O texto deve ter entre 25 e 40 páginas, contando da introdução até a última página de conclusão. Procure definir o tipo de trabalho que você quer apresentar e adeque o mesmo às normas estabelecidas.
Para se ter como base, geralmente as instituições exigem de 30 a 60 páginas de conteúdo que deverão abranger a introdução até a conclusão. O mais importante é manter uma média de página por capítulo. Será muito estranho e pode reduzir sua nota na coesão, quando um capítulo tem em média 2 folhas e outros com 4 folhas.
Numeração dos Capítulos Os capítulos devem ser numerados a partir da Introdução. As Considerações Finais, Referências, Apêndice e Anexo não são numerados.
Numeração de capítulos. Recomenda-se o sistema de numeração progressiva adotado pela ABNT (NBR 6024) para os capítulos e sub-capítulos. O excesso de subdivisões deve ser evitado; sugere-se não ultrapassar o máximo de cinco algarismos. Cada capítulo deve iniciar nova página.
Abaixo, respondemos as dúvidas constantes sobre o assunto: Quantas páginas/capítulos deve haver um livro/história? Sem limite para ambos. Porém, na maioria dos livros teens de nossa geração, um capítulo gira em torno de 11 a 16 páginas, e geralmente vai de 25 a 30 capítulos.
Os objetivos específicos irão resultar na criação dos capítulos, assim cada capítulo deve falar de um objetivo na ordem em que for apresentado. Ex: O capítulo 1 deverá abordar o conteúdo do objetivo 1, o capítulo 2 deve falar do segundo objetivo e o terceiro capítulo do terceiro objetivo.
O ideal é montar parágrafos com até 12 linhas. Procure dar uma lógica a cada parágrafo e, internamente, faça o mesmo com os períodos. Por exemplo, nos primeiros parágrafos do 1º capítulo do TCC, procure apresentar sobre o que se trata a pesquisa que será trabalhada.
Como todos os trabalhos científicos, a organização do texto do TCC deve obedecer a seqüência: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, dividindo-se os capítulos conforme a natureza do assunto.
Por exemplo, o capítulo Introdução é praticamente um resumo de todo o TCC, e apresenta uma estrutura bem definida, contendo a Justificativa e os Objetivos do Trabalho. Nos próximos parágrafos vou mostrar a você quais são os capítulos obrigatórios do TCC.
Quanto custa um trabalho de TCC pronto? Os preços partem de R$ 600, mas podem chegar a R$ 5 mil por trabalhos mais bem elaborados. Mesmo sem sair de casa, o aluno consegue um TCC a partir da internet.
O objetivo do TCC é apresentar um trabalho original, com base em pesquisa científica, e que demonstre a capacidade do estudante de aplicar conceitos e teorias aprendidos durante o curso. Já a Monografia é um trabalho mais específico, que se concentra em um único tema, aprofundando-se em sua pesquisa e análise.
Uma monografia tem uns 3 ou quatro capítulos e mais a conclusão. Geralmente o primeiro capítulo é onde fica a apresentação dos referenciais, dos conceitos e dos autores que fazem o embasamento da pesquisa. Assim, neste primeiro capítulo é onde fica o maior número de páginas.
O capítulo é uma divisão secundária, agrupando um conjunto de seções relacionadas que se enquadram dentro de um tema mais amplo. A seção é uma divisão que trata de um tópico específico dentro de um capítulo.
OBSERVAÇÃO: Uma pergunta recorrente é o número de páginas do TCC, observem os dados retirados do MANUAL: “Na monografia, o mínimo a ser aceito é um trabalho de 35 páginas efetivamente escritas que, contando com os elementos pré-textuais, resultaria em um mínimo de 45 páginas de pesquisa efetiva.”
Neste primeiro capítulo apresentam-se as principais motivações e objetivos do trabalho realizado e relata-se a seqüência em que foi desenvolvido. Ao final, indica-se a organização do texto desta tese.
O capítulo poderá ser organizado de duas maneiras: 1ª Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussões (esse também poder ser substituído por “relato de caso” ou “relato de experiência”), Conclusões e Referências; 2ª Introdução, Revisão de Literatura, Considerações Finais e Referências.
A estrutura do trabalho é composta por 03 partes: Pré-textuais; Textuais e Pós- textuais. Para cada etapa existem informações obrigatórias e opcionais.
Iniciar o livro com a voz interior do personagem, ou com um bom diálogo, ajuda a cativar o público preparando-o para a história e para o personagem principal. Especialmente se o colocarmos numa situação delicada que ajude o leitor a conhecer um pouco a personagem.
E isso deve ser evitado na escrita de pesquisas e também de trabalhos acadêmicos. Quando você utiliza a primeira pessoa, traz a pessoalidade. No entanto, a escrita de um artigo e TCC é escrita científica, que deve ser impessoal. Por isso, utilize a terceira pessoa do singular ou plural.
O esqueleto TCC pode ser facilmente dividido em 3 etapas: os elementos pré-textuais, os elementos textuais e os elementos pós-textuais. A parte mais extensa será a parte textual em si, pois nela se concentrará todo o conteúdo e pesquisas realizadas dentro do seu projeto.
Todas as imagens que você inserir no trabalho acadêmico precisam ter um título. Por isso, mesmo que você não saiba qual é o título da fotografia ou arte, por exemplo, precisa atribuir um título a ela. Se for uma montagem, você deve citar todas as fontes utilizadas.
Então, quantas palavras há em um capítulo? Se você examinar livros de diversas épocas e gêneros, você verá que a contagem média de palavras de um capítulo é de 1500 a 5000 palavras. A maioria das pessoas pode alegar que uma página contém de 3000 a 4000 palavras e elas não estão erradas.
Um capítulo termina quando você completa o seu objetivo, quando você concede algumas respostas que dão ao leitor uma sensação de satisfação. E quando esse objetivo é alcançado, o final legítimo de seu capítulo deverá dar pistas de futuras revelações ainda maiores.