O surfactante é produzido por células dos alvéolos pulmonares e reduz a tensão superficial. Ele é produzido à medida que os pulmões do feto amadurecem, freqüentemente em torno da 34a semana e quase sempre em torno da 37a semana de gestação.
Quanto tempo leva para o pulmão amadurece do bebê?
Existe uma substância que é crucial para manter a integridade dos alvéolos: o surfactante. Composto por lipídios e proteínas, o surfactante começa a ser produzido por células alveolares do feto a partir da 26ª semana de gestação, mas amadurece e pode atuar por volta da 29ª-32ª semana de idade gestacional.
Se considerarmos que o bebê está completamente formado e com o pulmão maduro (último órgão a amadurecer), conforme a literatura, são necessárias 37 semanas.
Na 34ª semana de gestação, os pulmões do bebê já estão completamente formados, mas ainda estão na fase de amadurecimento, produzindo o surfactante pulmonar, que é uma substância importante para facilitar a troca dos gases respiratórios nos pulmões do bebê após o nascimento.
Costuma-se ensinar que o pulmão humano inicia a septação entre 32-36 semanas de gestação, formando alvéolos, e que esse processo continua até que a criança tenha vários anos.
Corticoides ajudam mesmo no amadurecimento dos pulmões de bebês?
Quantos meses deixa de ser prematuro?
O prematuro é a criança que nasceu pré-termo, ou seja, antes de completar 37 semanas de gestação, podendo ser classificado de acordo com a idade gestacional ao nascer, sendo o prematuro limítrofe aquele nascido entre 36 e 37 semanas; moderado nascido entre 31 e 36 semanas e prematuro extremo aquele nascido entre 24 e ...
Normalmente, o diagnóstico é realizado por meio do exame de raio-x do tórax, que permite identificar a presença de secreções no pulmão. A verificação da frequência respiratória do bebê é uma outra forma muito comum de diagnosticar a doença. O aumento dessa frequência possibilita a confirmação do quadro.
Caso exista o risco eminente de um parto prematuro, o seu médico poderá prescrever injeções de corticoide. Dessa forma irá amadurecer o pulmão do bebê mais rapidamente.
“A principal orientação que deixamos com os pais é a lavagem das vias aéreas com soro fisiológico, inalação e a continuidade do tratamento indicado pelo pediatra responsável pela criança. Esses cuidados são responsáveis pelo sucesso e pela melhora do quadro clínico da criança”, afirma a fisioterapeuta.
Quando tomar a vacina para amadurecer o pulmão do bebê?
A partir da 35ª semana, no caso de haver risco de parto prematuro, não se administra mais medicação para amadurecer os pulmões (os corticoides), uma vez que se presume que o pulmão fetal está maduro o suficiente para ser capaz de respirar por conta própria se nascer.
Quantas injeções para amadurecer o pulmão do bebê?
Os corticosteroides são medicamentos anti-inflamatórios que ajudam os pulmões do bebê a amadurecer enquanto ele ainda está dentro do útero. Normalmente, os corticosteroides (duas injeções) são dados a gestantes em risco de entrar em trabalho de parto prematuro.
“Sabemos que, em gestações de baixo risco, podemos aguardar até a 41ª semana de gravidez. A partir daí, o melhor é internar a gestante para monitoramento e indução, caso ela deseje ter parto normal”, explica o Dr.
Quando a gravidez ultrapassa as 41 semanas e 3 dias, aumenta progressivamente o risco de complicações para o bebé, razão pela qual na maioria dos países se propõe a indução do parto (provocar o parto) que não se desencadeou espontaneamente nesta altura.
A maturidade do sistema respiratório fetal ocorre por volta da 35ª semana gestacional, quando as adaptações anatômicas e funcionais permitem ao recém-nascido prematuro sobreviver no ambiente extrauterino3,4. A média da idade gestacional dos recém-nascidos com SDR foi de 30,3 semanas (dados não mostrados).
Quase todos os órgãos estão totalmente formados após dez semanas da fecundação (o que equivale a 12 semanas de gravidez). As exceções são o cérebro e a medula espinhal, que continuam a se formar e a se desenvolver durante a gravidez.
Bebês nascidos com 23 a 24 semanas podem sobreviver, mas a maioria tem algum problema neurológico. A maioria dos bebês nascidos após 27 semanas de gestação sobrevive sem problemas neurológicos.
O surfactante é produzido por células dos alvéolos pulmonares e reduz a tensão superficial. Ele é produzido à medida que os pulmões do feto amadurecem, freqüentemente em torno da 34a semana e quase sempre em torno da 37a semana de gestação.
A vitamina E também atua como antioxidante, protegendo as células pulmonares contra os danos dos radicais livres. Ela também auxilia na modulação da resposta inflamatória dos pulmões.
A inalação com soro fisiológico, segundo Fernandes, pode ajudar na hidratação da mucosa respiratória e não traz nenhum risco. Mas o efeito é o mesmo de pingar algumas gotinhas de soro fisiológico nas narinas.
Por isto a recomendação internacional é que a indução do parto seja oferecida a toda gestante a partir de 41 semanas de gestação. Após 41 semanas o bebê tem maior risco de apresentar complicações ao nascimento e o parto tem maior chance de complicar e acabar se tornando uma cesariana.
Qual remédio é usado para amadurecer o pulmão do bebê?
A administração de corticóides para amadurecimento pulmonar fetal se constitui na principal estratégia para a redução da morbidade e mortalidade perinatal associadas à prematuridade.
Você pode realizar lavagem nasal com soro fisiológico várias vezes ao dia, além de fazer aspiração nasal com o auxílio de algum objeto próprio para essa função. Os dois métodos deixam a secreção mais fluida e a criança consegue expectorar o catarro facilmente.
A principal forma de contaminação é por meio de secreções respiratórias e por contato, ou seja, crianças que passam o dia em locais fechados com outras pessoas, como creches, estão mais propensas à infecção.
Respirar rapidamente ou ter dificuldade para respirar (em bebês, o primeiro sinal pode ser uma pausa entre as respirações que dura mais de 15 a 20 segundos) Sibilância (som de chiado) durante a respiração, que normalmente dura uma semana. Tosse grave (muito ruim) que pode durar mais de duas semanas.