Usar o fio dental é muito importante porque ele remove resíduos de alimentos que ficam localizados em regiões que as cerdas da escova não alcançam. Assim, ajuda a evitar a gengivite, a cárie e outros problemas bucais, sendo ideal passar após todas as refeições, mas é fundamental pelo menos uma vez por dia.
Quantas vezes passar o fio dental com o aparelho? O ideal é que você passe o fio dental após cada refeição. A ideia é evitar que restos se alojem na boca, gerando vários problemas, como formação de placa bacteriana, mau hálito etc.
Nossa escova com o passar do tempo tende a acumular bactérias e desgastar suas cerdas, por isso é muito importante que você troque sua escova regularmente. O indicado é que essa troca ocorra de três meses a três meses, ou quando perceber que as cerdas estão desgastadas.
QUANTAS VEZES POR DIA SE DEVE PASSAR O FIO DENTAL?
Quantas vezes pode passar fio dental?
Após todas as refeições, vários restinhos de comida costumam ficam grudados entre os dentes. Para tirá-los de lá, só usando o fio dental mesmo. Mas não é preciso usar em toda higiene bucal. Segundo a dentista, uma vez ao dia é o bastante para restabelecer a saúde gengival e dentária.
O que fazer primeiro escovar o dente ou passar o fio dental?
O recomendado é que você faça uso dele preferencialmente antes de todas as suas escovações do dia. Há dois motivos para isso. O primeiro é que ao remover os restos de alimentos que ficam no espaço entre os dentes e, muitas vezes, alojados bem próximo à gengiva, o fio dental facilita o trabalho posterior da escova.
O irrigador oral é um substituto do modo tradicional de passar fio dental, podendo ser uma opção para as pessoas que têm dificuldade no manuseio do fio dental ou, por exemplo, para quem usa aparelho, já que o uso do fio dental neste caso acaba sendo mais complicado.
Qual a diferença entre o passa fio e o fio dental?
“O passa fio é um instrumento similar a uma agulha de plástico utilizado no auxílio do uso do fio dental em pacientes que utilizam aparelho fixo.” define a dentista. O formato é como de uma agulha de costura, só um pouco mais curva.
Porque os dentes doem depois de passar fio dental?
Se você passar o fio dental e sentir dor, pode ser um sinal de que você tem gengivite ou outra doença periodontal. Neste caso, não foi o fio dental que causou a doença. O melhor caminho é ir ao(a) dentista para que você entenda melhor o seu caso e como tratar essa dor.
Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival. Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
Normalmente os profissionais orientam que a escovação tem que ser feita três vezes ao dia, com uma duração de dois minutos por vez, e também que se espere 30 minutos após a refeição para seguir com a escovação. No momento de nos alimentarmos, é comum alguns alimentos açucarados deixarem acúmulos de placa nos dentes.
O fio dental remove as bactérias mecanicamente, ou seja, ao ser passado pela superfície do dente, ele empurra a placa bacteriana para que ela adira ao fio e possa ser removida. Por isso é impossível reutilizá-lo.
O fundamental é passar todos os dias! Sendo assim, podemos fazer o uso do fio dental pelo menos uma vez por dia, preferencialmente na última higienização, antes de ir dormir. Como vamos passar muito tempo sem comer, garantimos a limpeza da boca durante essas horas.
Utilize escovas interdentais ou interproximais. Elas são mais finas que as escovas normais e são próprias para serem usadas entre os dentes. Utilize o palito de dentes.
Na verdade, estudos como o publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos demonstraram que, quando usada em conjunto com a escova tradicional, a escovação interdental se apresenta como uma maneira mais eficaz para remover a placa do que o uso de fio dental.
O que fazer quando o fio dental não passa entre os dentes?
A presença de tártaro entre os dentes ou sob a gengiva faz com que o fio dental enrosque e desfie. Nesse caso é fundamental a remoção do tártaro, caso contrário, é certo que a doença periodontal se instalará com força total.
O Passa Fio Kess não brinca em serviço e é ideal para você que possui aparelho ortodôntico ou ponte móvel. O produto é o mais fino possível e com muita qualidade!
Sangue ao passar fio dental é comum? É verdade que alguns pacientes relatam a presença de sangue na boca após o uso de fio dental. Mas não é comum aparecer um sangramento na boca, devendo o sintoma ser investigado pelo dentista.
Você pode até duvidar, mas o cheiro desagradável no fio dental após o uso é mais comum do que se imagina. Isso porque o acessório ajuda a remover a placa bacteriana entre os dentes que, por sua vez, quando removida pode resultar no odor.
Passar o fio dental antes ou após a escovação é uma opção pessoal. É recomendado que ele seja passado, pelo menos, uma vez ao dia e de preferência, antes de dormir", complementa Maria Paula Carvalho.