É crucial ajustar a pressão dos pneus conforme as especificações, considerando variações de acordo com o tamanho do pneu, o peso da bicicleta e o do ciclista. A pressão ideal para os pneus pode variar de 30 a 50 PSI, ressaltando a importância de conhecer a calibragem específica para seu equipamento.
É aconselhável não exceder 8,5 bar, mesmo para um ciclista com 100 kg. Para ciclistas mais leves, com 50 kg ou menos, o limite inferior de 6 bar é o mínimo abaixo do qual não é aconselhável descer, ou corre-se o risco de trilhar a câmara-de-ar nos buracos.
Qual a calibragem para encher o pneu da bicicleta no posto?
Porém, para essa pergunta, não existe uma única resposta. Isso porque a pressão é equivalente ao peso do ciclista, o aro, a largura do pneu e o tipo do solo. Por exemplo, se você quer saber como encher pneu de bicicleta com aro 29, seu peso for 60 kg e a largura do pneu for 60 mm, a pressão correta será 29 psi.
Por que um pneu aro 26" não serviu numa roda aro 26"? Pedaleria
O que significa 35 PSI no pneu?
Esta é a quantidade mínima de pressão de ar necessária em pneus frios para apoiar o seu veículo. Você provavelmente verá duas figuras, uma para uso normal e outra para cargas completas; será algo como "35 PSI".
Uma regra geral é enchê-lo até que ele fique duro ao apertar, ou seja, que você não consiga deformá-lo apertando forte. Chegando nesse ponto, pare de encher, suba na bicicleta e tente ver se com o seu peso o pneu está deformando muito. Se tiver, encha mais um pouco até deformar menos.
Você pode ter a opção de encher um pneu de bicicleta em um posto de gasolina ou com um compressor de ar. Se for o caso, é importante proceder com extremo cuidado.
PSI é uma sigla em inglês (Pound-Force per Square Inch) que significa libra-força por polegada quadrada. No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla.
A maioria dos pneus de mountain bike são calibrados entre 25 e 40 PSI. Todos os pneus têm a faixa de pressão ou pressão máxima recomendada pelo fabricante (em PSI e/ou bar) marcada em suas paredes laterais e/ou aros.
Um pneu esvaziar-se sozinho, lentamente, é normal. O ar aprisionado no pneu da bicicleta compõe-se de moléculas de azoto e de oxigénio. Estas moléculas, muito finas, podem passar através da câmara de ar e do pneu. É esta permeabilidade que origina o esvaziar.
Os pneus de bicicleta furam mais facilmente pois eles precisam ser leves e rolarem com eficiência, o que impede o desenvolvimento de pneus com paredes super grossas, como os de carros e motos.
A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”. Geralmente, é a unidade de medida dentro de uma câmara contendo gás. No caso de pneus de automóveis, é a quantidade de ar comprimido presente dentro do pneu.
Não procure a calibragem recomendada nos flancos dos seus pneus, ela não está lá! Normalmente, você encontrará a calibragem recomendada: Em um adesivo na porta do motorista ou na parte de trás da tampa do tanque de combustível. No manual do usuário do veículo, geralmente colocado no porta-luvas.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso.
No pneu do carro, o espaço que o ar ocupa é maior, diminuindo assim a pressão (cerca de 30 lbs), mesmo tendo mais ar lá dentro que na bicicleta (cerca de 70 lbs).
Algumas são ainda mais precisas e separadas por aro, pneu traseiro e dianteiro. De acordo com a tabela, por exemplo, a calibragem para pneu com aro 29 varia entre 30 a 40 psi. Esse mesmo intervalo é indicado para os modelos com câmara do pneu com aro 26.
1 kgf/cm² = 0,97 atm 1 kgf/cm² = 0,98 bar 1 kgf/cm² = 14,2 p.s.i. A escala de temperatura utilizada em todos os países, com exceção dos E.U.A., é o grau centígrado Celsius (º C).