A placa de prototipagem eletrônica Arduino Uno possui 14 pi- nos ou portas digitais que podem ser programadas para leitura ou gravação de um sinal digital, isto significa que podem ser usadas, conforme configuração, para atuarem como entrada (Input) ou saída (Output) digitais.
Ele tem 20 entradas e saídas digitais (das quais 7 podem ser utilizadas como saídas PWM e 12 como saídas analógicas) um cristal oscilador de 16MHz, uma conexão micro USB, uma conexão ICSP e um botão de reset.
O Arduino Mega é uma placa baseada em torno do microcontrolador ATmega2560. Ele possui 54 pinos digitais de entrada e saída (dos quais 15 podem ser usados como saídas PWM), 16 entradas analógicas e 4 UARTs (portas seriais de hardware).
Nessas portas de entrada e saída é possível conectar botões, sensores, LEDs ou quaisquer outros dispositivos elétricos, tornando inúmeras as possibilidades de uso para essa plataforma. Portas Tx e Rx - são portas de comunicação entre o Arduino e outros dispositivos.
RX é o termo usado para representar o pino receptor de uma comunicação serial e TX representa o transmissor. Ao contrário dos pinos de GND ou VCC que são conectados com seus semelhantes, como GND --> GND, o RX/TX tem uma ligação diferente.
alimentar o arduino mega com 12V pelo Vin, vai sim permitir que você tenha +5V no pino de +5V , voce terá voltagem e não corrente. Mas tome muito cuidado, pois se inverter o +12V com o Gnd, vai queimar seu arduino, pois somente a entrada P2 tem o diodo de proteção contra inversão.
Arduino Nano. O modelo Nano é ideal para projetos compactos. ...
Arduino Micro. O modelo Micro é parecido com o modelo Leonardo pois ambos têm a comunicação USB direta com o microcontrolador, portanto não é necessário um processador secundário. ...
O Arduíno Nano é uma placa que utiliza o microcontrolador ATmega328, conta com 14 entradas e saídas digitais e 8 entradas analógicas. Das 14 portas digitais, 6 podem ser usadas como PWM. Possui porta USB mini para upload da programação, comunicação e também alimentação da placa.
Selecione Sistema e Segurança > Sistema > Gerenciador de Dispositivos. Procure na seção "Portas (COM e LPT)". Você deverá encontrar um porta aberta chamada "Arduino UNO (COMxx)".
O Arduino Leonardo também possui conexão para alimentação externa e clock de 16Mhz. Além disso, tem conector micro-usb para ligação ao computador e chip de conexão USB integrado ao microcontrolador.
Nos circuitos do arduino, geralmente, o terminal positivo é a porta onde está escrito "5V" e o terminal negativo é a porta escrita "GND", que representa o ground. Esses 2 terminais são responsáveis por oferecer a tensão do circuito (ou diferença de potencial elétrico, como preferir chamar).
Nesse caso, o MCU é o Microcontrolador Atmega328p. Ele é o mesmo de um Arduino Uno, com a mesma quantidade e tipos de pinos. Esse MCU pode ser encontrado na versão PU ou na AU.
Conforme exibido na figura, a placa Arduino UNO possui 14 pinos que podem ser usados como entrada ou saída digitais. Esses pinos operam em 5 V, onde cada um pode fornecer ou receber uma corrente máxima de 40 mA.
A placa de prototipagem eletrônica Arduino Uno possui 14 pi- nos ou portas digitais que podem ser programadas para leitura ou gravação de um sinal digital, isto significa que podem ser usadas, conforme configuração, para atuarem como entrada (Input) ou saída (Output) digitais.
O Arduino Mega é um modelo que veio para atender aos usuários com projetos que exigem mais memória e/ou maior número de pinos que o Arduino Uno e outros conseguem oferecer.
Pode entrar de 5 até 12V. Mas na pratica se recomenda um minimo de 7V para evitar queda abaixo de 5V e um máximo de 9V para não aquecer muito o regulador Se você usar uma fonte de já de 5V pode alimentar o Nano e os sensores pelo pino 5V "by passando" o regulador e não se preocupar com a corrente.
Você pode conectar diferentes tipos de Arduinos como um Uno com um Mega ou com um Nano, etc. Basta que conecte o pino TX de cada um com o pino RX do outro. Feito isso, iremos conectar em um dos Arduinos, quatro botões, e em outro, um display OLED 0.96' 128×64.
O Módulo de RF é um circuito de radiofrequência que pode operar em diferentes tecnologias e que consiste em uma placa independente da placa principal (placa mãe) do produto final, que pode ser conectado através de solda ou slot.
O módulo opera na faixa de 433MHz e o sinal alcança aproximadamente 100m (ligado em 5V) em campo aberto (sem obstáculos) e 40m em local com obstáculos. É amplamente utilizado em sistema de alarmes, controle remoto, projetos de robótica e em projetos que envolva a troca de dados sem fio.