Roda maior é igual a menor aceleração e mais consumo Já os carros comuns, geralmente com motores de 1.0 a 2.0 litros, têm a aceleração prejudicada pelas rodas grandes devido à potência e o torque limitados em comparação com os dos esportivos.
A forma que o combustível é consumido pelo veículo está ligada à força que o motor precisa produzir. Por exemplo, quando um pneu é maior, automaticamente se torna mais pesado e o motor precisa trabalhar mais. Desse jeito, entende-se que há mais queima de combustível.
Quais as vantagens e prejuízos? Dentre as vantagens estão os seguintes aspectos. Primeiro vai melhorar a aderência, principalmente nas curvas, o desgaste vai ser reduzido e a precisão de direção vai melhorar. Já as desvantagens são o aumento de ruídos e também do consumo de combustível.
Para carros de passeio, rodas com aro entre 15 e 17 polegadas são adequadas e oferecem um equilíbrio entre estabilidade e economia de combustível. Além disso, rodas de alumínio são mais leves e criam menos atrito do que rodas de aço.
Ao utilizar rodas maiores você vai impactar a aceleração, velocidade final e a frenagem do seu veículo. Se o seu carro utiliza rodas aro 13 e pneus 175/70 R13 (medida que “combina” com a roda) mas você decide mudar para um aro e pneu maior, você ganharia velocidade final (em teoria), mas perderia aceleração.
Pneu mais largo aumenta consumo? Verdade ou mentira? Descubra!
Quanto maior o aro, maior a velocidade.?
Roda maior é igual a menor aceleração e mais consumo
E existe uma relação para explicar esse efeito: rodas maiores proporcionam menor aceleração e maior velocidade máxima; as menores favorecem a aceleração, mas reduzem a velocidade máxima.
Um pneu do mesmo tamanho vai deformar mais no aro 15 que no 16, pois se tem mais borracha para deformar. O que é vantagem no fora de estrada. A única vantagem real do aro 16 é que se pode usar freios maiores no diametro que não caberiam no aro 15.
Os pneus são responsáveis por cerca de 20% a 30% do consumo de combustível de qualquer tipo de veículo. Por essa razão, ter maior atenção com eles representa também uma alívio no bolso, principalmente em um cenário de aumento da gasolina.
Quais são os melhores pneus para consumo de combustível? Existe um pneu que atualmente se destaca em seu segmento em termos de baixa resistência ao rolamento: o pneu MICHELIN e. PRIMACY. Tecnologia inovadora também significa que este pneu é econômico (oferece um melhor km/l), além de ser um gesto mais sustentável.
Se a ideia é instalar pneus maiores, lembre-se que quanto maior for o pneu, mais pesado ele será e isso faz com que o motor do carro tenha que se esforçar mais para mover o veículo, resultando em maior gasto de combustível.
"De acordo com a Resolução 292 do Contran, está proibido o aumento ou a diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda, bem como o uso de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas", esclarece o especialista.
Quantos aros acima do original é permitido? De acordo com a Associação Latino-Americana de Pneus e Aros (ALAPA), é possível fazer variações de até 3% nas medidas dos pneus. Esse número pode variar de região para região, por isso, é preciso fazer uma consulta local antes de fazer qualquer modificação.
Segundo o Artigo 8º do CTB, fica proibido “o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda”. O que significa que até é possível instalar uma roda maior, desde que ela seja montada em um pneu de perfil mais baixo, de modo que o diâmetro dos dois componentes juntos não seja alterado.
O indicado é passar os dianteiros para a traseira com, no máximo, 10 mil quilômetros e seguir alternando. O dianteiro gasta três vezes mais rápido do que o traseiro, explica Quadrelli. “A diferença de desgaste pode gerar desequilíbrios entre os eixos em termos de dirigibilidade e frenagem, especialmente no molhado.
Trocar, pode, com uma vantagem: o pneu mais alto deixa o carro mais macio, porque ele absorve menos as irregularidades do piso. Mas com duas inconveniências: Em primeiro lugar: quanto mais alto o carro, menos estabilidade.
Normalmente fabricados com compostos especiais de borracha, os pneus de ultra quilometragem entregam grande durabilidade e são os queridinhos de quem quer chegar mais longe.
Qual a melhor calibragem para economizar combustível?
Ele é mais exigido quando os pneus não estão calibrados. Por isso, não judie do seu motor. Quando o pneu está com 5 libras a menos do que o indicado pelo fabricante, por exemplo, o carro gasta 10% mais combustível.
Outro destaque também é que, quanto mais largo, mais pesado é o pneu. Por isso, leve em consideração isso pode ter um consumo maior de combustível em carros com motores menos potentes, uma vez que se exigirá mais da máquina.
A etiqueta mostra neste critério uma graduação de resistência ao rolamento, que vai de “A” até “G”, no qual “A” é o mais eficiente e “G” é o menos eficiente na classe de consumo de combustível. A seta mais escura, neste caso “B”, indica o nível de performance de pneu.
Se os pneus mais altos se encaixam corretamente no veículo e não esfregam na carroceria ou nos componentes da suspensão, eles podem ser usados com segurança. No entanto, pneus mais altos podem alterar a dirigibilidade e a estabilidade do veículo, o que pode aumentar o risco de acidentes em certas situações.
Se você põe um pneu largo demais num automóvel com motor menos potente, como o 1.0, pode acabar gastando um dinheiro a mais com o consumo de combustível dele, já que o motor vai precisar de mais força pra tirar o carro do lugar e isso ainda pode fazer com que ele fique mais lento.
Você só precisa de uma moeda de 1 real, pois a borda amarela da moeda tem aproximadamente 1,6 mm (altura mínima que os sulcos dos pneus devem ter). Para fazer o teste, insira a moeda de um real nos sulcos e, caso a borda dourada fique visível, é sinal de que o pneu precisa ser trocado.
Uma roda maior, com pneu aro 17, pode trazer um visual mais esportivo para seu carro — mas é importante escolher os pneus certos para não comprometer o desempenho. Até alguns anos atrás, a maioria dos carros populares vendidos no Brasil calçavam pequenos pneus aro 13 ou 14.
Sim, é possível trocar pneus de um tamanho por outro. Ou seja, pode utilizar pneus de 1.75/75 caso preferir. No entanto, é essencial ter em mente que todos os pneus do carro devem ser do mesmo tamanho. Isso significa que tanto os pneus dianteiros quanto os traseiros precisam ser da mesma medida.