Quanto maior o TEX, mais grosso é o fio. Um fio com TEX 50 é mais grosso do que um fio com TEX 24, por exemplo. Na prática, é utilizado para comparar a espessura. Se dois fios possuem o mesmo TEX e composição, então têm o mesmo peso e podem ser substituídos um pelo outro.
Tex: é a espessura da linha, quanto maior o TEX, mais grossa é e vice versa. Força: a regra é simples! A linha precisa ser tão forte quanto o tecido, caso contrário ela irá arrebentar.
A área da seção transversal do fio refere-se à espessura ou bitola do fio. Quanto mais grosso for um fio ou quanto menor a bitola, menor será a resistência.
Os cabos de energia são classificados de acordo com suas bitolas, que são representados por números. Quanto menor o número, maior será o calibre do cabo. Por exemplo, um cabo de calibre 10 é menos grosso e pode suportar uma corrente menor do que um cabo de calibre 16.
A Esterlina 8 é mais fina, seu TEX é 140 sendo mais indicada para peças de decoração em crochê e a Linha Esterlina 5 é mais grossa tem o TEX 230 e é indicada também para vestuário e tricô manual.
Usar um cabo de 4mm para uma tomada de 20 amperes pode ser considerado desperdício de recursos, a não ser que o cabo já esteja disponível de uma obra anterior. Deve-se ter cuidado ao inserir um cabo mais grosso na tomada e considerar que este cabo suportaria uma carga maior do que a prevista para a tomada.
Quanto maior o número do fio, mais fino ele é e, portanto, menor é a carga elétrica com que ele pode ser operado naquele circúito. A distância que a corrente elétrica tem de percorrer ao longo do fio, também inflúi no seu dimensionamento (escolha do número), como será visto adiante através de um exemplo numérico.
1,5 mm²: circuitos de iluminação residencial simples. 2,5 mm²: circuitos de iluminação e circuitos de tomadas simples (eletrodomésticos em geral). 4 mm²: circuitos de tomadas simples, de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte.
Em termos simples, a Segunda Lei de Ohm estabelece que a resistência de um corpo depende de sua composição e do seu formato: quanto maior for a espessura de um fio, por exemplo, menor será a sua resistência elétrica.
Ultra GSP é o fio (thread) mais forte do planeta. Com uma força de aço para o seu diâmetro, este fio realmente deixa você colocar pressão nele! Este fio de Gel Spun Polyethylene (GSP) é flexível, ata flat (plano, liso) no anzol e está disponível em uma variedade de cores e diâmetros. Bobina com 50 jardas (45,7 m).
Fabricada em arame galvanizado a fogo com arame mais grosso que as telas de galinheiro tradicionais com galvanização pesada, fio 16 BWG (1,65mm) na malha (buraco) de 70mm.
De uma forma geral, eles variam entre 180 e 1.000 fios. Normalmente, quanto mais fios, melhor a qualidade do tecido. No entanto, isso não significa que roupas de cama com 200 ou 400 fios não tenham uma ótima qualidade, já que também é importante observar os tipos de acabamento e de tratamento dado ao tecido.
Estes tipos de fios e cabos elétricos são utilizados para redes que conduzem cargas de energia em maior quantidade, como em instalações de ar-condicionado, uso de betoneira, bomba de piscina, ligações de iluminação, máquina de solda ou quadro de energia elétrica.
Quanto maior o TEX, mais grosso é o fio. Um fio com TEX 50 é mais grosso do que um fio com TEX 24, por exemplo. Na prática, é utilizado para comparar a espessura. Se dois fios possuem o mesmo TEX e composição, então têm o mesmo peso e podem ser substituídos um pelo outro.