A diferença entre o nível de desenvolvimento alcançado pela China e o resto do mundo pode ser parcialmente explicada pelos custos de investimento. Enquanto na China um quilômetro de comboio de alta velocidade custa entre 15 e 18 milhões de euros, na Europa a mesma unidade custa entre 22 e 34 milhões de euros.
Um trem de alta velocidade (TAV), informalmente conhecido como trem-bala, é um comboio para transporte público que se locomove em velocidades superiores à 210 km/h. Em sua maioria, os TAVs alcançam uma velocidade de cruzeiro de 250 à 300 km/h, podendo chegar à 320 km/h.
O projeto do Trem-Bala Rio-SP, que visa conectar Rio de Janeiro e São Paulo, promete reduzir o tempo de viagem para 1h30, transportar 30 milhões de passageiros por ano e iniciar operações em 2032, com tarifas variando entre R$300 e R$500.
O investimento, previsto em R$ 50 bilhões, tem como objetivo reduzir o tempo de viagem entre as duas maiores cidades do país para aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
O Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que irá ligar São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, será o mais rápido do Brasil. A velocidade média alcançará 95 km/h e o trem percorrerá um trajeto de 101 quilômetros. Os veículos que vão operar a nova linha podem alcançar a velocidade máxima de 140 km/h.
Outra grande vantagem dos trens de alta velocidade é que eles só utilizam eletricidade para se mover, enquanto as tradicionais locomotivas queimam carvão e fazem uma poluição danada. A eletricidade necessária para fazer os magnetos funcionarem pode vir de fontes não poluentes, como as usinas atômicas, por exemplo.
Sistemas de Propulsão Avançados: A propulsão dos trens-bala é geralmente elétrica, utilizando motores de alta eficiência. Em alguns casos, como no Maglev (levitação magnética), os trens não possuem contato direto com os trilhos, eliminando a fricção e permitindo velocidades ainda maiores.
Rodrigues: 56% da obra já estão concluídos, mas o custo da construção de 1 km de ferrovia está orçado em R$ 6 milhões, o que elevaria o custo do projeto para cerca de R$ 10,5 bilhões.
O consumo médio, na estrada, é de 10,8 km/l, segundo a fabricante. Em 27 de abril de 2024, segundo a ANP, o custo médio da gasolina era de R$ 5,84/l. Portanto, hoje, considerando este carro, o custo médio por km rodado é de R$ 0,54.
A partir de 1º de outubro de 2023, um passe normal para adultos, válido por sete dias, custa 50.000 ienes; desejar um pouco mais de luxo pode comprar um passe Green Car (primeira classe) por a partir de 70.000 ienes. O passe regular de 14 dias para adultos custa 80.000 ienes e o de 21 dias, 100.000 ienes.
Segundo a Casic, o trem atingiu a velocidade máxima de 600 km/h nos testes. O resultado ficou muito acima dos 320 km/h dos E5, os trens-bala operados pela Japan Railways East e considerados os mais rápidos do mundo. O objetivo dos chineses, no entanto, é chegar ainda mais longe, atingindo impressionantes 2 mil km/h.
O projeto deverá custar cerca de R$ 50 bilhões, o mais caro de infraestrutura do país. O chamado trem-bala ganhou grande notoriedade durante os governos Lula e Dilma para desafogar a malha aérea daquele eixo e atender à demanda da Copa do Mundo de 2014.
Em termos de desenvolvimento ferroviário, a China está inquestionavelmente à frente. Em apenas uma década, o gigante asiático construiu quase 40 mil km de estradas de alta velocidade, mais do que o resto do mundo somado, e quer chegar aos 70 mil km até 2035.
Quanto custa uma passagem de trem na Europa? Uma passagem de trem na Europa por 15 dias para um viajante em segunda classe custa 509 dólares. No caso da escolha ser primeira classe, o valor sobe para 679 dólares.
Como o trem levita? O Trem Maglev utiliza o princípio da atração e repulsão que se cria entre dois campos magnéticos. Tanto o trem como as vias possuem potentes eletroímãs, por isso a repulsão permite que o trem se eleve uns centímetros sobre as vias. Ao mesmo tempo, o atrai para que ele possa deslizar com suavidade.
Conhecidos E5, os “trens-bala” operados pela Japan Railways East (JR East) podem atingir incríveis 320 km/h! Esses trens têm espaço para até 731 passageiros e são equipados com 32 motores elétricos de indução que fornecem uma potência de 12.900 cavalos.
Cada um dos 25 Trens Unidade Elétrica (TUE) Série 100, popularmente conhecidos como trens série 100, pesa em torno de 203 toneladas. Eles vieram do Japão para Porto Alegre, de navio pelos mares, em 1984. Conta pra gente qual a sua melhor lembrança ou curiosidade sobre os trens desse modelo.
Acima de 800 km, o avião é mais rápido e o trem-bala não é capaz de com- petir em tempo de viagem [Gleave (2004)]. Algumas características físicas fazem a diferença entre aviões e trens. Os aviões possuem normalmente apenas duas portas, enquanto os trens podem ter várias portas por vagão.