Esse tipo vai depender da forma como a ave é criada e não da cor dos ovos. Nesses casos, quando o sistema é caipira ou livre de gaiolas, o custo de produção aumenta, devido à densidade de alojamento, com maior necessidade de área e aumento da mão de obra.
Conforme a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), o preço médio de uma caixa de ovos brancos com 30 dúzias aumentou 44% nos últimos dois anos. O produto saltou de R$ 109 em 2020 para R$ 157 em 2022.
“Por ser fonte de proteína, auxilia na produção de massa muscular e imunidade. Aumenta a saciedade, contribuindo para a perda de peso e melhora a glicemia. As vitaminas presentes, atuam como antioxidantes, prevenindo o envelhecimento”. O valor energético do ovo caipira é, em média, 70 kcal.
Ovo caipira: as galinhas podem ser confinadas em gaiolas, entretanto, é obrigatório ter pelo menos 3 metros quadrados de pasto para cada ave. Além disso, para ser considerado ovo caipira, as galinhas devem ser alimentadas com dietas exclusivamente de origem vegetal, sem pigmentos artificiais na ração.
Há muitos ovos marrons que são produzidos por galinhas de granja. A cor está relacionada meramente à raça da galinha, não à sua criação. Os ovos caipiras, na verdade, são um pouco menores, têm a casca mais grossa e uma gema mais escura, com um alaranjado forte.
"Galinhas poedeiras, também chamadas de galinhas de postura, são aquelas destinadas exclusivamente à produção de ovos. Portanto, em granjas de galinhas poedeiras, a presença do macho é dispensável", explica Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Galinhas Poedeiras: Produção e Comercialização de Ovos.