Por exemplo, uma frequência de 60Hz significa que a tela pode trocar de quadros 60 vezes por segundo. Quanto maior a frequência, maior o potencial de gerar uma transição suave entre as imagens, resultando em uma experiência visual mais fluida e agradável.
E aí, quanto maior o Hz, melhor? Dá para simplificar e dizer que sim. O quanto mais Hz tiver o seu monitor e claro, se o seu computador conseguindo tirar proveito, mais fluídas serão suas sessões de jogos.
Quanto maior for a frequência de uma onda sonora, mais agudo será o som, que será denominado de som alto. Em contrapartida, quanto menor for a frequência das ondas sonoras, mais grave será o som, que será denominado de som baixo.
Maior hertz faz diferença? Resumidamente, monitores com 60hz são indicados para jogadores casuais, aqueles com 144hz são para jogadores que pretendem elevar a gameplay a um bom nível, e os com 240 Hz são para aqueles que pretendem seguir caminho na estrada competitiva de jogos como o Counter-Strike 2, por exemplo.
Para quem joga com console, uma tela de 240 Hz não é necessária, sendo mais do que suficiente uma de 144 Hz. de 144 Hz é super adequado, especialmente para jogar games de ação ou aventura, que não exigem uma taxa de atualização muito alta.
60 hz vs 144hz vs 240hz - A real DIFERENÇA e COMPARAÇÃO entre os monitores de diferentes HERTZ
Quanto mais Hz mais FPS?
FPS e Hertz
Hertz é a medida utilizada para saber quantas vezes por segundo a placa de vídeo consegue atualizar a imagem. Resumindo: um monitor 60 Hz consegue mostrar 60 novos frames por segundo.
Em termos práticos: uma tela com taxa de atualização de 60 Hz é atualizada 60 vezes por segundo. Já uma tela de 120 Hz dobra essa frequência. Esse ganho faz imagens com ações rápidas serem reproduzidas de modo mais responsivo e suave.
Quantos Hz é bom para jogar? Para uma experiência de jogo fluida, o ideal é superar os 60 Hz. Os 120 Hz ou 144 Hz oferecem uma jogabilidade mais suave, especialmente em jogos de ação rápida. Gamers competitivos geralmente preferem monitores de 240 Hz para melhor desempenho.
A diferença é que o monitor de 144 hz pode fazer 144 quadros por segundo enquanto o de 75 tem o limite de 75. Eu já acho que 60 é o bastante e não precisa mais que isso.
Em ordem crescente de frequência, as ondas distribuem-se no espectro eletromagnético, classificando-se em: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios X e raios gama.
A faixa de freqüências que melhor representa os graves de ataque vão de 85 Hz a 95 Hz. Geralmente quando se deseja reproduzir esta faixas, os projetos são feitos deixando a freqüência de pico (fP) da resposta da caixa em 90 Hz, fazendo assim com que o ganho da caixa se estenda de 85 Hz à 95 Hz na maioria dos casos.
Em cinema, a cadência de projeção padrão, desde 1929, foi fixada em 24 qps. Mas, no período do cinema mudo, a maioria dos filmes era rodado com cadências entre 16 e 20 qps. Em vídeo, os principais sistemas existentes lidam com cadências entre 25 fps (PAL e SECAM) e 30 fps (NTSC, que na realidade trabalha a 29.97 fps).
Quando falamos de quadros por segundo em monitores e TVs, muitas vezes encontramos o símbolo Hz (hertz), uma medida de quantos quadros um monitor pode atualizar a cada segundo. No entanto, o FPS é uma medida da capacidade da placa gráfica de desenhar um número de quadros na tela a cada segundo.
O olho humano é capaz de enxergar de 30 a 60 FPS. Até então a ciência não possui um grau definido da resolução do olho humano, estudos indicam que ela pode variar de indivíduo para indivíduo, de acordo com a necessidade e adaptação desses.
Em decorrência do comprimento da luz máximo e mínimo visíveis e da própria estrutura do olho, o menor tamanho que podemos enxergar é de cerca de 100 micrômetros (100.10-6 m), aproximadamente o diâmetro de um fio de cabelo.
No campo dos celulares, existem ainda o padrão de 120 Hz e 144 Hz — quanto maior o número, mais fluída é a imagem. Honestamente falando, a diferença é mais perceptível entre 60 Hz e 90 Hz, do que entre 90 Hz e 120 Hz.
A Apple deve levar a taxa de atualização de 120 Hz aos sucessores do iPhone 12. A tela OLED com a alta frequência, no entanto, deve marcar presença somente nos possíveis iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max, segundo o ETNews nesta quarta-feira (30).
24fps: A maioria dos filmes e programas de TV são filmados e vistos a 24fps. É o padrão para filmes e televisão e é a velocidade mínima para capturar vídeo mantendo um movimento realista. 30fps: Isso ainda é amplamente usado, embora os produtores prefiram uma taxa de quadros de 24fps.