Árvores Abacateiro normalmente precisam ser regadas a cada semana, embora isso possa variar dependendo do clima e das condições do solo. Em climas quentes, árvores Abacateiro podem precisar de rega mais frequente para se manterem saudáveis.
Uma vez que as raízes da planta tenham crescido no solo por cerca de um ano, a rega semanal será suficiente, reduzindo o uso geral de água do abacate. Antes de cada rega, espere o solo secar um pouco.
Quantos litros de água um abacateiro precisa por dia?
O abacate é considerado uma cultura com intensiva demanda por água. No entanto, as quantidades exatas estão intimamente ligadas às condições ambientais, características do solo e idade das árvores. Em locais de clima quente, o uso de água por essa planta pode ser de cerca de 45 litros por dia.
Após o plantio, deve ser realizada a rega diariamente de modo que a terra se mantenha apenas úmida e não encharcada. Também é necessário ficar atenta a cor das folhas do abacateiro, pois elas indicam a necessidade de água da planta.
Também se lembre de que o cultivo de abacate deve começar em períodos chuvosos, para as raízes ficarem bem irrigadas. Agora, se não houver muita chuva no local onde você mora, a irrigação é um elemento essencial. Apenas diminua a frequência no inverno para a terra não ficar encharcada.
Quanto tempo um pé de abacate leva para produzir frutos? Qual o período do plantio até a colheita?
O que fazer para o pé de abacate produzir mais rápido?
O recomendado é que o abacateiro apresente um formato cônico, para que seja criado espaços onde a luz solar consiga chegar até os ramos mais inferiores da planta, contribuindo assim para que o crescimento e desenvolvimento do fruto sejam plenos e, consequentemente, ocorra um aumento da produção.
O nitrogênio é o nutriente requerido em maior quantidade pelo abacateiro, seguido pelo potássio. Sendo armazenado na matéria orgânica, muito sujeita a oxidação nos solos tropicais e subtropicais, o nitrogênio deve ser reposto com adubações, independentemente da fertilidade original do solo.
Quantidade de água: o abacateiro necessita de disponibilidade frequente de água. Caso falte água, o fruto diminui de tamanho; já o excesso de água também prejudica a planta. Nutrição do solo: dentre os nutrientes que os abacateiros necessitam, os principais são nitrogênio e potássio.
Um abacateiro começa a produzir frutos 3-4 anos após o plantio, mas o agricultor começará a ter ganhos econômicos a partir do 6º ano. Dependendo do ano, meus abacateiros (25 anos) produzem em média 70 a 80 kg de frutos por árvore.
A árvore pode chegar a 20 metros de altura. Com tronco reto, chegando a atingir 1 metro de diâmetro, a espécie consegue permanecer viva por cerca de 30 anos. As mudas de abacates de enxerto conseguem iniciar a produção de frutos com 3 ou 4 anos, podendo produzir cerca de 200 a 800 frutos por ano.
Curiosidades: Diferente do abacate tradicional, o abacate sem caroço produz várias vezes por ano, sempre tem fruta no pé, porém sua frutificação mais abundante acontece no verão.
Nesse sentido, elas são feitas de acordo com as características de espaçamento e cultivar do seu pomar. Têm como principal objetivo a redução e maior aeração dos abacateiros, que estimulam, consequentemente, a maior produção de frutos de abacate.
A planta tem preferência por solos profundos, bem drenados, pois suas raízes podem chegar a até 6,0 m de profundidade, e concentra-se a maior parte (80%) na camada de 0 a 100 cm.
AMBIENTE a área de plantio deve contar com solo permeável, profundo e adubado, além de ser um local arejado e, ao mesmo tempo, com proteção contra rajadas de vento e ocorrências de geadas.
Além da iluminação adequada, a planta precisa de uma temperatura média entre 20°C e 25°C para se desenvolver de forma saudável. Evite expor a muda a correntes de ar frio ou a temperaturas extremas. Quanto ao solo, certifique-se de que ele seja bem drenado, evitando o acúmulo excessivo de umidade.
A árvore precisa de paciência e no início resulta de três a quatro caixas por pé ou 4 mil kg por hectare. Porém, a longo prazo, a produção aumenta consideravelmente e traz um lucro maior. Um pomar entre oito a 10 anos pode gerar de 200 a 600 kg por planta/ano de acordo com a variedade escolhida.
Como saber se o pé de abacate e produtivo ou não se é macho ou fêmea?
Em cada árvore, as flores abrem primeiro como femininas (com estigma receptivo e anteras fechadas), depois fecham e, numa segunda abertura, abrem apenas como masculinas (com anteras abertas e estigma não receptivo).
Dentre os principais inimigos do abacateiro, podemos relacionar: - Pragas: broca ou lagarta-de fruto; bicudo do abacateiro; e carunchos, lagartas, ácaros, tripes, percevejos e formigas. - Doenças: podridão radicular ou gomose, antracnose, cercosporiose, verrugose e oídio.
Dependendo da fertilidade do solo, o agricultor pode precisar adicionar esterco animal seis meses antes do plantio. O solo superficial é misturado com 20 kg por cova de esterco bem decomposto e 0,25 kg de superfosfato triplo ou fosfato de rocha na cova de plantio antes de reabastecer (3).
A indução floral do abacateiro também pode ser favorecida pela relação carbono/nitrogênio, quantidade de reservas, condições nutri- cionais e outras ambientais como a umidade, e os reguladores vegetais.
Cada cova deve receber de 15 a 20 litros de esterco curral ou 4,0 litros de esterco de galinha curtido e 250 gramas de P2O5. Ainda, devem ser aplicados em cada cova 20 gramas de nitrogênio aos 30, 90 e 150 dias após o pegamento das mudas.
Não é necessário enterrar totalmente a semente. Basta colocá-la levemente na terra, completar com substrato e finalizar com água. Se a semente for de boa qualidade, a germinação acontece rapidamente. O solo ideal é aquele permeável, profundo e adubado.
Qual o melhor lugar para plantar um pé de abacate?
A ampla luz solar, o clima quente e a quantidade de chuvas de inverno compõem um microclima ideal para o cultivo de abacate e a produção de altos rendimentos. Todas as três variedades que plantei (Hass, Zutano e Fuerte) parecem estar perfeitamente adaptadas às condições locais.