O que fazer para a chapinha não danificar o cabelo?
Aplique o protetor térmico nos fios antes de começar a chapinha. As altas temperaturas da prancha podem, sim, ser prejudiciais aos cabelos - mas tudo isso pode ser contornado com a aplicação do leave-in com protetor térmico no comprimento e pontas antes da chapinha.
Protetor térmico é indispensável para não danificar os fios
O produto irá proteger os fios da ação do calor e ainda funciona como um tratamento reparador, que além de blindar, restaura, nutre e ainda reduz o volume. Aplique o produto por todo o comprimento e depois seque os fios com a ajuda do secador.
COMO TER O CABELO SAUDÁVEL USANDO CHAPINHA! * Aprenda a usar da maneira correta *
Pode usar chapinha 3 vezes na semana?
Usar chapinha todos os dias, de fato, pode estragar os fios, confirma a dermatologista. Outro aliado na hora de modelar o cabelo, o secador é visto como vilão, mas não costuma trazer malefícios se for usado corretamente, ainda que você recorra ao item todos os dias.
2. Chapinha em excesso causa danos às madeixas. VERDADE! O uso excessivo pode causar danos a médio ou longo prazo — dependendo da frequência —, pois proporciona um superaquecimento dos fios.
De qualquer forma, mesmo que os dois utensílios possam agredir as madeixas, o secador ainda é menos agressivo do que a chapinha. A explicação pra isso é que o calor é muito mais distribuído nele do que na prancha, que concentra toda a alta temperatura nas placas em contato direto nas mechas.
Se você não tem grampos disponíveis ou procura uma técnica mais simples, o ventilador também pode ser um grande aliado dos fios lisos. Nesse caso, é importante ter algum tempo livre, já que você precisa ficar em frente ao vento até o cabelo secar totalmente.
Cabelo opaco, quebradiço e frágil: quem usa chapinha, secador ou babyliss regularmente entende bem esses problemas. O calor em excesso interfere na estrutura dos fios, que resulta em um cabelo danificado.
Realizar a prancha todos os dias vai queimar mais calorias do que os abdominais tradicionais. Os músculos do core, fortalecidos por meio da prancha, vão garantir o gasto calórico calórica até quando estiver em repouso. Tem a sua importância principalmente se passar grande parte do seu tempo sentado.
O tempo de descanso entre as repetições também importa, pois permite a qualidade o movimento e evita sobrecargas. A dica é dar intervalos de 60 segundos entre as séries, em média.
Para escolher qual a melhor chapinha que não estraga o cabelo, é necessário considerar aquela que possui placas de cerâmica ou turmalina, com controle de temperatura ajustável. Esses materiais distribuem o calor de maneira uniforme, diminuindo os potenciais danos decorrentes do calor excessivo.
A hidratação regular é fundamental para recuperar o cabelo danificado pela chapinha. Portanto, use máscaras hidratantes semanalmente e adote uma rotina de cuidados capilares que inclua produtos nutritivos e reparador de pontas. Isso vai ajudar a restaurar a saúde e a vitalidade dos fios.
Para evitar cabelos danificados por excesso de química e chapinha, é importante sempre investir em tratamentos como hidratação e umectação, além de fazer um cronograma capilar.
Alguns ingredientes populares para alisar o cabelo naturalmente incluem leite de coco, óleo de coco, suco de limão, leite e mel. Esses ingredientes podem ajudar a relaxar os fios e proporcionar uma aparência mais lisa temporariamente.
O que passar antes da chapinha para proteger o cabelo?
Antes de pensar no final do seu penteado, o primeiro passo é aplicar um protetor térmico por todo o cabelo antes de iniciar o processo da chapinha, babyliss, escova secadora ou secador. Isso é fundamental para manter a integridade dos fios, já que são expostos a altíssimas temperaturas.
Basta pentear para o lado desejado depois de passar um modelador e prender atrás da orelha ou com um grampo, colocado no final da mecha até secar. O resultado é um franjão mais liso e arrumado que o resto do cabelo, até mesmo para quem tem fios ondulados", ensina a cabeleireira.
Se usada com parcimônia, a chapinha pode ser usada dia sim, dia não. Mas o uso indiscriminado pode esticar demais os cabelos e prejudicar a saúde do couro cabeludo.
Principalmente no verão, a exposição excessiva ao sol, mar, piscina, aliada ao uso de secadores e chapinhas, pode ser a composição vilã para os cabelos. Além disso, o uso incorreto de prendedores, uma dieta carente em nutrientes e o estresse também podem influenciar.
O que é bom para passar no cabelo depois da chapinha?
Ao terminar a escova ou a chapinha, o cuidado final será usar um leave-in para selar as cutículas e dar mais brilho e maciez aos fios lisos. O ideal é que esse produto seja bem leve e que não pese, para conseguir ser absorvido completamente pelo cabelo e, assim, entregar mais movimento aos cabelos.
É recomendável usar a chapinha somente nos dias em que lavar os cabelos, alternando ou 3x por semana. Se usar sempre, é importante dar um descanso para o secador, prancha ou babyliss por pelo menos uma semana no mês.
Não abre mão da chapinha ou do secador todos os dias? Essa rotina de secar e alisar o cabelo todos os dias pode ser a causa da queda excessiva dos seus fios! O calor dessas ferramentas enfraquece o folículo por onde nascem os fios, fazendo com que eles caiam bem mais do que o normal.