Eram: Simão (a quem deu o nome de Pedro); Tiago, o filho de Zebedeu, e João, seu irmão (aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”); e ainda André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.
A perícope Mc 3,13-19 é significativa para a compreensão da comunidade marcana, pois nela encontra-se um qualificativo que não está nos demais Evangelhos: o autor do texto canônico afirma que Jesus chamou Tiago e João de filhos do trovão, uma tradução do aramaico Boanerges (Mc 3,17).
Quem foi a única pessoa que Jesus chamou de filha?
Há algumas coincidências interessantes nessa passagem: a filha de Jairo tinha 12 anos quando estava à morte; a mulher com fluxo sofria havia 12 anos com uma hemorragia sem fim. Jairo buscava socorro para a filha; a mulher do fluxo de sangue é a única personagem feminina nos evangelhos que Jesus chamou de filha.
Cristãos. No Evangelho de João, o autor escreve que "Mas, a todos quantos o receberam [Jesus], aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus" (João 1:12). A expressão "filhos de Deus" é utilizada dez vezes no Novo Testamento.
Por que Jesus é chamado de "Filho de Davi"? #estudobíblico | #285
Quantas vezes Jesus foi chamado filho do homem?
A expressão "o Filho do homem" aparece 81 vezes no grego koiné dos quatro Evangelhos: 30 vezes em Mateus, 14 vezes em Marcos, 25 vezes em Lucas e 12 vezes em João.
1 E o Senhor visitou Sara, como tinha dito; e fez o Senhor a Sara como tinha falado. 2 E concebeu Sara, e deu um filho a Abraão na sua velhice, ao tempo determinado que Deus lhe tinha dito. 3 E chamou Abraão o nome de seu filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, Isaque.
Eram: Simão (a quem deu o nome de Pedro); Tiago, o filho de Zebedeu, e João, seu irmão (aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”); e ainda André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.
1João 3:1-2 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT)
Vejam como é grande o amor do Pai por nós, pois ele nos chama de filhos, o que de fato somos! Mas quem pertence a este mundo não reconhece que somos filhos de Deus, porque não o conhece.
Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Com efeito, não recebestes um espírito de escravos, para recair no temor, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, pelo qual clamamos: Abba! Pai!
Aliás, esta é a única bem-aventurança que menciona que “serão chamados filhos de Deus”, justamente pelo fato de que Deus deu o seu filho para reconciliar o mundo consigo mesmo. (2 Co 5.18). Paulo disse que, quando somos justificados pela fé, temos paz com Deus (Rm 5:1).
Esse termo indica a íntima ligação de Jesus com o gênero humano, sendo Ele mesmo perfeito homem e homem perfeito. Jesus é o único a quem foi dado o domínio, a glória e o reino. Quando Jesus usou esse termo em referência a si mesmo, ele estava atribuindo a profecia de “Filho do Homem” a si.
Quando Jesus Cristo esteve na Terra, ele chamou doze homens para ajudá-lo a ensinar Seu Evangelho. Esses homens vinham de origens diferentes, alguns eram pescadores, outro era coletor de impostos. Mas, todos tinham algo em comum: eram apóstolos, e o trabalho deles era servir aos outros e testemunhar sobre Jesus.
É então que Jesus a chama pelo nome “Maria!”, e ela lhe dá, em retorno, o título de “Rabbuni”, diminutivo de rabbi, que quer dizer 'mestre', com um matiz de ternura.
Ser uma filha de Deus significa que foram geradas por Deus e que são literalmente descendentes de um Pai Divino, tendo herdado atributos e potencial eternos. Ser uma filha de Deus também significa que nasceram de novo, passando de um “estado carnal e decaído para um estado de retidão”.
Quantos filhos Maria teve depois de Jesus e o nome deles?
Ora, os irmãos do Senhor, Tiago, José, Simão e Judas, eram filhos de Maria, irmã da Mãe do Senhor, isto é, de Maria esposa de Cléofas (cf. Mt 27, 56; Mc 15, 40.47; 16, 1; Jo 19, 25).
Porque nem todos podem ser chamados filhos de Deus?
No entanto, nem todos os seres humanos são filhos de Deus, pois somente o sacramento do Batismo nos concede a filiação divina, visto que ele nos une ao Filho Unigênito de Deus, Jesus Cristo. Com isso, já é possível perceber a importância e a urgência do sacramento do Batismo.
No Antigo Testamento você encontra oito vezes Deus sendo chamado de "Pai", e mesmo assim apenas no sentido de Criador ou chefe do povo de Israel. No Novo Testamento o termo aparece 272 vezes com um sentido de intimidade que os judeus consideravam desrespeitosa e até blasfema.
Então disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.
“Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer (João 15:15)”.