"No 4G, quando é muito boa a latência, ela é de 50 a 70 milissegundos. No 5G, pode ficar de 1 a 5 milissegundos. Estamos falando em reduzir numa ordem de 10 vezes o tempo que uma informação leva para percorrer a rede", disse Capdeville.
A estimativa é que o 5G no Brasil esteja disponível nas principais capitais até julho de 2022. Está previsto que essa tecnologia vai cobrir todo o território nacional em julho de 2029.
Na média de 5 a 7GB são o suficiente. Não uso Facebook, Instagram nem Tiktok. Minha franquia é gasta basicamente em WhatsApp, navegação na web (bastante uso) e um ou outro vídeo no YouTube. Vale notar também que quando em casa uso o Wi-Fi.
É pura matemática, você tem uma quantidade de 5 GB para usar como tráfego de dados, seja para upload como para download, e lhe fornecem uma velocidade média de 5 Mb/s, caso você baixe essa quantidade de dados de forma ininterrupta, sempre no máximo da velocidade fornecida, ela terminaria em 8.589 segundos, ou seja, 2 ...
10GB de internet dura quanto tempo? Normalmente, 10GB de internet dura um mês. Isso considerando um uso intenso somente de redes sociais. Ou seja, é possível durar o mês todo caso você não utilize apps de vídeos com frequência.
A velocidade de internet ideal para assistir a streamings fica em torno de 5 MBps, que permite que você assista a séries e filmes em alta definição sem problema algum.
Uso de dados móveis por pessoa já passa dos 10GB ao mês, segundo pesquisa. Um relatório de pesquisa realizada recentemente pela Ericsson informa que o uso de dados em conexões da rede móvel já supera a média de 10GB ao mês por celular – ou seja – por pessoa.
A tecnologia principal tinha uma velocidade máxima de dezenas de Gbit/s (gigabits por segundo). Em teste, as velocidades de transferência para tal rede "5G" enviaram dados a cerca de 1.056 Gbit/s a uma distância de até 2 quilômetros com o uso de um MIMO 8×8.
Qual é o custo médio da internet 5G? Para os padrões brasileiros, a conexão 5G ainda é relativamente cara, o que não chega a surpreender, considerando ser essa uma tecnologia recente. Há operadoras oferecendo pacotes de dados móveis entre 200 GB e 400 GB a valores na faixa de R$ 199,90 a R$ 399,99.
Por fim, a velocidade de conexão talvez seja a diferença mais impressionante: Enquanto a tecnologia de 4G+ mais avançada alcança até 450 Mbps em alguns locais específicos (e em média apenas 100 Mpbs), o 5G promete entregar de 10 a 20 Gbps. Até 10 vezes mais rápido que a média do 4G atual!
Pode usar 1 GB ou mais a cada 20 minutos, dependendo do aparelho e da velocidade da rede. Recomendado apenas se você tiver um plano de dados ilimitado.
Por isso, uma velocidade de 500 Kbps é suficiente para navegar nos mais diversos sites, redes sociais, mandar e-mail e até fazer chamadas de voz. Se você gosta de checar redes sociais, assistir vídeos ou postar fotos, uma velocidade de 3 Mbps a 5 Mbps garante com que você possa navegar tranquilamente, sem interrupções.
Então, se você escuta falar em “conexão de 5 megas”, saiba que se trata de uma conexão de 5 Mbps (5 megabits por segundo), o que significa que a rede em questão é capaz de mover 5 milhões de bits em um segundo.
1. YouTube. A plataforma de vídeos ocupa o primeiro lugar da lista quanto o assunto é consumo de dados móveis. Se você tem o hábito de utilizar canais de vídeos a todo momento, fique atento quando estiver sem Wi-Fi.
Por exemplo, para você assistir filmes no NETFLIX, recomendamos que sua conexão seja de no mínimo 2 Mega, mas idealmente acima de 10 Mega. E a cada 1 hora de filme HD que você assistir, você irá consumir da sua franquia de internet cerca de 3 GB.