O consenso é que 60FPS seja o nível desejável para a maioria dos jogos. Muitos games rodam a 30FPS para poderem exibir gráficos melhores, sacrificando um pouco de fluidez. Existem níveis superiores como 120FPS, recomendado para games competitivos.
As câmeras podem filmar 30 ou 60 FPS, mas no geral fazem em média 30 quadros por segundo. A diferença entre 30 e 60 está na fluidez do vídeo. Em 60 FPS os movimentos ficam mais realistas e isso faz com que a cena se pareça mais “rápida” em relação às gravadas em 30 FPS.
Jogos com altos FPS proporcionam movimentos suaves, precisos e envolventes, enquanto jogos com baixos FPS podem resultar em atrasos, engasgos e uma experiência menos satisfatória. Ao escolher um monitor para jogos, é importante considerar a relação entre o FPS do jogo e a taxa de atualização do monitor (HZ).
Quanto maior fotogramas por segundomais lenta será a câmara lenta. Por exemplo, os vídeos gravados a 120 fps podem ser abrandados para uma taxa de 24 fotogramas, o que cria um efeito de câmara lenta suave.
Além de afetar a capacidade de resposta, uma baixa taxa de quadros também pode afetar a experiência visual, especialmente se o jogo for baseado em animação e tiver recursos gráficos avançados. Portanto, os jogos rodam melhor com uma taxa de quadros mais alta, sendo 60 considerado ótimo e 30, o valor mínimo aceitável.
O consenso é que 60FPS seja o nível desejável para a maioria dos jogos. Muitos games rodam a 30FPS para poderem exibir gráficos melhores, sacrificando um pouco de fluidez. Existem níveis superiores como 120FPS, recomendado para games competitivos.
Uma TV que possua uma taxa de atualização máxima de 60 Hz exibirá um jogo rodando a 120 quadros por segundo respeitando seu limite. Ou seja, a 60 quadros por segundo, independente da fonte, se um videogame, um PC de ponta ou um serviço de streaming.
Falando pelo aspecto técnico, a entrega de HDMI do PS5 só vai até 32 gigabits por segundo (Gbps) – um número inferior ao necessário para se produzir 8K de resolução a 60 fps nativamente. Um desses sacrifícios seria o processo conhecido como “subamostragem de chroma 4:2:0” (chroma subsampling).
Normalmente, é melhor limitar o FPS porque não são necessários mais de 90 fotogramas por segundo para desfrutar do jogo ao máximo e competir sem quaisquer desvantagens relacionadas com o FPS. Ao mais alto nível do CS2, os jogadores tentam obter uma vantagem de todas as formas possíveis.
Geralmente, um FPS 30 é adequado para uso diário, mas se você estiver sob forte exposição ao sol, pode optar por um FPS mais alto, como FPS 50 ou FPS 60. Proteção de amplo espectro: Certifique-se de que o protetor solar ofereça proteção de amplo espectro, o que significa que ele protege contra os raios UVA e UVB .
De acordo com o profissional, a principal diferença entre protetor solar fator 30, 50 e 70, está no tempo de proteção e não na qualidade. “Um protetor com FPS30 protege tão bem quanto um protetor com FPS70, porém, por menos tempo”, diz.
Na prática, a diferença entre FPS maior e menor é pequena. Um fator de proteção solar comum de 30, absorve 96,6% da radiação UV, enquanto o FPS 70, o dobro absorve 98,6%. Isso para protetores químicos. Ou seja, o FPS 30 já é o suficiente para a pele, e é recomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
O ideal é que mantenham no mínimo o FPS 30 e 15 em qualquer dia de exposição. A pele negra sofre menos com queimaduras, mas necessita de proteção contra o envelhecimento precoce e o risco de câncer.
Segundo o especialista (via IGN), a única forma de GTA 6 rodar a 60 fps no PS5 Pro seria se ocorre algum tipo de milagre que permitisse ao jogo funcionar desta forma também no PS5 atual.
Ajuste a taxa de transferência para vídeos com resolução 4K. Se você observar tremulação na tela, tente selecionar -1 ou -2 para limitar a saída. Isso pode melhorar a qualidade da imagem. Ao exibir conteúdo em 4K HDR a 50/60 Hz, é utilizado o formato de cor YUV422 ou YUV420.
A taxa de atualização de um monitor (medida em Hz) representa a frequência com que a tela pode exibir quadros diferentes por segundo. Por exemplo, um monitor de 144 Hz permite atualizar a tela completa aproximadamente 144 vezes por segundo, enquanto um monitor de 240 Hz faz isso 240 vezes por segundo.
Ampliando as vantagens abordadas no modelo anterior, o monitor 240Hz carrega 240 imagens por segundo e é indicado especialmente para gamers mais exigentes.
Em termos práticos: uma tela com taxa de atualização de 60 Hz é atualizada 60 vezes por segundo. Já uma tela de 120 Hz dobra essa frequência. Esse ganho faz imagens com ações rápidas serem reproduzidas de modo mais responsivo e suave.
Quanto mais quadros por segundo, mais rápido ou suave é o movimento. Dizem que jogar em 60 fps deixa os controles mais precisos e com melhor resposta do que se jogar em 30 fps, por exemplo.
No entanto, foi somente no PS4 e no PS5 que ele atuou como arquiteto-chefe, uma posição que envolve liderar design e desenvolvimento de hardware, além de contribuir com software, poder gráfico e etc. "A outra coisa que nos surpreendeu é o compromisso com os 60 frames por segundo.