O manual do usuário da sua moto fornecerá os intervalos de manutenção recomendados, mas como regra geral: O óleo mineral deve ser trocado a cada 3.000 a 4.000 quilômetros. O óleo semissintético deve ser trocado a cada 5.000 a 7.000 quilômetros. O óleo sintético deve ser trocado a cada 7.000 a 10.000 quilômetros.
Alexandre aproveita para alertar os motociclistas: “mesmo que a troca seja recomendada a cada 3000 km o motociclista precisa verificar o nível de óleo periodicamente e, se necessário for, completar com o mesmo óleo utilizado”.
Após sair da embalagem, ele dura seis meses. Mesmo que a moto não rode a quilometragem indicada, depois desse período o óleo deve ser substituído. Trocar o óleo toda semana ou a cada 1.000 km, além de jogar dinheiro fora e fazer mal para a moto, gera resíduos desnecessários para o meio ambiente.
A primeira troca de óleo deve ser realizada aos 1.000 km, e isso vale para todas as motos. Já as demais trocas são feitas conforme indicado no Manual do Proprietário de cada modelo.
A recomendação de troca a cada 1000 km foi difundida na década de 1980, quando, de fato, os óleos duravam menos. Hoje, assim como as motos, a tecnologia dos óleos evoluiu e o fluído tem maior durabilidade. Agora, a manutenção tem um intervalo maior.
Permitir a presença de óleo vencido no motor gera desgaste prematuro dos seus componentes. Além disso, os problemas tornam-se maiores na medida em que a troca é adiada. Ao ignorar a manutenção preventiva, uma das consequências pode ser a fundição do motor. Aí, a dor de cabeça será das grandes.
Quando fazer a troca de óleo do veículo? A troca de óleo deve ser feita conforme as recomendações do fabricante do veículo. Geralmente, é recomendado trocar o óleo entre 5.000 e 10.000 quilômetros rodados, ou a cada 6 meses.
Alta tecnologia para o seu motor. Na indisponibilidade do óleo genuíno Honda você poderá usar também o óleo recomendado Mobil Super Moto Authen c 10W-30. Verifique o nível de óleo do motor diariamente, antes de pilotar a motocicleta, e adicione se necessário. Consulte a página 58 para mais informações.
Quantos km roda óleo yamalube para a na fazer 250? O Manual da Fazer 250 diz que o óleo deve ser trocado a primeira vez com 1.000km e o restante a cada 5.000km.
Se o motor começa a vibrar muito quando o veículo está em marcha lenta, o óleo pode estar vencido. Isso acontece porque o atrito entre pistões, anéis e marcha aumenta consideravelmente.
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.
Rodar com óleo vencido pode trazer sérios riscos para o motor, como: Desgaste prematuro: o óleo é responsável por lubrificar e proteger as peças do motor. Quando ele está vencido, perde suas propriedades e não consegue mais fazer isso de forma adequada, o que pode causar desgaste prematuro das peças.
Se o nível de óleo estiver bom, você também deve aproveitar para avaliar a condição do óleo. Ele deve estar verde ou amarelo, brilhante e translúcido. Mas se estiver preto ou escuro, é porque o óleo foi queimado e contaminado, o que significa que é preciso trocar imediatamente o óleo do motor.
Se o veículo for usado com óleo insuficiente ou em condições ruins, o motor poderá falhar ou sofrer danos. Utilize o Óleo Pro Honda 10W30 em todas as motocicletas e quadriciclos Honda.
O óleo mineral deve ser trocado a cada 3.000 a 4.000 quilômetros. O óleo semissintético deve ser trocado a cada 5.000 a 7.000 quilômetros. O óleo sintético deve ser trocado a cada 7.000 a 10.000 quilômetros.
O que acontece se passar do tempo de trocar o óleo da moto?
Quando o intervalo de troca é muito grande, os desgastes dos anéis de pistão, do cilindro, da saia, do comando de válvulas e entre outras peças é elevado, danifica os componentes, causa perda de performance e aumento do consumo de combustível, em casos mais graves pode até quebrar uma peça ou travar o motor.
E a última dica para saber se é a hora certa de trocar o óleo, é ver o nível do lubrificante. Fale para seu cliente que o correto é o líquido ficar entre os riscos de mínimo e máximo na vareta de medição, em qualquer ponto. O óleo abaixo do nível interfere na lubrificação do motor e na limpeza do mesmo.