Círio de Nazaré 2024 reúne mais de 2 milhões de fiéis em Belém (PA) A Procissão de Nossa Senhora de Nazaré, realizada neste domingo (13), mobilizou mais de 2 milhões de pessoas nas ruas de Belém (PA), confirmando sua posição como uma das maiores celebrações religiosas do Brasil.
Cerca de 2 milhões de pessoas acompanharam o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, considerada a maior procissão católica do Brasil e que ocorreu neste domingo (13), em Belém do Pará.
A 39ª edição da Corrida do Círio será neste domingo, dia 20 de outubro, e vai contar com percursos de 5 km e 10 km. A largada vai ser a partir das 6h, no Portal da Amazônia, em Belém.
É a maior procissão religiosa do mundo e acontece na manhã do segundo domingo de outubro. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré deixa a Catedral de Belém, mas teve como pontos de saída o Palácio do Governo e a Igreja de Santo Alexandre, e segue em procissão até a Praça Santuário.
Romaria das Crianças - Círio 2024 - Presidida por Dom Alberto Taveira - Praça Basílica Santuário
Qual é a religião mais seguida do Brasil?
A população brasileira é majoritariamente cristã (87%), sendo sua maior parte católico-romana (64,4%). Herança da colonização portuguesa, o catolicismo foi a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico.
A procissão percorrerá a avenida Pedro Miranda, travessa Lomas Valentina, avenida Duque de Caxias, travessa Antônio Barreto, avenida Alcindo Cacela, rua João Balbi, avenida Generalíssimo Deodoro e a avenida Nazaré.
Entre as festas religiosas que acontecem por todo o Brasil, essa é certamente a mais popular e a mais famosa. Celebrada há mais de 200 anos em Belém, no Pará, o Círio de Nazaré é uma festa cheia de simbolismos e atrai mais de dois milhões de fiéis a cada nova edição.
A cidade de Bom Jesus da Lapa concentra nessa época do ano a terceira maior romaria do Brasil, conhecida como a Romaria do Bom Jesus, atraindo milhares de fieis. Celebrações incluem romaria até a ermida de São José de Ribamar, santo da devoção do maranhense.
O Círio de Nazaré não é apenas a maior festa religiosa do Brasil, e sim uma das maiores do mundo inteiro, com celebrações que arrastam até 2 milhões de fiéis em um impressionante cortejo para celebrar Nossa Senhora de Nazaré.
O Círio de Nazaré 2024 está agendado para o segundo domingo de outubro (13). Este ano, a festa religiosa terá como tema “Perseverar na oração, com Maria, mãe de Jesus.” Durante o mês de setembro, a imagem peregrina visitará órgãos públicos estaduais e municipais, como é tradicional todos os anos.
A segunda romaria do Círio de Nazaré 2024 foi concluída às 18h. A segunda romaria das 14 programadas para o Círio de Nazaré 2024 teve início às 8h, com saída da Basílica Santuário, e teve um percurso total de 52.92 quilômetros, finalizando na Igreja Matriz, localizada em Ananindeua, por volta das 18h.
O Círio de Nazaré começou a partir do achado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré em 1700 por Plácido José de Souza. O primeiro Círio de Nazaré data de 1793.
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.
Uma pesquisa de 2004 pela BBC em 10 países revela a proporção da população "que não acredita em Deus", varia entre 0% (Nigéria) e 39% (Reino Unido), com uma média aproximada de 17% dos países pesquisados.
A China lidera de longe a lista de países menos religiosos do mundo, com 61% dos entrevistados autoavaliados como ateus. A lista de países com maiores proporções de ateus continua com Hong Kong (34%); Japão (31%), República Tcheca (30%), e Espanha (20%).
No Brasil, o estado da Bahia é o quarto com maior número de pessoas sem religião; o primeiro é o Rio de Janeiro. A cidade com o maior número de ateus é Chuí, com 59,85% dos habitantes, de acordo com o censo de 2010 do IBGE.