Quando é necessário fazer a retífica do motor? A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.
Quantas retíficas é possível realizar no cabeçote de um motor? Alguns cabeçotes aceitam apenas um procedimento de motor retificado. Contudo, há alguns que comportam até três. Logo, isso depende do modelo do motor e das recomendações de cada montadora.
A espessura e aditivação incorreta podem comprometer a eficiência do motor, aumentar o consumo de combustível e ainda danificar os componentes internos. Outro ponto de alerta é quanto ao intervalo de troca que, geralmente, precisa ser realizada em intervalos de 5 mil km e 10 mil km.
A vida útil de um motor retificado pode chegar a 100 mil km, mas essa medida pode variar de acordo com a qualidade do trabalho de retificação e, claro, o uso e a manutenção subsequentes do veículo.
Em geral, a retificação é uma boa opção para seu veículo. Você terá um motor praticamente novo e o desempenho será o mesmo ou até melhor de antes de apresentar o problema. Com peças boas e profissionais qualificados para executar esse serviço, vale muito a pena retificar o motor de um veículo.
A retífica pode ser uma boa opção para motores que apresentam problemas em peças específicas, como pistões, anéis ou bronzinas. Já a troca do motor pode ser necessária em casos de problemas mais graves, como quebras no bloco do motor ou no cabeçote.
Se o conserto no motor for feito da maneira correta, depois da restauração, a vida útil do propulsor pode se igualar à de um motor novo. Da mesma maneira, os cuidados com um motor retificado são semelhantes aos com um propulsor zerado. Por exemplo, o motorista deve ficar atento ao amaciamento das peças.
Na prática, se tudo for feito corretamente, ele deve durar tanto quanto o motor novo, saído da fábrica. O que, nos carros a gasolina/etanol, costuma ser algo entre 200 e 300 mil km. Isso falando das engenharias de ciclo Otto. Já no caso dos motores a diesel a situação muda completamente.
Por que o motor funde? Os dois motivos mais usuais para a fundição do motor são a falta de lubrificação ou as falhas no resfriamento. Se um motor trabalha em uma temperatura maior do que a projetada pelo fabricante, aumenta o risco do derretimento de algumas peças.
Independentemente disso – e salvo casos mais raros –, o mais comum é que um motor a gasolina ou flex funcione corretamente por algo entre 200 mil e 300 mil km. Depois disso, provavelmente perderá eficiência e pode começar a apresentar defeitos, necessitando de uma retífica.
Em média, um cabeçote pode ser retificado de 2 a 3 vezes, dependendo do estado inicial e da espessura do material. No entanto, é fundamental considerar a recomendação de um profissional experiente. Se você está com dúvidas, fale com o time da Rettec Retífica. 📞 Telefone: (21) 2481-3243 | (21) 3391-5354.
Como posso saber se o motor do meu carro já foi retificado?
A retífica acontece internamente no motor, por isso não há muitos sinais aparentes. O que você pode verificar é se o propulsor está muito limpo, se o cabeçote parece ter sido “lustrado” e se nota sinais de excesso de cola na tampa do carter, que fica embaixo do bloco e onde o óleo lubrificante fica mantido.
A retificação de um motor tira imperfeições e repõe elementos danificados no motor do seu veículo. Tudo o que pode ser aproveitado é retrabalhado para operar novamente em condições de novo. Por isso, você pode gastar entre 10% e 40% do valor do seu veículo neste processo.
Teoricamente, infinitas vezes. Depois que chegar ao limite da retífica dos cilindros, pode "encamisar" revestir internamente com um novo cilindro e começar tudo de novo…
Qual é o tempo de garantia de um motor retificado? Por ser considerado um bem durável, o prazo de garantia de um motor retificado é de 90 dias, contados a partir da data em que foi realizado o serviço.
Carros com mais de 300 mil km rodados valem a pena?
A média considerada pela maioria das concessionárias para definir um carro como seminovo é abaixo dos 20.000km rodados. Já a quilometragem alta se enquadra acima dos 100.000km. Muitos consumidores preferem comprar um carro com menos quilômetros rodados porque pensam que isso é sinônimo de bom estado de conservação.
Quanto custa retificar o motor? Determinar o custo exato da retífica de um motor depende de diversos fatores, como o tipo de veículo, a gravidade dos problemas no motor, a região onde o serviço será feito e a qualidade das peças utilizadas. Os valores variam de R$ 2 mil a R$ 7 mil.
Um motor retificado pode consumir mais combustível no início, porque precisa ser amaciado e se adaptar aos novos movimentos das peças. Mas isso não é definitivo: após um tempo de uso, o motor volta ao seu consumo normal.
Sim, em muitos casos, a troca de motor pode desvalorizar o veículo. Isso acontece porque a numeração original do motor é um dos principais identificadores do carro. Quando o motor é substituído, principalmente se não for uma troca por um modelo idêntico ao original, a confiabilidade do veículo pode ser questionada.
O que é retificar motor? Retificar o motor é um procedimento realizado para realizar a substituição de peças internas desgastadas que estão apresentando desgaste. Basicamente, o mecânico vai desmontar o cabeçote e o bloco do motor para ter acesso aos anéis, pistões e bronzinas e realizar a substituição.
O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil. Em motores importados ou turbos, o custo sobe mais ainda.