e cê fez essa pergunta, quantas luas caberiam dentro da terra. se a gente abrisse a terra e colocasse luas dentro dela? Caberia um equivalente a vinte, quase vinte e uma luas, considerando que tem um espaço vazio entre elas.
Existem alguns vídeos publicados em diversos sites e redes sociais contendo animações que trazem a resposta para essa pergunta – que poderia até ser uma questão de prova. E todos são unânimes em dizer que caberiam cerca de 50 Luas dentro da Terra.
O movimento em que a Lua gira em torno da Terra é chamado de revolução. Dura aproximadamente 28 dias, assim como a rotação, e é ele que permite a existência das quarto fases, de 7 em 7 dias. Este período de 28 dias, em que a Lua gira ao redor da Terra e ao redor de si mesma se chama mês lunar.
A Lua do planeta Terra tem diâmetro de aproximadamente 3.476 quilômetros, sendo 80 vezes menor que o nosso planeta. Sua distância para a Terra pode variar de 356.800 quilômetros a 406.400 quilômetros.
Quantas terras cabem no espaço entre a Terra ea Lua?
Bem, como nosso satélite natural orbita o planeta em uma trajetória elíptica, sua distância em relação ao nosso planeta varia, mas em média, a distância da Terra à Lua é de aproximadamente 384.400 km — o suficiente para posicionar 30 Terras no caminho.
Conhecendo a Lua - Evolução, Fases e Histórias - Mini documentário Exclusivo
Quantas vezes a Terra cabe em Júpiter?
Caso o interior de Júpiter fosse oco, caberiam 1300 Terras dentro dele. É um planeta gasoso, como Saturno, Urano e Netuno. Júpiter possui a maior velocidade de rotação entre os planetas do Sistema Solar.
A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius. A Lua é na verdade um pouco torta porque a crosta lunar é um pouco mais grossa de um lado do que do outro.
Ela precisa de uma velocidade menor do que os 28500 km/h porque a força da gravidade diminui com a distância, é inversamente proporcional ao quadrado da distância, e lá na Lua a força de atração provocada pela Terra é bem menor do o seu valor aqui na sua superfície.
Mas, afinal, o que é o lado escuro da Lua? Bom, quero começar “deixando claro” que o lado escuro da Lua, na verdade, nem sempre está escuro. Ele nada mais é do que o lado da Lua que nós não conseguimos avistar aqui da Terra. Sim, é exatamente isso: nós só enxergamos um lado da Lua, o outro está oculto.
Na verdade, a nossa lua tem nome sim. O nome dela é Lua! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra. A deusa ligada ao astro também existia na mitologia grega.
Enquanto há mais de 200 luas em nosso sistema solar, apenas três orbitam planetas rochosos: a Lua ao redor da Terra, além de Phobos e Deimos ao redor de Marte. Todas as demais orbitam os gigantes gasosos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Júpiter é o quinto planeta do Sistema Solar a partir do Sol. Um dos gigantes gasosos, ele é formado por hélio, hidrogênio e outros elementos que aparecem em menor quantidade. Júpiter é um gigante gasoso e o maior planeta do Sistema Solar.
Se ela não o orbitasse, seria considerada um planeta. No nosso Sistema Solar, os planetas são divididos entre gasosos e rochosos. Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.
Os componentes presentes na crosta da Lua em maior quantidade são oxigênio, magnésio, cálcio, ferro e alumínio. Encontra-se também urânio, potássio, hidrogênio, tório e titânio em menores proporções.
Por não possuir um campo magnético que bloqueia partículas de alta energia, a Lua apresenta um brilho maior que o Sol quando medido em raios gama. A Lua é mais brilhante que o Sol, se você estiver medindo em raios gama.
2. A Lua está a 30 Terras de distância da Terra. A distância da Lua para a Terra difere porque nosso satélite não orbita em um círculo perfeito. Mas, em média, daria para encaixar 30 Terras entre a Terra real e a Lua.
A Lua não tem atmosfera. Isto faz com que a sua temperatura varie entre os -200ºC (noite lunar) e os 120ºC (dia lunar). A superfície da Lua está coberta por inúmeras crateras resultantes do impacto de meteoritos. Dada a ausência de processos erosivos na Lua (vento, àgua corrente,...)
A análise revelou a entrada do buraco, visível até mesmo da Terra, que funcionaria como uma claraboia natural para a cavidade subterrânea. Esta região foi formada há milhões de anos, quando lava fluiu pela superfície lunar e solidificou, criando túneis rochosos.
A atmosfera da Lua é tão rarefeita que pode praticamente ser considerada vácuo, sendo a sua massa total inferior a 10 toneladas. A pressão à superfície desta pequena massa é de cerca de 3 x 10−15 atm (0,3 nPa) e varia ao longo do dia lunar.
Embora Mercúrio seja o planeta mais próximo do Sol, é o planeta Vênus que possui o título de planeta mais quente do Sistema Solar. Esse planeta tem uma atmosfera única composta principalmente de dióxido de carbono, o que explica em partes o porquê dele estar no topo da classificação dos planetas mais quentes.
O Sistema Solar é formado por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Já Plutão, anteriormente classificado como planeta, foi rebaixado para planeta anão.