Intensificação da produção Sistemas de pastejo contínuo adubado rotacionado, irrigado, alternado, podem aumentar a capacidade de suporte para algo entre 15 e 20 cabeças de gado por hectare, ou mais.
Ou seja, para esse tipo de sistema lotes de 100 animais é o adequado, ou seja, com esse número é possível ter um bom manejo e distribuir a quantidade de ração de forma eficaz. Na terminação intensiva a pasto, a TIP, é possível colocar de 8 a 10 animais por hectare, pois a dependência do pasto é bem menor.
Em geral, os índices de lotação no país variam entre 0,5 e 2 unidades animais por hectare (UA/ha), sendo que 1 UA equivale a um bovino adulto de 450 kg de peso vivo (PV). A unidade animal (UA) é utilizada para padronizar os diferentes tipos de categoria animal em pasto.
Então, temos as mesmas 50 vacas podemos ter a necessidade de 15 ou 21 hectares. Considerando tudo isso, a mensagem final que gostaria de deixar é a importância do planejamento forrageiro.
Como calcular quantas vacas posso colocar por hectare.
Como calcular a quantidade de gado por hectare?
Para saber quantas UAs você possui é só somar o peso médio dos animais que irão ocupar a área e dividir por 450 kg. Por exemplo: Se tivermos uma área de 60 hectares, com 400 cabeças de animais desmamados pesando 210 kg, cada, a taxa de lotação será de 3,1 UAs por hectare.
O tamanho do piquete é calculado dividindo-se a área total pelo número de piquetes. No exemplo do capim-tanzânia, os 10 ha devem ser divididos por 33 piquetes. Assim, cada piquete deve ter 0,3 ha, ou 3.000 m2. Neste exemplo, cada vaca utilizará 60 m2 por dia.
Sistemas de pastejo contínuo adubado rotacionado, irrigado, alternado, podem aumentar a capacidade de suporte para algo entre 15 e 20 cabeças de gado por hectare, ou mais.
A taxa de lotação média na fase de cria, de 1,25 vaca/ha, a taxa de desmama (87% em relação às vacas presentes no rebanho após descarte) e o peso à desmama (PAJ 205), de 172 ± 20,47 kg, contribuíram para a maior produção por área deste experimento, conduzido em pastagem tropical.
De acordo com Vilela (1977) a capacidade de suporte de B. decumbens é de 2,5 cabeças por hectare no verão e 1 cabeça por hectare no inverno. Quando são usados solos adubados na formação da pastagem o rendimento de peso vivo pode alcançar 600 kg/ha/ano.
Quantos piquetes por hectare no pastejo rotacionado? Sendo assim, considerando um hectare a ser dividido e, portanto rotacionado, se efetuarmos uma breve conta com 27 dias de descanso e um dia de ocupação, teremos 28 piquetes. Considerando 10.000 m2 teremos piquetes de aproximadamente 350 m2.
No confinamento, o ideal é a metragem de 15 metros quadrados por animal. O cocho linear deve ter 35 centímetros por cabeça. E, no máximo, 120 animais por lote.
1. Confinamento a pasto pode aumentar lotação para até 10 animais por hectare. O “Giro do Boi Responde” atendeu dois produtores com dúvidas sobre estratégias nutricionais para a engorda de bois no período seco do ano. Leia mais!
Quantas vacas posso colocar em 1 hectare de tifton?
ha-1 em pastagens de coast-cross adubadas e irrigadas, com taxa de lotação de 5,1 vacas/ha e animais com potencial de produção de 6.000 a 7.000kg leite. lactação-1. Pastagens de Tifton 85 irrigadas possibilitam uma taxa de lotação média durante o período de avaliação de 4,6 UA.
Nesse sentido, Felipini comentou que o produtor pode adubar a área por etapas. “Então, se puder, faça um hectare. Adube bastante e, na hora que estiver produzindo muito bem, você faz outro hectare. Com um hectare você já alimenta metade dessas 20 vacas”, analisou.
Quantas sacas de trigo por alqueire? Considerando o alqueire, que é a unidade de medida agrária, como sendo 2,42 hectares, a média do número de sacas fica em torno de 187 a 223 sacas por alqueire de terra.
Assim, se considerarmos vacas com produção diária de 10 kg de leite, primeiramente em sistemas não irrigados, sabemos ser possível manejar cerca de 5 a 7 vacas em um hectare, durante o período chuvoso, obtendo-se mais de 12.600 kg de leite por hectare por ano.
As dimensões ideais devem levar em conta a área de descanso das vacas e a área de alimentação, segundo Marquez. Para a área de descanso, calcula-se de 10 a 12 metros quadrados por animal. “Se for um lote de 100 vacas, portanto, seria necessário uma área de mil metros quadrados para os animais”, diz o especialista.
Diariamente, uma vaca em lactação consome cerca de 15 kg de matéria seca, o que corresponde a 3% do peso vivo de uma vaca de 500 kg. Diariamente, uma vaca em lactação consome cerca de 15 kg de matéria seca, o que corresponde a 3% do peso vivo de uma vaca de 500 kg.
Considerando um rendimento médio de carcaça de 50% para animais criados a pasto, teríamos 225 kg de carcaça por hectare ao longo do ano. Dividindo esse valor por 15, que é o peso de uma arroba, chegamos a uma produção de 15 arrobas por hectare por ano.
De acordo com Pires, a lotação nos primeiros anos é de 5 a 7 UA/ha. À medida em que o produtor vai se adequado ao novo sistema e ao manejo de pasto, pode chegar a 12 UA/ha, como no exemplo em Alagoas. “Lembrando que uma unidade animal é um animal de 450 kg”, frisou.