A Mona Lisa, também conhecida como La Gioconda, foi roubada apenas uma vez em sua história. O roubo ocorreu em 21 de agosto de 1911, no Museu do Louvre, em Paris, onde a pintura estava em exibição.
A "Mona Lisa" foi depois exibida em vários museus italianos e retornou ao Louvre em 1913. Durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial a pintura foi outra vez removida do Louvre e armazenada em um lugar seguro.
Em 1974, enquanto era exposta no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher tentou espirrar uma tinta spray vermelha na pintura, sem sucesso. Já em 1956, sofreu dois ataques: um com ácido, que danificou uma das partes inferiores do quadro, e um com uma pedra, que causou um pequeno dano.
Vincenzo Peruggia (Dumenza, 8 de outubro de 1881 - Annemasse, 8 de outubro de 1925) é o italiano que roubou a Mona Lisa, em 21 de agosto de 1911 do Museu do Louvre. Vincenzo Peruggia, politifoto fra 1909.
Você sabia que a Mona Lisa já foi roubada? Saiba tudo aqui
Quantos anos a Mona Lisa tinha quando morreu?
A Gioconda, então conhecida como Lisa Gherardini, a modelo que posou para Leonardo Da Vinci dando origem ao célebre retrato exposto hoje no Museu do Louvre, em Paris, era a mulher do comerciante florentino Francesco Del Giocondo. Ela teria morrido em 15 de julho de 1542, aos 63 anos.
No local, peritos e agentes da Polícia Civil acompanharam o marido da Monalisa e um amigo do casal, com o objetivo de entender o que aconteceu na noite em que a jovem de 24 anos foi estrangulada.
A pintura foi produzida enquanto da Vinci esteve em Florença, na Itália. Atualmente, a Mona Lisa fica exposta no Museu do Louvre, em Paris, na França, sendo visitada anualmente por milhões de pessoas.
Nascida em 1479, em Florença, Lisa vinha de linhagem nobre, das antigas. Foi casada aos 15 anos de idade com Francesco del Giocondo, um comerciante sem nobreza no sangue. Casar era um bom negócio (até porque o amor ainda não tinha sido inventado).
É um jeito de chamar atenção contra as mudanças climáticas, emissões de gases ou até a pecuária intensiva. Entre as vítimas, além da Mona Lisa, os famosos Girassóis, de Vincent Van Gogh, já levaram uma camada de sopa de tomate.
No domingo, ambas as mulheres jogaram sopa de abóbora, que teriam escondido em uma garrafa térmica de café, nessa obra mestra de Leonardo Da Vinci para defender "o direito a uma alimentação saudável e sustentável" e denunciar um "sistema agrícola doente".
Sua pintura foi iniciada em 1503 (terminando-a três ou quatro anos mais tarde) e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida.
Porque a Mona Lisa está na França e não na Itália?
Portanto, a razão pela qual a Monalisa está na França é a seguinte: ela foi comprada pelo rei francês há cerca de 500 anos. O falso mito do roubo de Napoleão. A crença de que a Monalisa foi retirada da Itália por Napoleão durante a ocupação francesa de 1796 não é verdadeira.
Especialistas estimam o valor de mercado da obra em US$ 2,5 bilhões, mais de R$ 5,5 bilhões. A venda ajudaria a sanar as precárias finanças públicas do governo do presidente François Hollande, que já pôs à venda diversos prédios públicos e a preciosa coleção de vinhos do palácio Champs Elysées.
Era 21 de agosto, 1911, quando o retrato enigmático da Mona Lisa desapareceu das salas do Louvre. Aproveitando um dia de fechamento do famoso museu de Paris, um ladrão penetrou na sala que abrigava a obra-prima de Leonardo da Vinci e arrancou o quadro.
As especulações sobre a composição da obra são as mais variadas. Para alguns, Leonardo pintou a mulher ideal, ou a sua própria mãe; outros dizem que ela era sua amante ou de um de seus mecenas; os traços andróginos do rosto estimulam teorias de que por trás da identidade da Mona Lisa está um auto-retrato do pintor.
Iniciada em 1503, a pintura batizada como Mona Lisa, por Leonardo da Vinci, é com certeza a obra de arte mais famosa do mundo, sendo visitada por milhões de pessoas todos os anos no Museu do Louvre, em Paris.
A Monalisa teria morrido aos 63 anos no convento de Santa Úrsula, para onde teria se retirado para passar os últimos anos de vida. "Neste convento, Monalisa instalou sua última filha, Marietta, que em seguida decidiu ingressar na ordem religiosa.
A expressão enigmática da musa já foi justificada por sua falta de dentição, como resultado de uma doença venérea, ou até como truque estético de da Vinci. Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Freiburg, no entanto, afirma que ela está realmente sorrindo – ao menos, é o que a maioria das pessoas enxerga.
A pintura "Mona Lisa", realizada pelo pintor renascentista Leonardo da Vinci, representa uma enigmática figura feminina sobre uma paisagem que tem sido interpretada como o retrato de uma dama, provavelmente florentina.
Sempre foi chamada de Mona Lisa, isto é, Madonna Lisa di Antônio Maria Gherandini, esposa do rico cidadão florentino Francesco del Giocondo, que em 1503 encomendou a Leonardo um retrato de sua jovem esposa. O quadro também é chamado de La Gioconda.
Integrada ao acervo do Museu do Louvre, em Paris, no século 19, a pintura não pode ser vendida por conta de uma lei de proteção do patrimônio francês. Mesmo assim, em 2014, especialistas estimaram o valor de mercado da obra.
O mal causa a queda de todos os pêlos do corpo. Também existe uma história que conta que um restaurador desastrado apagou as sobrancelhas ao usar um solvente muito forte na obra. Mas a justificativa mais aceita é que Mona Lisa raspava os pêlos do rosto, como era costume na renascença.