O que acontece se não limpar o sistema de arrefecimento?
Isso causa vazamentos e afeta diretamente a eficiência das peças e do motor, levando a falhas e a superaquecimento. Portanto, a limpeza do arrefecimento deve ser feita também para prevenir o desgaste das peças que compõem o sistema, como a bomba d'água, o radiador e componentes metálicos.
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Como é feita a limpeza do sistema de arrefecimento?
Encher o sistema com água corrente e pôr o motor em marcha lenta uns 10 minutos. Apagá-lo e esvaziar todo o sistema desligando a mangueira inferior do radiador. Repetir este passo até que o água saia completamente limpa.
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Quanto custa, em média, a manutenção do sistema de arrefecimento? Em média, o líquido (aditivo + água desmineralizada) custa R$ 45. Um carro pode precisar de cinco a nove litros para completar todo o sistema, dependendo do modelo. Já as demais peças têm preços variados.
O que é bom para limpar o sistema de arrefecimento?
Utilize um detergente de radiador
Se você optar por usar um produto de limpeza comercial ou um detergente de radiador, siga as instruções do rótulo do produto. Geralmente, você adicionará o produto ao sistema de arrefecimento e seguirá um procedimento de lavagem específico.
Isso é resultado da ação dos minerais presentes na água em contato com os componentes do sistema. Essa água enferruja em cria uma crosta de ferrugem e ressecamento nos mangotes do sistema de arrefecimento fazendo com que aconteça vazamentos ou até o superaquecimento do motor.
A principal função do aditivo para radiador, além de manter a temperatura sob controle, é elevar o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento e diminuir o ponto de congelamento, preservando assim, o sistema contra corrosão, superaquecimento e congelamento. Quando devo completar a água do radiador?
Quando está na hora de fazer a troca do fluido de arrefecimento, é necessário comprar o líquido, que custa em média R$ 45 e pagar a mão-de-obra, que pode variar dependendo do lugar.
Para saber se a água do radiador está circulando, é recomendado que você faça a observação visual. Para isso, basta aguardar o motor esfriar depois de desligá-lo, abrir o capô, encontrar as mangueiras conectadas ao componente, ligar o motor e conferir se há um fluxo de líquido constante.
Não existe uma regra para a escolha das cores usadas na fabricação do líquido de arrefecimento. Entretanto, no mercado automotivo foi convencionado o uso das tonalidades verde para aditivos inorgânicos e vermelha ou rosa para aditivos orgânicos.
Como saber se o líquido de arrefecimento está ruim?
Se você notar manchas ou poças de líquido de arrefecimento sob o veículo estacionado, é um sinal claro de vazamento. Além disso, um nível baixo constante de líquido no reservatório também pode indicar vazamentos. Eles devem ser corrigidos o mais rápido possível para evitar danos ao motor.
O que acontece se encher muito o reservatório de água?
Caso a água esteja acima do nível máximo, o sistema de arrefecimento vai ficar sob pressão excessiva, assim a água vai vazar pelas tampas ou pelas mangueiras. Isso pode levar à corrosão dos componentes metálicos do sistema de arrefecimento, como o radiador, a bomba d'água e o termostato.
Destilação: Um método tradicional para obter água desmineralizada é a destilação. Neste processo, a água é fervida, o vapor é coletado e depois condensado, deixando para trás os minerais e impurezas. Embora seja eficaz, a destilação pode ser demorada e requer equipamentos específicos.
A melhor prática é sempre utilizar água desmineralizada ou destilada, combinada com o aditivo recomendado pelo fabricante do veículo, para garantir o funcionamento eficiente e a longevidade do sistema de arrefecimento.
O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo própria para utilização no sistema de arrefecimento. A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.