Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a reserva não é um pequeno tanque dentro do veículo: ela é a quantidade mínima de combustível estipulada pelo fabricante, podendo variar de acordo com o modelo do carro. No geral, a reserva tem entre 3 a 10 litros de combustível.
Assim, a quantidade de gasolina que um carro tem na reserva costuma girar entre 5 e 10 litros, conforme o tamanho dele. É importante explicar que, apesar do nome “reserva”, não se trata de um segundo tanque, menor, dentro do principal.
De forma geral, é comum que a reserva do tanque varie entre 4 e 10 litros. É importante ressaltar que carros menores e mais econômicos costumam ter uma reserva menor em comparação com veículos maiores e mais potentes. Em média, essa reserva corresponde a cerca de 10% da capacidade total do tanque.
O Uno 1.0 faz em torno de 10 a 12km/l na cidade com gasolina, ou até mais um pouco. A reserva tem em torno 5 litros (asim que a luz acende). Portanto dá mais ou menos uns 50km.
Regra geral, os veículos de maiores dimensões têm uma reserva de combustível de cerca de 100-120 quilómetros, enquanto os veículos mais pequenos têm uma reserva de cerca de 40-50 quilómetros. Mesmo assim, depois do sinal da reserva se acender, não é recomendável conduzir mais de 50 km.
Requisitos: Ao ser incluído na reserva, o Reservista permanecerá na disponibilidade por prazo fixado pelas Forças Armadas. Conforme as necessidades de mobilização, atualmente, o prazo é de 5 (cinco) anos.
Para chegar ao resultado, basta dividir quantos quilômetros você deseja rodar pela eficiência energética do carro. Com isso, temos 50 km ÷ 10 km/l = 5 litros. Assim, o carro com uma eficiência energética de 10 km/l precisa de 5 litros para percorrer uma distância de 50 quilômetros.
Depende do veículo mas em média, um 1 litro de gasolina pode percorrer cerca de 10 a 15 km em um veículo de passeio comum. O cálculo do consumo de combustível é uma maneira importante de entender o desempenho do seu veículo e controlar os gastos com combustível.
Quantos km o carro pode rodar na reserva? Na maioria dos casos, é possível que um carro ande pelo menos 10 km na reserva. Contudo, existem alguns fatores que podem alterar essa distância. A forma como o motorista conduz o veículo influencia, e muito, na distância total que o carro pode andar na reserva.
Sobretudo se passar a ser regra e não a exceção. Se acontecer esporadicamente, não há problema, mas se adia frequentemente o abastecimento e circula quase sempre na reserva, pode estar a danificar o seu automóvel. São duas as razões principais que originam problemas: Resíduos e impurezas.
Quanto o motorista não abastece o seu veículo, entra em cena a reserva do tanque: são os litros finais de combustível que tornam possível chegar até o posto mais próximo e abastecer. Assim, podemos dizer que um carro está na reserva quando o combustível está quase no fim.
1 – Quantos litros ainda restam no tanque quando o sinal de reserva de combustível acende? Bom, varia de modelo para modelo de veículo. Mas, a média é que a reserva de combustível seja entre cinco e oito litros.
Quantos litros de gasolina precisa para sair da reserva?
Em geral, existe um padrão dos veículos que indica que a luz de reserva deve acender no painel quando o combustível estiver abaixo de 10% da capacidade do tanque. Portanto, se o tanque for de 60 litros, a luz do painel deve aparecer quando o combustível estiver abaixo de 6 litros.
Por isso, se você souber a quantidade de litros da reserva poderá ter uma ideia de quantos quilômetros pode percorrer com base no consumo do seu automóvel. Em um cálculo conservador, levando em conta um carro pequeno com 5 litros na reserva, é possível rodar 50 quilômetros (10 quilômetros por litro).
Por exemplo, se o automóvel percorreu um trajeto de 100 quilômetros e precisou de 8 litros de combustível, isso quer dizer que a média de consumo é de 12,5 km/l.
Alguns estudos apontam que é possível andar cerca de 10km com seu veículo na reserva, no entanto é aconselhado que evite andar com o carro ou moto nessa condição.
O levantamento feito pela Webmotors apontou que o tanque médio de um carro de passeio com motor à combustão no Brasil (etanol, diesel ou gasolina) é de 55 litros.
Porém, tendo isso em mente, o blog criou uma tabela com detalhes sobre quantos quilômetros vários veículos conseguem fazer com a reserva de acordo com o consumo médio dos modelos. A tabela demonstra que é possível trafegar de 48 a 160 km na reserva dependendo do modelo do carro.
O padrão recomendado geralmente varia de três a seis meses de despesas, mas isso pode variar dependendo da situação financeira pessoal e profissional da pessoa. Um autônomo, por exemplo, deve ter uma reserva mais robusta, variando de seis a doze meses de seu custo mensal.