Em teses o resumo deve ser apresentado com o máximo de 500 palavras e em dissertações e demais trabalhos acadêmicos, com o máximo de 250 palavras. Recomenda-se o máximo de 10 palavras ou expressões.
PALAVRAS-CHAVE: Inserir de 3 a 5 palavras-chave, apresentadas em ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula e com ponto final após o último termo.
Quantas palavras-chave devo usar? Não há uma resposta exata para isso. Você deve usá-las sempre que fizer sentido. Aumentar a densidade de palavras-chave em uma página apenas para repeti-las não é uma boa ideia porque pode comprometer a qualidade do seu conteúdo.
No que se refere à frequência do número de palavras-chave por artigo, a maioria dos artigos não apresenta mais que cinco (5) palavras-chave, sendo bem mais aumentada a frequência da atribuição dos descritores da MEDLINE.
4.1.7 As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras- chave, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.
Em teses o resumo deve ser apresentado com o máximo de 500 palavras e em dissertações e demais trabalhos acadêmicos, com o máximo de 250 palavras. Recomenda-se o máximo de 10 palavras ou expressões. Versão em outro idioma do resumo da tese ou dissertação. Deve ser iniciado pelo título da tese ou dissertação.
Deve conter de 150 a 500 palavras em um único parágrafo. Logo abaixo, devem constar as palavras-chave, separadas entre si, por ponto. Elemento obrigatório, de acordo com o Anexo III - Mestrado e Anexo IV - Doutorado. 0218.
Quantas vezes a palavra-chave deve aparecer no texto?
Repetição das palavras-chave na redação para SEO
Como dissemos acima, não é bom exagerar e, em textos mais longos, a densidade pode ser um pouco menor, por exemplo, caso seja um artigo mais longo, de 1000 palavras, se recomenda não repetir mais do que 20 vezes a palavra chave ao longo do texto.
As palavras-chave são utilizadas pelos usuários (como você pode ver a palavra no box de buscas do Google) e também é utilizada pelos sites que desejam ser acessados que possuem as “respostas” para aquela busca.
Costumam ser exigidas de 03 a 05 palavras-chave (ou descritores), as quais, devem estar intimamente relacionadas ao tema desenvolvido, sendo que esse total compreende tanto cada termo ou expressão mencionadas.
A NBR 6028 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2003) recomenda que as palavras-chave que representam o conteúdo da escrita (científica), sejam escritas após a expressão “Palavras-chave:” (sem as aspas) e que estas sejam separadas entre si por ponto (.), inclusive finalizada, também, por ponto (ponto após ...
As palavras-chave são termos escolhidos por um autor para resumir os temas principais de um determinado trabalho, identificando as ideias e os temas mais importantes, que servem de referência a pesquisas.
A norma NBR 10520 - Citações em documentos foi revisada e atualizada recentemente, em 19 de julho de 2023, pela ABNT e já está disponível na Target GEDWeb. As Bibliotecas UFU informam que o tutorial Citações PPT / Citações PDF já está atualizado conforme a 2ª edição da norma de Citações.
Para não comprometer a harmonia da apresentação dos elementos pré-textuais, padronizou- se o seguinte: Os elementos pré-textuais (da capa até o sumário) deverão ser impressos somente no anverso da folha (frente). Os elementos textuais e pós-textuais deverão ser impressos frente e verso.
Formatação. A ABNT recomenda de 3 a 5 palavras-chave para os trabalhos acadêmicos. As palavras-chave são grafadas com inicial minúscula (com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos), separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto.
Para gerar sugestões de palavras-chave precisas, a Keyword Tool adiciona e anexa o termo de pesquisa que você especifica com letras e números diferentes, coloca-os na caixa de pesquisa do Google e extrai sugestões de palavras-chave.
Trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos: 150 a 500 palavras. Artigos de periódicos: 100 a 250 palavras. Indicações breves: 50 a 100 palavras. *Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras.