As suspensões, tanto a dianteira quanto a traseira, proporcionam bom conforto ao piloto mesmo nas ruas normalmente mal conservadas das cidades brasileiras. A velocidade final é razoável para uma moto tão pequena, atingindo 142 km/h.
Testes do Instituto Mauá apontaram um consumo de 39,7 km/l em ciclo combinado com gasolina. Com etanol a velocidade final real aferida foi de 139,5 km/h.
Seu câmbio de cinco marchas tem engates precisos e macios fazendo da CB 300R uma moto fácil de pilotar na cidade e gostosa de acelerar na estrada. Sua velocidade máxima é de cerca 150 km/h e o motociclista pode viajar na faixa dos 120 km/h sem problemas.
A Honda CB 250F Twister é uma moto mais esportiva, com um estilo naked e um motor de alta performance. Já a Yamaha Fazer 250 é uma moto mais versátil, com um design mais moderno e confortável, sendo indicada para uso urbano e também viagens curtas.
Com 6 marchas, o câmbio da Honda CB Twister possui engates precisos que geram menos esforço do motor e garantem economia de combustível, além de um excelente desempenho na pilotagem.
Em testes realizados pelo Instituto Mauá, a CB 300F Twister exibe uma média de consumo de 39,75 km/l (gasolina) e 25,58 km/l (etanol), superando a economia da CB 250F Twister. Seu tanque de combustível comporta 14,1 L, ligeiramente menor que o de seu modelo anterior, que possuía 16,5 L.
Mas caso estique a sexta marcha (bem longa) até a velocidade máxima de 140 km/h esse número pode cair até 18km/L, índice digno de motos de maior porte. O câmbio de seis marchas traz outro desconforto: exige constantes reduções de marcha ao se pilotar no trânsito urbano.
Quando exigido, sobe bem de giro até as 9.000 rpm, quando ocorre o corte eletrônico da injeção. Em 6ª marcha e nesta rotação, foi possível atingir a máxima de 149 km/h no painel.
Transmissão de 6 marchas Aliando economia de combustível com alta performance, o câmbio da nova Honda CB 300F possui 6 marchas com engates precisos que geram menos esforço do motor. Embreagem deslizante Presente em motos de alta cilindrada, a embreagem deslizante agora chega à CB 300F Twister.
Presente em motos de alta cilindrada, a embreagem deslizante agora chega à CB 300F Twister. Essa tecnologia proporciona mais estabilidade em frenagens com reduções de marcha, impedindo a perda de aderência ao solo na roda traseira, além de garantir uma passada de marcha mais suave, reduzindo o esforço na alavanca.
Apesar dos números de desempenho melhores, a diferença para a Bros não é tão notada na prática. Isso porque em médios regimes o motor de 190cc é um pouco preguiçoso e só acorda mesmo depois dos 5.000 giros. A velocidade final fica próxima dos 120 km/h.
A esportiva da Yamaha chegou ao mercado em 2009 com um motor de quatro cilindros de 599 cm³ que entregava 77,5 cv de potência a 10.000 rpm e torque de 6,1 kgfm a 8.500 rpm, que vinha da Fazer FZ6. Com esse propulsor, a XJ6 acelerava de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e atingia a velocidade máxima de 192 km/h.