Os preços públicos sugeridos na ocasião do lançamento da XRE 300 2022 eram de R$ 20.390 (XRE 300 ABS) e R$ 20.890 (XRE 300 Adventure/XRE 300 Rally), com base no estado no Distrito Federal e não inclusas as despesas de frete e seguro.
A Honda revelou a nova XRE 300 Sahara 2024 ainda em novembro do ano passado. Em breve, o Motor1.com Brasil irá andar na moto e ver como que é a sucessora da XRE 300.
O modelo vai custar a partir de R$ 27.090 na versão standard. Entretanto, vale lembrar que se trata do preço público sugerido e, portanto, não inclui despesas como frete e seguro.
A nova Sahara 300 é vendida em três versões: Standard (nas cores cinza metálica e preta, com preço sugerido de R$ 27.090) Rally (nas cores vermelha, preta e branca, por R$ 27.690) e Adventure (na cor bege metálica, com preço inicial de R$ 28.650).
A nova linha XRE 190 2025 chega em todas as concessionárias da marca em outubro. O preço sugerido com base São Paulo é de R$ 22.060,00 para a versão standard (cores vermelho perolizado, azul metálico fosco) - já a versão Adventure conta com a cor cinza perolizado além de grafismos exclusivos por R$ 22.496,00.
Mais completa e equipada, a versão topo de linha tem preço sugerido de R$ 28.650. Nesta nova geração da XRE 300, a Honda criou uma série de acessórios originais que oferece a possibilidade de personalizar a Sahara 300 e elevar o grau de proteção e versatilidade da moto trail.
A velocidade máxima no painel fica em 145 km/h. Montado sobre um chassi do tipo berço semiduplo em aço, o conjunto de suspensões da unidade testada mostraram-se bem equilibradas.
A linha 2023 da Honda XRE 300 havia sido apresentada em outubro do ano passado. No lançamento, a moto custava entre R$ 23.810 para a versão ABS, enquanto as Rally e Adventure ABS custavam então R$ 24.350.
Seu câmbio tem 6 velocidades e a embreagem tem assistência para o acionamento e sistema deslizante para evitar o travamento da roda traseira em reduções. A XRE 300 atual usa um motor monocilíndrico de 291,6 cm³ flex arrefecido a ar com injeção eletrônica.
O motor flex de um cilindro e de 291,6 cc consegue desenvolver boa velocidade na estrada e economia para quem roda no uso urbano. Ela chega a fazer tranquilamente 30 km/l com gasolina. O piloto pode controlar o consumo pelo painel digital. Se caprichar no controle, ela supera 35 km/l.
Na estrada, o consumo no painel caiu para 33,1 km/litro. Como o tanque tem a mesma capacidade do modelo anterior (13,8 litros), a autonomia chega a 400 quilômetros – uma boa marca para quem pretende viajar com o modelo. Entretanto, a velocidade final da nova Sahara 300 ficou em 137 km/h (no painel).
Modelo que irá substituir a XRE 300 terá câmbio de seis marchas, embreagem deslizante e tomada USB-C. Um dos lançamentos mais aguardados de 2023, a nova XRE 300 Sahara, finalmente, foi confirmada pela Honda.
A Sahara 300 é um quilo mais leve (nas versões ABS e Rally) que a XRE 300 2023. Isso dá uma equilibrada na diferença de potência, pois o peso-potência da XRE 300 era 6,2 cv para cada quilo e na Sahara 300 é 6,3 cv/kg. Uma diferença de apenas 0,1 cv/kg. Isso deve ser bem difícil de notar pilotando.
O novo modelo trail, que irá substituir a XRE 300, uma das motos de maior sucesso da fabricante no País, só deve chegar às lojas, porém, no início de 2024.
A suspensão dianteira telescópica, com tubos de 41 mm Ø, permite 245 mm de curso à roda, que tem aro de alumínio de 21 polegadas e é calçada com pneu medida 90/90. Na traseira, o destaque vai para a nova balança de suspensão de alumínio, também derivada da CRF 250F.
O consumo é razoável. Em uma unidade praticamente zero, portanto não amaciada, a XRE 190 rodou em média 31,2 km/litro – variando entre 29 km/l e 33,5 km/litro.
A XRE 190 2025 tem duas versões, uma a mais que o modelo 2024. O preço anterior era de R$ 20.770, agora está R$ 1.290 mais caro desde a versão de entrada: XRE 190: R$ 22.060 (sem frete) XRE 190 Adventure: R$ 22.496 (sem frete)