“O normal seria não baixar nunca. Mas há sistemas que tem pequena perda por evaporação, o que podemos considerar comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml em uma semana”, diz.
Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.
Após entender ser preciso usar água mais o fluido, o motorista deve considerar a quilometragem rodada ou os meses e se atentar a troca. Recomendamos a substituição do fluído a cada 30 mil km para sistemas comprometidos ou sempre a cada 6 meses, conforme as condições que se encontra o sistema.
Lembre-se : Se o nível da água estiver baixando com frequência, é sinal de vazamento no sistema. Recomendamos que seja feita uma revisão por um especialista.
Geralmente, é um recipiente de plástico transparente instalado perto do radiador. O nível do líquido de arrefecimento deve estar entre as marcas de “mínimo” e “máximo” no reservatório.
É normal BAIXAR ÁGUA do reservatório do radiador? ÁGUA do RADIADOR BAIXANDO RAPIDO? SEM VAZAMENTO?
Quando devo completar a água do radiador?
Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos.
O que acontece se colocar água demais no reservatório do carro?
O problema é tão grave que o superaquecimento do carro pode até mesmo dar perda total no motor. Para entender melhor, o sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de 90 °C, com a água retirando o calor do motor e levando-o até o radiador.
Baixar um pouco o nível do líquido de arrefecimento, a “água do radiador”, é normal. O que ée rrado comum é você completar com água. Dizem alguns: “mas eu só completo com água desmineralizada, aí eu fico tranquilo”.
Isso ocorre porque o motor fica operando em altas temperaturas por períodos prolongados, levando à evaporação mais rápida do líquido de arrefecimento. Algo que pode ser mais perceptível em sistemas de refrigeração com menor capacidade de reservatório, exigindo que você reabasteça o mesmo com uma frequência maior.
O que acontece se andar com pouca água no radiador?
Desgaste prematuro das peças: O superaquecimento frequente do motor devido à falta de água no radiador pode levar ao desgaste prematuro de peças. Como, por exemplo, juntas, selantes e mangueiras do sistema de arrefecimento. Esses danos podem levar a vazamentos e falhas no sistema.
“O normal seria não baixar nunca. Mas há sistemas que tem pequena perda por evaporação, o que podemos considerar comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml em uma semana”, diz.
Qual a maneira correta de colocar água no radiador?
Com o motor do automóvel frio (ou seja, não faça logo após desligá-lo), abra o capô do carro. Localize o reservatório de água do radiador, que geralmente fica à direita. Observe o nível de água e, se necessário, complete até o limite indicado usando um funil. Para isso, desenrosque a tampa e coloque a água aditivada.
Quanto tempo posso andar com o carro sem água no radiador?
Antes de abrir o reservatório, ao perceber que está seco, é obrigatório que você desligue o carro e aguarde aproximadamente 15 minutos. Se isso não for feito e você abrir o compartimento antes, a água quente pode ser lançada contra o seu corpo, por conta da pressão, causando queimaduras graves.
Como saber se a água está vazando pela junta do cabeçote?
O teste é simples. Basta colocar o testador no radiador quando este estiver fechado. Logo depois, é preciso inserir um líquido azul. Com o carro ligado, verifique a cor do líquido: se ele ficar amarelo, isso é um sintoma de que a junta do cabeçote queimou.
Em suma, se você completar o reservatório do sistema de arrefecimento só com água da torneira terá um belíssimo superaquecimento. Por conseguinte, fatalmente terá uma gloriosa dor de cabeça. Além disso, o aditivo serve também para evitar processo corrosivo. Sem ele, componentes metálicos ficam sujeitos ao efeito.
É normal que o fluido do sistema de arrefecimento fique baixo. No entanto, é importante diferenciar a perda normal de vazamento, já que na maior parte dos carros é tolerada uma pequena baixa do nível, pois existem alguns sistemas que possuem perda por evaporação.
É importante frisar que, de acordo com os fabricantes, em média 200 ml por semana são perdidos dos sistemas de refrigeração líquida dos carros, devendo-se sempre completar quando o nível estiver abaixo do mínimo.
Se o nível de água no radiador está constantemente baixo, isso pode indicar um vazamento no sistema de arrefecimento. Nesse caso, é importante levar o veículo a um mecânico para identificar e corrigir o problema antes que danos maiores ocorram ao motor.
Um dos motivos mais óbvios para a água do radiador baixando rapidamente é um vazamento. Por mais que esse escoamento não seja visível à primeira análise, ele pode significar problemas em componentes mais internos (e escondidos) do veículo.
A quantidade de líquido de arrefecimento deve ficar entre as duas marcas. Abaixo do mínimo, pode faltar. Acima do máximo também causa problemas. Não é normal baixar o líquido frequentemente, principalmente nos carros com o sistema selado (a maioria que está nas ruas hoje).
Entre as desonestidades, a mais recente é a do líquido de arrefecimento, que se verifica no reservatório transparente de expansão do radiador. Ele deve ser substituído, em geral, a cada dois anos – confira no manual.
Válvula termostática ou bomba d'água: Às vezes, a perda de água se dá por problemas de vedação. Verifique se existe umidade no exterior dessas peças; Água pingando no chão: quando o vazamento é grande, pode haver muita perda de água. Nesse caso, é mais eficaz procurar o lugar de onde ela sai.
Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.