compressão, mais potência você consegue.
Atualmente o mercado brasileiro tem cinco gasolinas de alta octanagem, as consideradas premium. Elas são a V-Power Racing, da Shell, a Petrobras Premium, e a ALE Premium, todas com octanagem IAD 91; a recém-chegada Ipiranga Octapro, com octanagem IAD 96 (95,95), e a Petrobras Pódium, com octanagem IAD 97.
— O etanol encontrado nos postos é uma mistura de álcool e água, com teor mínimo de álcool de 94,5% — responde Cintia de Almeida, coordenadora de Qualidade de Bases da FIT Combustíveis. De fato, o etanol tem octanagem (110 octanas) maior do que a gasolina, o que leva ao melhor aproveitamento do potencial do motor.
A gasolina Petrobras Podium tem 95 octanas IAD (Índice Antidetonante) e teor de enxofre de no máximo, 30 ppm. Já a gasolina Petrobras GRID tem 87 octanas, teor de enxofre de no máximo 50 ppm, e recebe corante verde.
Como o etanol pode aumentar a octanagem do combustível? I Mecânica Fácil
Quantas octanas tem a gasolina V-Power?
Enquanto as gasolinas comum e comum aditivada têm 95 octanas RON, as premium têm 98 octanas RON (Shell V-Power Racing) e 102 octanas RON (Petrobrás Podium e Ipiranga Octapro).
Na gasolina comum e na aditivada temos 95 octanas RON, enquanto na V-Power Racing (Shell) tem no mínimo 98 octanas RON, na Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON e na Octapro (Ipiranga) tem em média 103 octanas RON.
A gasolina aditivada é vantajosa para o carro porque possui componentes que melhoram a performance do motor. Os aditivos ajudam a remover resíduos originados pela combustão, melhoram a lubrificação dos componentes e também conservam os bicos da injeção eletrônica.
A octanagem do etanol comum é de 110, enquanto a da gasolina é de 87. Uma outra vantagem do etanol é em relação à potência do motor. O álcool possui uma massa específica maior em comparação à gasolina.
A avançada tecnologia aplicada à Gasolina Petrobras Podium conta com um pacote contendo aditivos detergente/dispersante e modificador de atrito, que evita o acúmulo de depósitos, assegurando a limpeza, a máxima proteção ao motor e a redução de custos de manutenção.
Gasolina super premium obtida exclusivamente a partir das mais nobres correntes de refino, garantindo elevada octanagem de fábrica, sem uso de substâncias químicas para aumentar a octanagem.
Ela pode ser encontrada facilmente nos postos de combustível e possui uma octanagem mínima de 87, além de não conter corantes (podendo ser incolor ou levemente alaranjada).
A gasolina de alta octanagem da Shell. Desenvolvida em parceria com a Scuderia Ferrari para que os motores de alto desempenho aproveitem ainda mais todo o seu potencial e com a exclusiva tecnologia Dynaflex que traz mais performance e rendimento¹ para o motor do seu carro.
O etanol comum é o álcool hidratado, mistura de álcool e água que precisa ter de 95,1% a 96% de graduação alcoólica. O etanol aditivado é o álcool hidratado com aditivos que proporcionam melhor rendimento e um desgaste menor do motor (porém a controvérsia sobre o etanol aditivado, veja mais abaixo).
O aditivo Octane Plus é uma combinação de substâncias de auto mistura concebida de acordo com a tecnologia mais moderna de aditivos e combustíveis. Este produto pode ser utilizado universalmente e aumenta a octanagem (RON) do combustível em 2-4 pontos dependendo do RON.
"Vale a pena usar o etanol aditivado, considerando a diferença pequena no preço. Porém, ele não faz milagre", analisa Everton Lopes, mentor de tecnologia e inovação em energia a combustão da SAE Brasil. O especialista destaca que a queima do etanol gera "muito menos" carbonização do que a gasolina.
Ouviu falar que etanol limpa o motor melhor que gasolina, mas ficou em dúvida? Acredite, é verdade, e neste artigo mostraremos como isso acontece e como este combustível pode contribuir para aumentar a vida útil de algumas peças do seu carro.
Gasolinas de alta octanagem, como é o caso da Petrobras Podium, favorecem não apenas a performance como também a conservação do motor. E podem, dependendo do veículo, reduzir o consumo. A octanagem da Petrobras Podium é 102 pelo método de pesquisa RON (Research Octane Number).
Como manda a lei, a premium também tem os 25% de etanol anidro. Ela é composta por aditivos usados na gasolina aditivada que ajudam na conservação e limpeza do motor. A principal diferença é em relação à octanagem. Enquanto a comum e a aditivada têm 87 octanas (ou IAD – índice anti detonante), a premium tem 91 octanas.
E o que “suja” os bicos injetores? Um dos principais fatores que sujam os bicos é falta de manutenção periódica e o uso do etanol. O etanol que você compra na bomba é chamado de hidratado, justamente pelo percentual de água.
No caso de carros mais antigos ou com uma elevada quilometragem, a recomendação é a opção aditivada . “Se você tem um carro mais antigo ou com muitos quilômetros rodados, a gasolina aditivada pode ser uma escolha sensata. Os aditivos ajudarão a manter o motor limpo e a evitar problemas de desempenho”, declara Luciana.
Qual o produto que coloca na gasolina para limpar os bicos?
ORBI LBG – LIMPA BICO, é um produto pronto para uso, foi especialmente desenvolvido para a limpeza e descarbonização do sistema de injeção de gasolina, etanol e flex via tanque.
Não há qualquer empecilho em misturar gasolina premium, aditivada ou comum, mas o motorista deve ficar atento a alguns detalhes, como ressaltou o diretor da AEA.
Você já deve ter visto combustíveis premium, como a gasolina Podium da distribuidora BR, nos postos quando foi abastecer o seu carro. Talvez até tenha ouvido falar que o motivo dela ser mais cara é por conta do maior nível de octanagem.
Criada por volta dos anos 2000, a gasolina Podium é considerada como a melhor gasolina, não só do Brasil, mas do mundo. Suas unidades de IAD (Índice Anti-Detonante) chegam a surpreendentes 97, ficando a frente de todas as outras gasolinas comercializadas no território brasileiro e em outros países.