Há um consenso entre as engenharias das fábricas de que o razoável é baixar um litro cada cinco mil quilômetros. Mas à medida que a quilometragem aumenta, pode haver também um acréscimo nesse consumo de óleo, mas que não deve ser superior a um litro cada mil quilômetros.
Quanto ele pode baixar na vareta? Não existe uma regra, mas há um consenso na indústria automobilística de ser razoável o óleo do motor baixar cerca de um litro a cada 5.000 km em um carro pouco rodado. Se sua quilometragem for elevada, perto de 100 mil km, admite-se um consumo de até um litro por mil quilômetros.
É importante que se espere pelo menos 5 minutos após o motor ter sido desligado para se medir o nível do óleo. Isto porque, neste tempo, o óleo vem descendo das partes mais altas do motor para o cárter e assim podemos ter a medida real do volume do óleo.
Idealmente, o nível de óleo deve ficar na altura da linha superior ou perto dela, embora qualquer nível acima da linha inferior sirva. Se o nível de óleo estiver próximo ou abaixo da marca mínima, trate de completar o óleo imediatamente. Se o nível estiver médio, você pode ou não completar o nível do óleo de motor.
É normal baixar o nível do óleo do motor? Sim, tanto é normal que no motor tem uma vareta que você puxa para verificar o nível e tem as indicações nessa vareta do nível mínimo e do máximo.
A primeira razão é o consumo por evaporação, devido ao fato de o lubrificante trabalhar aquecido. Outra fonte do consumo é por diluição de combustível não queimado, o qual diminui sua viscosidade, permitindo que uma pequena parcela passe para a câmara de combustão e seja queimada.
Dentro dos limites que o fabricante estabelece, é normal haver uma variação no nível do óleo e ser preciso completa-lo. O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor.
Por que andar com óleo abaixo do nível mínimo prejudica o carro? Quando isso acontece, o motor começa a ter pouca lubrificação, gerando desgaste mais rápido dos componentes. Outro problema é um possível superaquecimento, levando-o a fundir.
Como identificar sinais de que o motor está queimando óleo?
Mas existem dois sinais que podem ajudar. O primeiro é quando a fumaça que sai do escapamento começa a ficar azulada. Isso indica que o óleo está sendo queimado, mas ainda em pequenas proporções. O segundo sinal é que o motor começa a ficar fraco, perdendo a força.
Entre eles, destacam-se: Desgaste do motor: com o uso, componentes internos do motor, como anéis de pistão e cilindros, sofrem desgaste, permitindo que o óleo escape para áreas onde não deveria estar. Vedação ineficiente: juntas e retentores desgastados permitem a passagem de óleo, aumentando seu consumo.
Geralmente, é recomendável que troque o óleo a cada seis meses ou 5.000 quilômetros ou 12 meses e 10.000 km. Também é necessário substituir o filtro de óleo, uma vez que ele acumula sujeira que pode contaminar o novo óleo.
O que acontece se colocar mais de 1 litro de óleo no motor?
Conforme o Boris já explicou, o excesso de óleo no motor faz que o virabrequim bata no lubrificante. Isso cria espuma no cárter, que por sua vez é aspirada pelo pescador. Como na espuma há mais ar que óleo, isso causa deficiência na lubrificação do motor.
Certifique-se de que antes de medir o óleo, o carro esteja na horizontal, com o motor parado e frio. Se você verificar o nível do óleo com o motor quente, uma margem de erro pode aparecer na medição do nível, fazendo com que ele marque mais do que realmente existe, devido à expansão dos materiais.
Uma das luzes de alerta mais importante no painel do carro é aquela que mostra a falta de pressão de óleo no sistema de lubrificação do motor. É uma luz, em geral, vermelha, que mostra uma almotolia, aquele instrumento que injeta óleo, que parece um bule de café.
Se o nível de óleo do motor do veículo for baixo, podem ocorrer vários sintomas, como uma luz de aviso no painel de instrumentos, sons do motor mais fortes ou ruidosos que o normal, uma perda de potência do motor ou um aumento do consumo de combustível.
Repare vazamentos de óleo imediatamente: Se você notar vazamentos de óleo, leve o veículo a um mecânico para que o problema seja corrigido imediatamente. Isso ajudará a evitar que o nível de óleo do motor fique baixo.
Se o carro estiver baixando óleo, mas não houver sinais aparentes de vazamento, é sinal de que o lubrificante está sendo queimado durante a combustão. Quando isso ocorre, há maior emissão de fumaça pelo escapamento: daí, vem a expressão de que o veículo está "fumando".
Evite misturar óleos de tipos diferentes (mineral ou sintético) ou completar um óleo antigo com óleo novo; Mantenha o motor sempre regulado e faça a substituição das velas; Faça a substituição do filtro sempre que trocar o óleo; Evite abastecer o veículo com combustível de má qualidade (adulterado).
Pois realmente é um perigo o nível do óleo ficar lá embaixo, porque sua falta pode mesmo fundir o motor. Entretanto, se o óleo do cárter ficar muito acima do indicado pela vareta, quando o eixo virabrequim girar ele vai bater na superfície deste óleo e provocar espuma que nem o aditivo é capaz de evitar.
A frequência ideal para a troca de óleo do carro pode variar dependendo de vários fatores, como o tipo de óleo utilizado, o modelo do veículo e as condições de uso. No entanto, geralmente é recomendado fazer a troca a cada 5 a 10 mil quilômetros percorridos ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro.
Acendeu a luz mas tem óleo no cárter? Como essa luz indica problemas em todo o sistema de lubrificação no motor, ela não acende apenas caso falte óleo. Pode ocorrer dela acionar e a vareta indicar que o nível está normal. Isso pode ser sinal de que a bomba está entupida ou está com algum problema.
É normal vazar óleo do motor? Esse é um problema comum quando se tem um carro. Mas não é normal, e é possível evitar esse problema. Uma dica boa para que você não coloque óleo em excesso é verificar se realmente existe a necessidade de completar o nível do óleo, mas faça isso quando o carro estiver frio.