Diferentemente do cartaz, o lambe-lambe não possui um padrão de funções a ser seguido para que atinja seus públicos ou, até mesmo, como é o caso encontrado em nossa análise os lambe-lambes são utilizados apenas a divulgação de suas próprias ideias.
O QUE é? Pôster lambe-lambe, OU poster-bomber, é um pôster artístico de tamanho variado que é colado em espaços públicos. Podem ser pintados individualmente com tinta látex, spray ou guache. Quando feitos em série sua reprodução pode ser através de foto copiadoras ou silkscreen.
Uma dica rápida: Misturar cola branca com pva à colas caseiras (base de farinha) é uma boa solução e mantém o seu lambe colado e firme. Existem as opções mais baratas e totalmente caseiras: as colas de farinha, polvilho azedo e soda cáustica.
O papel seda é uma excelente opção para lambes manuais e em serigrafia também. Ele pode ser encontrado colorido ou transparente. É um papel extremamente leve (em média 18g) e super fácil de colar.
Muita gente ainda desconhece, mas colar propaganda em postes de iluminação, muros, lixeiras, árvores, pontos de ônibus é crime. Mesmo assim é muito comum encontrarmos cartazes pregados em toda a cidade. Esse tipo de publicidade é proibido por provocar a poluição visual e a multa pode variar de acordo com a gravidade.
O lambe manual tem o seu significado no próprio nome: é aquele feito manualmente. Seja com a mistura de látex e pigmento xadrez (como no exemplo da foto), por meio de marcadores, tinta acrílica.
Os lambe-lambes abraçam uma variedade de temas, desde manifestações políticas e sociais até arte urbana, poesia, eventos culturais e divulgação de serviços.
Coloque a cola na bandeja para tinta. Faça uma mistura de uma parte de cola branca com duas partes de água. 2- Aplique a cola diluída direto na parede com a ajuda do rolo de pintura e da escada, na sequência cole os cartazes em cima. Não passe a cola diretamente no cartaz, pois o papel é muito fino e pode rasgar.
Os lambe-lambes, como ficaram conhecidos, surgiram na cidade, no início do século XX. Eram fotógrafos que utilizavam uma máquina com o laboratório acoplado, o que lhes permitia revelar instantaneamente as fotografias tiradas nos jardins e praças.
Segundo as novas regras, fica totalmente proibida, por exemplo, a colocação de peças de propaganda em ruas, parques, praças, postes, torres, viadutos, túneis, faixas acopladas à sinalização de trânsito, laterais de prédios sem janelas e topos de edifícios.
É crime colar panfleto? Artigo 1º - A colocação de cartazes ou qualquer tipo de propaganda, bem como a inscrição, desenho ou pintura empregando- se qualquer tipo de tinta, pichecal ou produtos semelhantes em bens públicos, sem a devida autorização, constituem também, infrações administrativas.
Caso queira remover lambe-lambes que estão aplicados na parede há muito tempo, precisa utilizar água quente e uma esponja e esfregar com a parte áspera. Pode demorar um pouquinho, mas vai sair tudo. Caso fiquei algum resíduo, pode tirar com uma espátula.
O nome vem da forma de fixação dos cartazes, que eram “lambidos” com generosas pinceladas de uma cola a base de água e farinha. No Brasil, os posters lambe-lambe foram introduzidos por imigrantes europeus, no final do século XIX.
O Lambe Lambe é um drinque natural de fruta que passa por uma técnica de fermentação específica, a qual utiliza álcool de cereais para garantir um paladar suave. O processo inicial é similar ao do vinho, mas com algumas especificidades desenvolvidas pela companhia.
A cola de farinha de trigo, assim como a de polvilho, é fácil e barata de fazer, e por isso é uma das colas mais usadas para colagem de cartazes e lambe-lambe. O ideal é passar uma camada de cola na superfície onde o cartaz será colado, e, colocado o cartaz, passar outra camada sobre todo o papel.
O lambe-lambe, geralmente, é impresso em papel de baixa gramatura como o sulfite ou couché e pode ser aplicado diretamente nas paredes, portas, painéis de madeira ou até no drywall. “A superfície não precisa passar por um tratamento específico, sendo lisa e com poucas imperfeições é fácil a aplicação.
O lambe-lambe hoje faz parte do contexto da Arte Urbana Brasileira. É uma técnica bastante utilizada por ser barata e democrática, basta apenas um pincel e um tubo de cola branca - ou cola caseira, para se conseguir passar uma mensagem de forma direta e abrangente.