Apesar de ter se tornado um marco na viagem espacial, a experiência de 1969 foi sucedida apenas por outras seis expedições, todas enviadas pela Nasa e denominadas “Apollo”. Ao todo, 12 pessoas caminharam pela superfície lunar e 24 viajaram à lua.
A China realizou missões bem-sucedidas com o Chang'e 3, 4, e 5, pousando na Lua, coletando amostras e explorando a região. Em suma, a humanidade visitou a Lua seis vezes durante as missões Apollo, que ocorreram entre 1969 e 1972.
No dia 20 de julho de 1969, há 51 anos, o homem pisou na Lua pela primeira vez, durante a Missão Apollo 11. Após Neil Armstrong e Buzz Aldrin terem realizado esse feito inédito, apenas outros dez astronautas exploraram o solo lunar, sendo Eugene Cernan e Harrison Schmitt os últimos, em 1972, na Missão Apollo 17.
No entanto, mais de cinco décadas após o programa ser descontinuado, ninguém mais pisou no satélite novamente. Os últimos astronautas a chegarem até a Lua o fizeram em 1972, e os próximos estão cada dia mais perto de repetir esse feito, de acordo com a Nasa.
Existe alguma prova de que o homem pisou na Lua? Sim, não há prova maior de que o homem pisou na Lua do que a pegada deixada por Neil Armstrong na superfície do satélite. Ela ainda está lá.
Por isso, pode-se dizer que o homem ainda não voltou à Lua porque não há mais tanto interesse quanto antigamente na sua exploração. Hoje já possuímos e produzimos continuamente uma quantidade de conhecimento relevante, apenas com os equipamentos e procedimentos atuais, sem necessidade de estarmos por lá.
Há 53 anos, o homem pisou na lua pela primeira vez, em uma viagem que mudou os rumos da corrida espacial. Em 20 de julho de 1969, o homem chegou à lua, em um feito que marcou a história mundial.
O que aconteceu com os homens que foram para a Lua?
As amostras lunares foram seladas a vácuo e os astronautas ficaram em quarentena por 21 dias,com base no conhecimento de quanto tempo se leva para os sintomas surgirem quando os humanos são expostos a um hospedeiro invasor, disse Odom.
Os astronautas usaram o estágio de subida do módulo lunar para saírem da Lua e acoplarem com o Columbia. O Eagle foi abandonado antes de realizarem as manobras que os colocaram em uma trajetória de volta para a Terra. Eles retornaram em segurança e amerissaram no Oceano Pacífico em 24 de julho após oito dias no espaço.
Pontes — o primeiro brasileiro a ir à lua, quanto tripulou na nave espacial russa Soyuz TMA-8 à Estação Espacial Internacional, em 2006 — ainda não pisou na lua, mas poderá ter uma nova chance já na terceira idade, caso seja selecionado.
Os documentos jurídicos vindos agora a público confirmam que Armstrong “foi submetido a uma cirurgia cardiovascular, mas surgiram complicações pós-operatórias e ele morreu posteriormente”.
Doze pessoas diferentes já caminharam sobre a Lua, com o primeiro tendo sido Neil Armstrong e o último Eugene Cernan. Todas as alunissagens tripuladas ocorreram entre julho de 1969 e dezembro de 1972 como parte do Programa Apollo.
O primeiro país a pousar na Lua foi a Rússia (então União Soviética), em 1966, com a missão Luna 9. Três meses depois, os EUA chegaram com a Surveyor 1, mas ainda sem tripulantes. Os americanos colocariam os primeiros humanos para caminhar sobre o solo do satélite na missão Apollo 11, em 1969.
Índia realizou a histórica missão de pouso lunar perto do polo sul da Lua. Com isso, tornou-se a 4ª nação a pousar na Lua, após EUA, União Soviética e China.
O cabo de guerra político sobre a missão e o orçamento da NASA não é a única razão pela qual as pessoas não regressaram à Lua. Há também dificuldades por conta da poeira lunar, além de um problema com a luz solar e a radiação solar mortal.
Apolo 11 é o nome da primeira nave espacial tripulada a pousar na Lua e também o nome da missão mais famosa já realizada pela NASA. Em 20 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, ambos estadunidenses, pisaram pela primeira vez em solo lunar, seis horas após sua alunissagem.
Existem ainda diversos outros mitos que sugerem a falsidade da viagem à Lua, mas a comunidade científica vem rebatendo com argumentos tais alegações. “Discutir se a humanidade foi à Lua é como discutir o formato da Terra, algo sem sentido. Não há nenhuma evidência de que as coisas sejam diferentes do que são.
Até hoje, cinco rovers da Nasa já pousaram em Marte, incluindo Sojourner (1997), Spirit (2004), Opportunity (2004), Curiosity (2012) e Perseverance (2020). Outras sondas, como da China e da antiga União Soviética, também conseguiram pousar no planeta.
"O homem não foi a Marte até agora por um simples motivo: porque não quis", disse o astronauta à reportagem da Folha. "Há 40 anos, as prioridades estabelecidas pelo governo americano foram missões na órbita da terra. Se tivéssemos como objetivo colocar o homem em Marte, já estaríamos lá", garantiu.
A Lua não tem atmosfera. Isto faz com que a sua temperatura varie entre os -200ºC (noite lunar) e os 120ºC (dia lunar). A superfície da Lua está coberta por inúmeras crateras resultantes do impacto de meteoritos. Dada a ausência de processos erosivos na Lua (vento, àgua corrente,...)
Não há ar para se respirar na Lua, mas pode haver água para beber. Recentemente foi descoberto gelo no fundo de uma cratera muito profunda na Lua. Os cientistas acham que o gelo deve ter restos de um cometa que colidiu com a Lua. A Lua gira ao redor da Terra numa órbita oval.
Da mesma forma como a Terra, a Lua é formada por um núcleo, um manto e uma crosta. O núcleo lunar é sólido e composto por uma grande quantidade de ferro. Ele é muito pequeno comparativamente ao astro como um todo, e representa somente 2% de sua massa, com raio de 240 km.