Já a resposta para a segunda pergunta é: sim, fator de proteção solar tem diferença. Quanto mais baixo, menor é o tempo de proteção que o produto concede à pele, ou seja, um filtro com FPS 30 protege a pele da ação dos raios solares por um período 20 vezes menor do que um com fator de proteção 50.
De acordo com o profissional, a principal diferença entre protetor solar fator 30, 50 e 70, está no tempo de proteção e não na qualidade. “Um protetor com FPS30 protege tão bem quanto um protetor com FPS70, porém, por menos tempo”, diz.
Verifique o FPS: O FPS, (Fator de Proteção Solar) indica o nível de proteção contra os raios UVB. Geralmente, um FPS 30 é adequado para uso diário, mas se você estiver sob forte exposição ao sol, pode optar por um FPS mais alto, como FPS 50 ou FPS 60.
Na família de proteção solar, temos: o Protetor Solar Facial FPS 60, o Antioxidante Hidratante FPS 30 e o Protetor Solar Corporal FPS 50. Todos protegem contra a radiação UVA/UVB , mas cada um tem benefícios únicos e diferenças entre si.
FPS 70 - Dupla proteção UVA/UVB. Contém Aloe Vera e Vitamina E com ação hidratante e antioxidante. Textura leve e fácil de espalhar. Indicado para pele muito sensível a queimaduras solares.
O que é FPS? Tem diferença entre 30, 50 e 70? | COSMÉTICOS #68
Qual é o melhor FPS para o rosto?
O fator de proteção para momentos onde a exposição solar será maior - como na praia ou piscina - não deve ser abaixo de 30, pois ajudará a manter a pele protegida dos raios UVB, famosos por causar vermelhidão e sensação de ardência na cútis.
Serve para quem tem a pele muito clara e fica vermelha sempre. Para te ajudar na escolha, saiba que a diferença entre um produto com FPS 60, 70 até os bloqueadores solares, além do poder de proteção, está também na fórmula.
Na verdade, quando aplicado propriamente, o protetor de FPS 50 protege em 98%, enquanto o de FPS 100 protege 99%. Além disso, pessoas que optam por fatores mais altos tendem a ficar mais tempo expostas ao sol, porque têm a falsa sensação de proteção.
Um jogo com 60 FPS exibe 60 frames a cada segundo; já o de 30 FPS exibe 30 quadros no mesmo período. O jogo com mais FPS mostra a animação com mais rapidez, complexidade e detalhamento. Quanto mais frames um game tiver, mais qualidade costuma ter.
O protetor solar FPS 60, como qualquer outro protetor solar, deve ser reaplicado a cada duas a três horas para manter sua eficácia, pois o suor, a água do mar (ou da piscina) e o atrito com roupas ou toalhas podem reduzir o nível de proteção oferecido pelo produto.
Quanto mais quadros por segundo gravar, melhor ficará fora da pós-produção. Tenha isto em mente se planeia fazer quaisquer filmagens em câmara lenta para a sua produção. Quanto mais quadros por segundo gravar, melhor ficará fora da pós-produção.
Novo Neutrogena Sun Fresh™ Derm Care é um protetor solar facial multibenefício ideal para a pele mista a oleosa: além da proteção solar avançada FPS70, ele também controla a oleosidade da pele por até 12h e tem complexo antioxidante rejuvenescedor composto por Vitamina C, Niacinamida e Feverfew.
O Protetor Solar Aqua Fluid FPS 50 é ideal para peles oleosas e acneicas por apresentar textura ultrafluida, conter alta proteção contra os raios UVA e UVB e duplo mecanismo de controle da oleosidade.
Para calcular o FPS, faça o seguinte: fique ao sol, sem qualquer proteção, até aparecerem as primeiras manchas avermelhadas em sua pele. Se esse tempo foi de 20 minutos, para um protetor solar com FS 15, por exemplo, você poderá ficar exposto ao sol, sem problemas, pelo menos durante 20 min x 15 = 300 min = 5 horas.
Ao escolher o fator de proteção correto, você deve ter em consideração os seguintes critérios: Quanto tempo você quer ficar ao sol: Se você planeja passar bastante tempo sob os raios solares, considere optar por um fator de proteção mais alto. Quanto mais prolongada for a exposição, maior deve ser a proteção.
“Usar o protetor solar do corpo no rosto aumenta a chance de você ter comedões, que são os cravos. Além disso, também aumenta a chance de você ter qualquer irritação ou foliculite, por conta da obstrução dos poros. Isso porque o protetor solar corporal é mais pesado em termos de fixação”, explica.
Além de afetar a capacidade de resposta, uma baixa taxa de quadros também pode afetar a experiência visual, especialmente se o jogo for baseado em animação e tiver recursos gráficos avançados. Portanto, os jogos rodam melhor com uma taxa de quadros mais alta, sendo 60 considerado ótimo e 30, o valor mínimo aceitável.
“Essas orientações servem tanto para o protetor solar de rosto quanto para o de corpo. E o mais importante é escolher um protetor com fator de proteção FPS mínimo de 30”, reforça a médica.
A quantidade de FPS determina a fluidez do jogo. Quanto mais quadros são exibidos, mais natural ficará a movimentação dos personagens e os controles também irão responder mais rápido.
Independentemente do tipo ou da cor da cútis, os especialistas indicam para todas as pessoas um produto com FPS de, no mínimo, 30. Filtros solares com fator de proteção abaixo disso não protegem a pele contra queimaduras solares, envelhecimento precoce e nem contra o câncer de pele.
Qual a diferença entre o protetor solar fator 30 e 50?
Um FPS 30 permite que cerca de 3% dos raios UVB atinjam sua pele. Um FPS de 50 permite que cerca de 2% desses raios passem. Isso pode parecer uma pequena diferença até você perceber que o FPS 30 está permitindo 50% mais radiação UV em sua pele.