Na estrada, o consumo no painel caiu para 33,1 km/litro. Como o tanque tem a mesma capacidade do modelo anterior (13,8 litros), a autonomia chega a 400 quilômetros – uma boa marca para quem pretende viajar com o modelo. Entretanto, a velocidade final da nova Sahara 300 ficou em 137 km/h (no painel).
Quem quiser conduzir essa pequena trilheira, que também se destaca pela ergonomia, terá que desembolsar ao menos R$ 20.850, para a Honda XRE 190 2024 Verde Fosco Adventure, ou R$ 20.360 para as outras cores.
Em termos de consumo, a Honda XRE 300 2024 consegue entregar de 20 a 30km/l, a depender do uso de álcool ou gasolina. O tanque de combustível de quase 14 litros dá uma autonomia grande superior aos 300km.
Quantos KM a Honda XRE 190 faz por litro? Primeira média de consumo.
Quantos km a XRE faz com 1 litro?
O motor flex de um cilindro e de 291,6 cc consegue desenvolver boa velocidade na estrada e economia para quem roda no uso urbano. Ela chega a fazer tranquilamente 30 km/l com gasolina. O piloto pode controlar o consumo pelo painel digital. Se caprichar no controle, ela supera 35 km/l.
A nova linha XRE 190 2025 chega em todas as concessionárias da marca em outubro. O preço sugerido com base São Paulo é de R$ 22.060,00 para a versão standard (cores vermelho perolizado, azul metálico fosco) - já a versão Adventure conta com a cor cinza perolizado além de grafismos exclusivos por R$ 22.496,00.
Todas contam com freios ABS de dois canais, painel digital e entrada USB-C; XRE 300 Adventure, versão mais equipada e cara, tem para-brisa alto e protetores de carenagem e de motor. Após, finalmente, confirmar o lançamento da nova Sahara para substituir a antiga XRE 300, a Honda revelou mais detalhes do modelo.
Os preços partem de R$ 25.000 para a Honda XRE 300 ABS e vão até R$ 25.600 para as configurações Adventure e Rally, que se diferenciam entre si pelo esquema de pintura e adesivos.
Quando o assunto é consumo de combustível, o modelo faz de 35 km/l a 46 km/l. O tanque tem capacidade para 12 litros e a autonomia pode atingir o 552 km, dependendo do combustível utilizado e a forma como a moto é conduzida.
A CG 160 Start é conhecida por sua economia de combustível. Com seu motor eficiente e tecnologia de injeção eletrônica, ela pode fazer em média 35 km por litro (dependendo das condições de uso), tornando-a uma opção econômica para o seu dia a dia.
Para o uso urbano, a XRE 190 cumpre a função e não se distancia muito da sua irmã maior. Já na estrada, por sua vez, estar sobre uma XRE 300 torna a viagem muito mais agradável. Nas trilhas, a força maior da XRE 300 aparece na superação dos obstáculos pelo caminho, os quais são ultrapassados com muito mais facilidade.
Com esta ficha técnica, a Sahara alcança bons números de consumo. Considerada uma das motos mais econômicas da categoria, no nosso teste de primeiras impressões ela fez 32 km por litro na cidade e 35 km por litro na rodovia, com aceleração constante na casa dos 100 km/h. Já a velocidade final foi de 139 km/h no painel.
Aqui a superioridade da Sahara é indiscutível. Enquanto a XRE tem câmbio de 5 velocidades, a nova 300 adota um de 6 marchas e que ainda conta com embreagem assistida e deslizante.
A velocidade máxima no painel fica em 145 km/h. Montado sobre um chassi do tipo berço semiduplo em aço, o conjunto de suspensões da unidade testada mostraram-se bem equilibradas.
A moto trail aventureira XRE 190 estreou na linha Honda brasileira em 2016 e, desde então, se propõe como uma válida opção entre a ágil NXR 160 Bros e a mais potente XRE 300. Já a Scooter ADV tem menos tempo de estrada, tendo sido lançada no princípio de 2021 como uma esperta (e singular!)
Apesar da proteção do para-brisa, equipamento original na versão Adventure, a viagem se torna desgastante e cansativa. Rodei pouco mais de 230 km e a moto já entrou na reserva enquanto o computador de bordo mostrava a pior marca da viagem: 23,5 km/litro.
O consumo é razoável. Em uma unidade praticamente zero, portanto não amaciada, a XRE 190 rodou em média 31,2 km/litro – variando entre 29 km/l e 33,5 km/litro.
Aventureira será revelada por completo em novembro retomando nome icônico dos anos 1990. Após meses de rumores, a Honda confirmou que retomará o nome Sahara. Ele servirá de sobrenome para a nova XRE 300 2024. A empresa não revelou todos os detalhes, mas a moto deve ser apresentada ainda em novembro.
A XRE 190 2025 tem duas versões, uma a mais que o modelo 2024. O preço anterior era de R$ 20.770, agora está R$ 1.290 mais caro desde a versão de entrada: XRE 190: R$ 22.060 (sem frete) XRE 190 Adventure: R$ 22.496 (sem frete)
A partir de agora, a Honda disponibiliza os modelos CB 300R e XRE 300 bicombustíveis. Além da tecnologia Flex, as motos CB 300R e XRE 300 passaram por mudanças sutis em seus designs. Ambas as motocicletas agora contam com novos defletores laterais nos tanques, ficando com um visual mais moderno.
A autonomia proporcionada pelo tanque de combustível de 13,5 litros é de 350 a 500 km, fator que torna a XRE 190 não apenas prática, mas sobretudo adaptada a percursos rodoviários ou ao uso em regiões distantes dos centros urbanos, sem grande oferta de postos de combustível.