Ao todo, é possível usar 65536 portas TCP e UDP, começando em 1. Tanto no protocolo TCP como no UDP, é comum o uso das portas de 1 a 1024, já que a aplicação destas é padronizada pela IANA (Internet Assigned Numbers Authority).
A porta 21 é usada para conexão de controlo e a porta 20 é usada na conexão de dados. A figura 1 ilustra o modelo FTP básico. O cliente possui três componentes: interface do usuário, processo de controlo e processo de transferência de dados.
Qual é a função da porta TCP para os relógios ponto? É uma porta de comunicação nativa do equipamento. Com ela, o relógio ponto pode ser ligado via cabo de rede à sua rede local. Desta forma, qualquer outro computador da rede pode ter acesso ao relógio ponto para envio e recebimento dos dados.
Entenda o que são as portas TCP e UDP em 3 minutos
Quantas portas tem o TCP?
Cada porta... Ao contrário do FTP, o SSH fornece um meio de comunicação seguro, além de não precisar de portas adicionais: tudo é feito através da porta 22, que é a única que precisa ficar aberta no firewall do servidor.
Na versão IBM Planning Analytics Workspace Local versão 2.0.44 ou posterior, se a porta 8888 não for gratuita, você pode configurar Planning Analytics Workspace Local para acessar o Planning Analytics Workspace administration tool remotamente no Windows Server.
Normalmente, qualquer usuário pode abrir qualquer porta acima de 1024. Por exemplo, um usuário poderia colocar um servidor na porta 8080, que é usada com bastante frequência para executar proxies da web, ou na 1080, onde geralmente se encontra um servidor SOCKS.
Porta 22 (TCP) - abriga o protocolo Secure Shell (SSH) para a segurança de logins, FTP e encaminhamento de porta. Porta 53 (UDP) - abriga o Domain Name System (DNS), que transforma nomes de domínios em endereços IP.
É normal ter dúvidas sobre as portas utilizadas em um projeto. No seu caso, a porta 8000 está sendo utilizada no backend e a porta 3000 no frontend. Essas portas são apenas números que identificam diferentes serviços em um mesmo computador.
Uma das conexões feitas pelo FTP é na porta 21. Essa conexão tem a função de controle. A outra conexão TCP é feita na porta 20. Esta segunda conexão é usada para o transporte de dados.
Porta TCP 135 (RPC - Remote Procedure Call): Riscos: a porta TCP 135 é usada pelo RPC, um mecanismo que permite a comunicação entre processos em sistemas Windows. Abrir essa porta pode expor seu sistema a ataques de negação de serviço (DoS) e exploração de vulnerabilidades conhecidas no RPC.
A porta 3000 é uma das portas mais comuns utilizadas para aplicativos Node. js. No entanto, às vezes pode acontecer de a porta 3000 já estar em uso por outro processo ou aplicativo, o que pode causar problemas ao tentar iniciar o seu aplicativo Node.
O protocolo SIP utiliza a porta UDP 5060, que serve para receber sinalização. Através desta porta, o telefone IP se registra com a central SIP, inicia e recebe chamadas vindas de outros telefones.
VPNs usam a porta 443? Sim, algumas VPNs podem usar a porta 443. Em especial, as que empregam os protocolos OpenVPN ou SSTP para estabelecer uma conexão VPN. A porta 443 é mais comumente conhecida pelo seu uso com tráfego HTTPS e raramente é bloqueada ou restringida por firewalls ou outras medidas de segurança.
Porta 443: HTTP Seguro (HTTPS). HTTPS é a versão segura e criptografada do HTTP. Todo o tráfego web HTTPS é encaminhado para a porta 443. Serviços de rede que usam HTTPS para criptografia, como o DNS sobre HTTPS, também se conectam a essa porta.
A principal diferença entre TCP (protocolo de controle de transmissão) e UDP (protocolo de datagramas do usuário) é que TCP é um protocolo baseado em conexão e UDP é sem conexão. Enquanto o TCP é mais confiável, ele transfere dados mais lentamente. O UDP é menos confiável, mas funciona mais rapidamente.
Portas registradas. Vão de 1024 a 49151. Essas portas podem ser registradas para serviços ou aplicações pela IANA. Exemplos: protocolo de chat usado pelos jogos da Blizzard (1119) e a porta usada pelo jogo Civilization IV (2033).