De acordo com o manual dos fabricantes, o ideal é calibrar o pneu de moto de 15 em 15 dias, mas sendo bem sinceros… nós da Varella Motos recomendamos que você calibre toda semana! Caso esteja fazendo uma viagem longa e em terreno muito quente, procure calibrar com ainda mais frequencia!
O ideal é que você verifique a pressão dos pneus semanalmente, sem que tenha rodado muito com a moto antes disso. É preciso que os pneus estejam “frios”. *Caso eles estejam quentes, motos com pneus entre 170 e 190 (traseiro) quando usadas sem garupa devem usar de 38 a 40 libras.
Durante a calibragem do pneu de moto, você pode usar 29 psi para o pneu dianteiro e 36 psi para o pneu traseiro. Se quiser saber a pressão ideal para sua moto, uma sugestão é ler o manual. A pressão ideal geralmente está indicada nos pneus.
A aquaplanagem, ou perda de aderência em pistas molhadas, pode ocorrer devido ao desgaste da borracha dos pneus ou à falta/excesso de calibração. É fundamental sempre calibrar os pneus conforme a pressão recomendada pelo fabricante e montadora do veículo para evitar esse risco potencial.
A calibragem de pneus deve ser feita semanalmente. Manter os pneus com a quantidade correta de ar garante mais segurança e eficiência, principalmente se você quiser economizar combustível.
COMO CALIBRAR PNEU : CALIBRAGEM CORRETA DOS PNEU, APRENDA COMO CALIBRAR PNEU DE MOTO | MOTODICA
Quantos dias calibrar um pneu?
Diferente do que muitos imaginam, saber de quanto em quanto tempo é preciso fazer a calibragem é bem simples: em geral, o ideal é que você faça o processo a cada 15 dias, em condições normais de uso. Em algumas condições específicas, a frequência para calibrar os pneus pode mudar um pouco.
A boa notícia é que é muito simples saber a frequência correta para realizar a calibragem dos pneus do seu carro. Em condições de uso normais o correto é calibrar os pneus a cada 15 dias. Mas faça isso de preferência quando os pneus estiverem frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros.
Qual é a calibragem do pneu de moto? Agora que você já conhece as vantagens da calibragem, é hora de saber quantas libras colocar no pneu da moto. Em geral, no Brasil, são utilizadas 29 PSI para o pneu da frente e 36 PSI para o de trás.
Os pneus possuem medidas diferentes e a pressão de calibragem também será diferente para eles, por exemplo: pneus de medida 165/70R13 exigirá uma pressão de 27/29 libras sem carga e 28/30 libras com carga. Já pneus maiores com medida 175/65R14 sem carga a pressão adequada será 28/29 libras e com carga 28/30 libras.
Por exemplo, se for uma CG 160 cilindradas a calibragem seria de 25 na dianteira e 29 na traseira”, conta Bernardo. O piloto deve estar atento ao adesivo que vem na capa de corrente.
Ele se posiciona lateralmente e você pode reconhecê-lo facilmente pela indicação da sigla, uma seta, triângulo ou ainda pelo nome da fabricante. O indicador tem uma função simples: no momento em que o desgaste do pneu chegar até a marca, é hora de trocá-lo.
A calibragem pneu Biz 125, por exemplo, se dá da seguinte forma: Pneu dianteiro: 25 psi. Pneu traseiro 33 psi (somente piloto) ou 41 psi (a soma piloto e passageiro).
O ideal para calibrar os pneus é sempre com os compostos frios e antes de rodar com a moto por muito tempo. Não deixe para encher no final do dia, ou depois de pilotar por longas distâncias. O pneu vai estar quente e com isso ele vai aumentar a pressão interna e vai ganhar libras.
A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”. Geralmente, é a unidade de medida dentro de uma câmara contendo gás. No caso de pneus de automóveis, é a quantidade de ar comprimido presente dentro do pneu.
A calibragem dos pneus deve ser realizada em intervalos adequados, como, por exemplo, a cada 15 dias. Esse procedimento é rápido e essencial para evitar que a pressão dos pneus diminua com o uso diário, o que pode colocar a segurança do motorista em risco.
A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro. Lembre-se que ter a calibragem correta previne acidentes e melhora o desempenho do pneu.
Em países como Brasil e Estados Unidos, por exemplo, a pressão dos pneus são aferidas em PSI (Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada em tradução livre) e normalmente o ideal varia entre 25 e 50 PSI, dependendo do tamanho do carro e do pneu.
A calibragem de pneus deve ser feita semanalmente. Manter os componentes com a quantidade correta de ar garante mais segurança e eficiência, inclusive quando o assunto é economia de combustível.
Quando deve ser feita a calibragem de pneus? O indicado é que o condutor confira a pressão dos pneus regularmente, de preferência, todos os dias. Mas o enchimento dos pneus deve ser feito, pelo menos, a cada 15 dias.
Quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral levanta demais e a área de contato do pneu com o solo diminui. Sem poder contar com os ombros para o segurar, o carro pode aumentar seu espaço de frenagem.
A primeira informação básica que você precisa saber é que, para calibrar os pneus, eles precisam estar frios. Quanto maior a temperatura, maior será a pressão e vice-versa, o que influencia diretamente na calibragem correta. Por isso, o ideal é que o veículo percorra uma pequena distância para realizar o procedimento.