Caso seja o de 4% (mais comum uso adulto) - 1 gota = 1 mg, portanto 10 gotas substituem 1 comprimido de 10 mg. Se for o infantil ou de 1% - 1 gota = 0,25 mg, assim 40 gotas equivalem a 1 comprimido de 10 mg.
Cada 20 gotas de um medicamento correspondem ao equivalente de 1 mL. No rótulo desse medicamento, há a indicação de que o princípio ativo tem uma concentração de 2,5 mg/mL, ou seja, cada 1 mL do medicamento contém 2,5 mg de princípio ativo.
Existem outras variáveis da fórmula que devem ser consideradas, principalmente quando o médico prescreve em volume/minuto. Nesse caso, a fórmula mais adequada é: Número de gotas/min = volume x 20 / valor em minutos.
Depende da densidade da substância, por exemplo, se forem 5 g de água teremos 5 mL. A unidade dessa medida física, no Sistema Internacional de Unidades, é o quilograma por metro cúbico (kg/m³). Porém, os mais utilizados são g/cm³ e o g/mL. Assim, se forem 5 g de água teremos 5 mL.
Cinco gotas equivalem a cerca de 0,6mg da substância. Existem comprimidos de 0,25mg, 0,5mg e de 2mg. Então dependerá de qual das apresentações vc está perguntando. Se for o de 0,25mg, seria equivalente a 2 comprimidos dele.
1 mg não pode ser diretamente convertido em ml, pois a relação entre miligramas (mg) e mililitros (ml) depende da densidade do material em questão. A relação entre mg e ml é estabelecida através da densidade do material. Em medicina, por exemplo, frequentemente, assume-se que 1 ml de água é equivalente a 1 mg.
Como geralmente 20 gotas equivalem a 1 ml, fiquei na dúvida em calcular a conversão para saber quantas gotas seriam equivalentes a 5 mg ? Se cada gota possui 0,05 ml, 20 gotas = 20 x 0,05 ml = 1 ml.
Depende de quantas miligramas é o rivotril que está tomando. Mas a cada 20 gts tem 2,5mg, fazendo uma regra de três simples, a cada 4 gotas é equivalente a um comprimido de 0,5 mg e 16 gts á um comprimido de 2mg.