Balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (26) informa que o número de mortes provocadas pelas chuvas no estado chegou a 169. O relatório informa que o estado ainda tem 56 pessoas desaparecidas, além de 806 feridos.
ouvir: Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas cheias no Rio Grande do Sul. Até o momento, 76,5 mil pessoas foram resgatadas, segundo boletim da Defesa Civil divulgado às 18h. O estado contabiliza ainda 538.126 desalojados e 76.580 pessoas em abrigos.
Quantas pessoas morreram no Rio Grande do Sul na enchente?
Subiu o número de mortos no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil confirmou mais três mortes no estado. Agora, são 166 vítimas da enchente, 61 pessoas estão desaparecidas e mais de 637 mil seguem fora de casa.
Mortes no RS: Sobe número de mortos no Rio Grande do Sul após fortes chuvas e enchentes
O que aconteceu no Rio Grande do Sul 2024?
As enchentes no Rio Grande do Sul em 2024 referem-se às inundações que ocorrem no estado brasileiro do Rio Grande do Sul entre o final de abril e início de maio de 2024. O governo gaúcho classificou a situação como "a maior catástrofe climática" da história do estado.
Depois de um dia de estabilidade, o número de mortos pelas enchentes no Rio Grande do Sul (RS) subiu de novo e chegou a 161. O balanço da Defesa Civil divulgado na manhã desta terça-feira (21) contabiliza também 85 pessoas desaparecidas.
Parte da tragédia que atingiu 446 municípios gaúchos foi causada pela ação do homem, que construiu em locais onde não deveria construir, em áreas de alagamento, e não fez as manutenções corretas nos diques de contenção e nas barreiras anti-alagamento.
Além de Eldorado do Sul, os municípios mais afetados, segundo o sistema, foram Muçum, com 66,3% dos seus domicílios atingidos, Canoas, com 44,0%, e São Leopoldo, com 40,7%. E, até o momento, o mapa identificou 262 cidades atingidas, o que representa 53% do Estado.
O boletim contabiliza 74.153 pessoas resgatadas e 10.348 animais resgatados. O efetivo que atua neste momento no estado é de 27.589 pessoas, que contam com 4.398 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações.
Quantas pessoas morreu no Rio Grande do Sul na enchente?
Subiu para 161 o número de mortes causadas pela tragédia no Rio Grande do Sul. Mais de 2,3 milhões de pessoas foram atingidas pelas enchentes. Cerca de 654 mil tiveram de deixar suas casas. Dessas, 72 mil estão vivendo em abrigos e 85 continuam desaparecidas.
Quantos corpos foram encontrados na limpeza do rio Tietê?
Funcionários que trabalham na limpeza do Tietê encontraram 13 corpos no fundo do rio apenas em 2023. Segundo informações repassadas ao Portal G1, alguns dos corpos estavam amarrados com cordas e até em estado de decomposição avançado.
A maior tragédia ocorrida no Brasil foi o incêndio do Gran Circo Americano, em Niterói, Região Metropolitana do RJ, que deixou 503 mortos e mais de 300 feridos. Três mil pessoas estavam na plateia quando o fogo começou, 20 minutos antes do fim do espetáculo. Foi em 17/12/1961.
O Rio Grande do Sul contabiliza 169 mortes provocadas pelas fortes chuvas e as enchentes que atingem o Estado desde o fim de abril. Um novo balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul na tarde desta 2ª feira (27. mai. 2024) registra ainda 53 desaparecidos e mais 806 pessoas feridas.
A irresponsabilidade com a população das autoridades locais, o governador Eduardo Leite (PSDB) e o prefeito Sebastião Melo (PMDB), é evidente pelas suas próprias declarações e pelos estudos de órgãos que administram, que anunciavam a tragédia que destruiu casas, pertences e parte da história de milhares de pessoas.
Enchentes no Rio Grande do Sul: como foi a inundação de 1983? Em julho de 1983, as fortes chuvas deixaram mais de 200 mil pessoas desabrigadas, atingindo os três estados do Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Quantas pessoas morreram na enchente de 1941 no RS?
Em relação ao número de óbitos diretamente relacionados à enchente de 1941, a quantidade de mortes não foi consolidada. Apesar disso, existem algumas estimativas, como a relizada pelo jornalista Rafael Guimaraens no livro A enchente de 41, que apontam para 9 óbitos.