Alinhamento e balanceamento preço: quanto custa? Os preços variam muito entre oficinas e regiões. A média geralmente fica entre R$100 e R$250 nas principais capitais do país. O modelo do carro também pode interferir no valor, então, vale pesquisar entre as oficinas de confiança antes de fechar o negócio.
Quanto custa alinhamento e balanceamento de 4 rodas?
O valor do alinhamento e balanceamento pode variar bastante de acordo com a oficina mecânica, região e modelo do veículo. No entanto, o serviço de alinhamento e balanceamento pode custar, em média, entre R$80 e R$250.
Sempre que houver substituição ou conserto nos pneus; Se o veículo apresentar vibrações no volante; Sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante, como pastilhas de freio, rolamento da roda e peças da suspensão; A cada 10 mil quilômetros rodados.
O serviço de alinhamento e balanceamento, comumente feito em conjunto, custa em média entre R$80,00 e R$300,00. Os valores podem variar por localidade e entre oficinas, além dos métodos e equipamentos utilizados. O tempo para fazer o alinhamento e balanceamento leva, em média, 1 hora.
Veículos com problemas de alinhamento ou balanceamento de rodas não só causam desgaste irregular nos pneus (causa raiz número um dos casos de desgaste irregular), mas comprometem o conforto da viagem e a segurança. Dependendo da severidade do caso, outros componentes da suspensão podem sofrer desgaste prematuro também.
Quando devo balancear as rodas do carro? Se você trocou os pneus ou fez rodízio, é necessário balancear as quatro rodas. Queda em buracos também podem contribuir para deformações e variações na borracha. Outra indicação é se o automóvel apresenta trepidação fora do normal acima de 30 km/h.
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
Para o balanceamento, o principal sinal de um problema é trepidação no volante. É o que explica o diretor da SAE Brasil, Francisco Satkunas. “Em velocidades acima de 50 km/h, o volante começa a vibrar e isso vai aumentando se o motorista acelerar mais. Este pode ser um sinal que é preciso fazer um balanceamento”.
Para se ter uma base, o preço médio do serviço de alinhamento e balanceamento gira entre R$80,00 e R$250,00. Como o preço é variável, é importante que você faça uma pesquisa entre as oficinas mais próximas antes da manutenção.
A cambagem é um termo comumente utilizado na área automotiva, que se refere ao ajuste da inclinação vertical das rodas de um veículo em relação à superfície, quando visto o automóvel de frente.
Assim, o serviço de alinhamento e balanceamento de pneus pode custar entre R$ 100 e R$ 300, dependendo do tipo de veículo e também de onde o serviço será feito.
Qual fazer primeiro, alinhamento ou balanceamento?
É importante ressaltar que não se faz balanceamento sem primeiro fazer o alinhamento do veículo. O correto é fazer o balanceamento a cada 10 mil quilômetros rodados.
Quando fazer a cambagem? É indicado verificar a necessidade do serviço de cambagem, pelo menos, a cada 10 mil ou 15 mil km rodados. Essa verificação é chamada manutenção preventiva, que antecipa possíveis problemas e garante o bom funcionamento do sistema de suspensão do veículo.
Um carro desalinhado e desbalanceado tem sua estabilidade comprometida, consome mais combustível e corre maior risco de se envolver em acidentes de trânsito, especialmente em condições adversas de pista.
Não é preciso balancear todas as vezes em que o carro é alinhando. O balanceamento das rodas não está ligado ao alinhamento. A prática deve ser realizada quando o volante estiver vibrando, duro demais, quando o motorista fizer a troca dos pneus ou quando a quilometragem estipulada para ela for alcançada.
Caso o veículo apresente desalinhamento pode ocorrer vibrações, desalinhamento da direção, maior consumo de combustível e desgaste prematuro de buchas, coxins e batentes.
É melhor colocar os pneus novos na frente ou atrás?
O senso comum nos faz acreditar que as rodas dianteiras merecem os pneus mais novos e não os mais gastos. Afinal, na maioria dos carros a tração está nas rodas dianteiras, tem o peso do motor, maior carga de frenagem. E lá atrás, a vida dos pneus é mais tranquila. Mas o correto é colocar o par novo nas rodas traseiras.
Os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste. A maioria dos automóveis tem a tração transmitida para a parte da frente, aumentando o uso deles. Além disso, essas rodas são responsáveis pela direção nas curvas e recebem a força da frenagem, o que explica a sua maior deterioração.
Embora a cambagem não seja uma prática recomendada pelos fabricantes de veículos, ela pode ser indicada em situações específicas. Por exemplo, se o automóvel sofreu algum tipo de dano no conjunto de suspensão e está fora do ângulo ideal – esta situação pode causar desgaste irregular dos pneus.