Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete. Siga esses cuidados na hora da limpeza: Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos.
Giuliana Fongaro: A região do coto umbilical é colonizada por bactérias, assim como a pele. Quando não fazemos a higiene adequada, podemos ter o risco de uma infecção nesse local chamada onfalite.
Os pais devem limpar o umbigo do recém-nascido depois do banho e após as trocas de fraldas. É preciso esperar até que o coto umbilical caia naturalmente, o que costuma ocorrer entre uma e duas semanas após o parto.
Qual a maneira correta de limpar o umbigo do recém-nascido?
– Realizar a limpeza, no mínimo 1x/dia, lavando-o com água e sabão neutro, secando suavemente. – Após a limpeza, umedecer cotonete com clorexidina 2,3 ou álcool 70%³ e aplicar em toda a circunferência da base do coto (entre o coto e a pele), repetindo até que o cotonete saia limpo, apenas 1x/dia.
COMO DEVO LIMPAR O UMBIGO DO RECÉM NASCIDO? | MACETES DE MÃE
Quantas vezes por dia limpar o umbigo do RN?
Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete. Siga esses cuidados na hora da limpeza: Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos.
Pode colocar a fralda em cima do umbigo depois que cai?
Faça uma dobra na fralda, embaixo do coto umbilical. Depois da queda do coto, a região ainda deve ser limpa com álcool e algodão por pelo menos dez dias, já que o tecido ainda está em fase de cicatrização.
É importante saber que mesmo depois de cair, o umbigo continua sendo uma área sensível que merece atenção em relação aos cuidados e higiene necessária. Após o banho, é recomendável realizar a limpeza do umbigo e secá-lo bem.
Quando você nasceu, ninguém se importou, ninguém cortou o cordão umbilical, ninguém se preocupou em lavar e esfregar seu corpo com sal, ninguém a vestiu. Foi assim que eu a encontrei. Ninguém teve pena, ninguém se interessou por você, para dar um pouco de carinho e compaixão.
Não se pode abafar o local, pois o coto umbilical precisa secar para cair. Não é preciso ter medo de limpar a região, porque o bebê não sente dor alguma. Durante o banho, o umbigo irá molhar e é fundamental manter a região seca e limpa, para que cicatrize bem. Por isso, depois de cada banho, seque bem.
Alguns sinais podem indicar que a limpeza do umbigo não está sendo feita de maneira adequada. Mau odor, coceira, vermelhidão, inchaço e irritação na área são alguns deles. A médica explica que esses sintomas podem indicar a presença de acúmulo de sujeira ou até mesmo uma infecção.
O Coto do umbigo costuma cair até o final da segunda semana de vida, podendo ser um pouco antes ou um pouco depois, sem que isto represente algum problema. A presença de secreção amarelada, com mau cheiro, purulenta no umbigo, ou de vermelhidão ao seu redor, sugere infecção.
Além do mau cheiro, um umbigo sujo pode desenvolver uma infecção — por causa da alta concentração de bactérias — chamada de onfalite. As secreções podem endurecer e causar um tipo de "pedra", embora não seja algo comum. Limpar corretamente o umbigo é fundamental para evitar problemas futuros.
Você deve estar se perguntando, agora, o que fazer para que o cordão umbilical seja armazenado após o nascimento do bebê. É possível evitar o descarte doando o cordão para um banco público da rede BrasilCord. No banco público, o sangue de cordão umbilical é coletado por um profissional no momento do parto.
A cor também muda: o coto umbilical fica amarelado, vai escurecendo até cair. Quanto tempo demora para cair o coto umbilical? O coto umbilical costuma cair entre 7 e 15 dias de vida do recém-nascido.
Para o Ministério da Saúde, por exemplo, guardar o cordão da criança para a própria criança num banco particular pode ser inútil. Em primeiro lugar porque se a criança tem uma doença no gene, em sua célula-tronco provavelmente ela também terá e em segundo é possível encontrar doadores compatíveis no resto do país.
E uma das formas de estreitar os vínculos com a nossa terra e criar raízes é enterrando o umbigo onde nasceu. Antigamente, a tradição era enterrar o umbigo do bebê em um lugar que determinasse o futuro da criança.
Além de ser o canal de conexão de um ser humano com o outro, o umbigo tem função relevante dentro da espiritualidade. Isso porque a região do plexo solar, onde se encontra o chakra umbilical, é responsável pela geração de ectoplasma.
Rajan recomenda limpar o umbigo pelo menos uma vez ao dia com água, sabão e um cotonete, suavemente. Em outro vídeo sobre umbigos, o Dr. Karan compartilhou que as bactérias encontradas no umbigo podem "ser usadas para fazer queijo".
É comum que algumas gotas de sangue saiam do umbigo. Isso acontece por conta do rompimento dos vasinhos que se separam conforme o coto vai se desprendendo. Neste caso, você não precisa se preocupar! O médico também deve ser consultado se o coto demorar mais de 15 dias para cair.
À medida que o coto umbilical for cicatrizando, é normal que o umbigo escureça até cair sozinho quando o bebê tiver entre 10 e 15 dias. Depois, se o coto não cair, a mãe deve procurar o pediatra, pois existem doenças, como o hipotireoidismo congênito, e um de seus sintomas é o atraso na queda do coto umbilical.
É importante ressaltar que não é preciso ter medo de limpar a região, porque o bebê não sente dor alguma. Caso o bebê apresente algum desconforto durante a limpeza ou haja secreção de cor amarela com mau cheiro ou vermelhidão ao redor da região umbilical, um profissional de saúde deve ser procurado.
O coto umbilical normalmente cai entre o 6º e o 15º dia de vida do bebê, sendo recomendado consultar um pediatra caso ainda não tenha caído após este período para uma avaliação e identificar a causa.
Mito. O coto umbilical, aquele pedacinho do cordão que fica preso ao umbigo do bebê depois do parto, é formado por células sem terminação nervosa. Isso significa que, ao ser manipulado, ele não causa nenhuma dor no bebê. O coto normalmente cai entre sete e quinze dias depois do nascimento.