Os pneus, que apesar de parecerem não têm nada de simples, também não ficam baratos, já que, atualmente, o jogo custa 2,4 mil euros (R$ 12,1 mil). O halo, componente fundamental para a segurança dos pilotos que parece uma alça de chinelo, também pesa no bolso das equipes: 15 mil euros (R$ 75,9 mil).
O site F1 Authentics (vinculado à própria F1) vende carros antigos – e você pode comprar uma BRM P180 de 1972 por “apenas” 67 mil libras, ou R$ 485 mil.
Vale adiantar que somente o motor custa a bagatela de 10,5 milhões de euros. Que o automobilismo é um esporte caro todos sabem, mas você sabe quanto uma equipe precisa investir na construção de um carro da Formula 1?
Segundo o portal F1 Mania, com informações do site suíço Blick.ch, ao todo o prêmio chega a US$ 1,2 bilhão (aproximadamente R$ 6 bilhões), que são distribuídos entre o piloto campeão e funcionários da equipe vencedora.
Max Verstappen (Red Bull): US$ 55 milhões. Lewis Hamilton (Mercedes): US$ 35 milhões. Charles Leclerc (Ferrari): US$ 24 milhões. Lando Norris (McLaren): US$ 20 milhões.
O veículo que tiver alterada qualquer de suas características para competição ou finalidade análoga só poderá circular nas vias públicas com licença especial da autoridade de trânsito, em itinerário e horário fixados.”
Sendo assim, um automóvel desta categoria atinge uma velocidade máxima de 329 km/h. Em 2016, Valtteri Bottas - que atualmente está na Alfa Romeo e nesta época er era piloto da Williams - atingiu 378km/h na reta dos boxes na classificação em Baku, no Azerbaijão.
Portanto, partindo do pressuposto de que as equipes gastem o máximo permitido pela FIA durante a temporada, além dos gastos referentes às taxas para participar da competição, podemos concluir que as equipes desembolsam, em média, de 150 até 160 milhões de dólares, algo perto de 800 milhões de reais.
Para desenvolver os veículos, as equipes investem muito dinheiro. Não à toa esses carros estão entre os mais caros do mundo. E, afinal, quanto custa um carro de Fórmula 1? O preço pode variar de cerca de US$ 5 milhões (R$ 24, 7 milhões) a mais de US$ 20 milhões (quase R$ 100 milhões), segundo o site "F1 Chronicle".
Graças a estas evoluções, hoje o motor pode rodar 2.500 km sem nenhuma perda de potência. Antes, era comum uma vida útil de 350 km para um motor. Multiplicamos esta distância por sete em menos de 12 anos.
Só serão aceitas no autódromo embalagens de protetor solar de no máximo 100 ml. Embalagens de tamanho superior não poderão entrar. Será proibido, ainda, o ingresso de bandeirões, pau de selfie, jornais e revistas, além de caixas de isopor ou objetos semelhantes, latas ou garrafas.
Eles não revelam os números, mas um mecânico-chefe pode ganhar mais de US$ 60 mil por ano (o equivalente a quase 350 mil reais). "Quanto mais você progride em sua carreira, mais responsabilidade você assume e mais remuneração você recebe", diz Matt Scott com um sorriso no rosto.
Também na Red Bull os pilotos recebem o mesmo salário. Sebastian Vettel e Mark Webber ganham US$ 12,3 milhões, o mesmo que Felipe Massa (Ferrari) e Nico Rosberg (Mercedes-Benz).
Porém, o mais interessante é analisar o caso do pneu. Segundo os dados, são usados 33.200 por temporada (todas as equipes). Considerando que cada jogo de pneus custa US$ 25 mil (R$ 60 mil), o valor total corresponde a US$ 207.500.000 — ou mais de R$ 490 milhões!
Motor / Unidade de potência: $7.000. 000 – $10.000. 000 A unidade de potência híbrida, que combina um motor V6 turbo de 1,6 litros com o MGU-K e o MGU-H, é um dos componentes mais caros de um carro de F1.
A venda será limitada a dois ingressos por cpf. O Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 – 2024 acontece nos dias 1, 2 e 3 de novembro, no autódromo de Interlagos. No dia 9 de novembro, ao meio-dia, a venda abre com exclusividade para clientes American Express.