Portanto, 1g de água, equivale a 1mL. A partir disso, você pode considerar a água como a substância de conversão mais fácil, pois basta mudar a unidade.
Quando se trata de água pura, 1 mL é igual a 1 grama porque a densidade da água é 1 g/mL. Líquidos diferentes têm densidades diferentes, e você precisa multiplicar o volume pela densidade para medir a massa do líquido em gramas.
Caso a medida do seu utensílio esteja em mls, não tema! Lembre-se que, quando o assunto é volume, 1 g é o mesmo que 1 ml, logo, se a receita pede 50 ml, é só considerar o sólido como 50 g e vai que é sucesso!
Então, 100 ml de água resultaria em 100 gramas do produto. Contudo, outras substâncias possuem diferentes valores de densidade. Como exemplo, a massa específica do álcool é aproximadamente 0,8 g/cm³. Desse modo, 100 ml do elemento seria equivalente a 80 gramas.
Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros. Esse volume pode ser obtido pelo cálculo do volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metro.
Litro: unidade de volume; sua milésima parte corresponde ao ml, logo, 1000ml é igual a 1l; dependendo do diâmetro do conta-gotas, 1ml corresponde a 20 gotas e 1 gota corresponde a 3 microgotas. Centímetro cúbico (cc ou cm³): é similar ao ml, logo 1cc equivale a 1ml.
Portanto, um miligrama é um milésimo de um milésimo de um quilograma, e um mililitro é um milésimo de um litro. Observe que há um milésimo a mais na unidade de peso. Portanto, deve haver 1.000 miligramas em um mililitro, o que torna a fórmula de conversão de mg para mL igual a: mL = mg / 1000.
Portanto, 1g de água, equivale a 1mL. A partir disso, você pode considerar a água como a substância de conversão mais fácil, pois basta mudar a unidade. Por exemplo: 1Kg de água equivale a 1L.
Essa conta matemática considera que são necessários 35 ml de água para kg de peso corporal. Dessa maneira, é necessário multiplicar seu peso em kg por 35 para obter o resultado em ml, por exemplo: – 70 kg X 35 = 2.450 ml ou 2 litros e 450 ml.
Nutricionistas afirmam que, com um simples cálculo ajuda a regular a quantidade de água necessária para o funcionamento do corpo. Na conta são considerados 35ml de água pelo peso corporal de cada pessoa. Veja o exemplo a seguir: 72kg X 35ml = 2.520, ou seja, 2 litros e 520 ml /dia.
Miligrama (mg): corresponde à milésima parte do grama (ou seja, 1 grama dividido por mil). Elementos como cálcio, zinco, potássio, sódio e vitamina C são dados nesta unidade de medida.
1 mL de água tem 20 gotas. Isso vale para água pura à temperatura ambiente. Essa regra pode variar para outros líquidos. Dependendo de algumas características do líquido (como viscosidade ou tensão superficial), as gotas podem ficar maiores ou menores, influenciando a quantidade de gotas que “cabem” em 1 mL.
É um submúltiplo do litro. No sistema internacional de unidades (SI), o volume vem expresso em metros cúbicos pelo que é necessário converter mililitros em metros cúbicos, isto é, 1 ml = 0,001 l e 1 l = 0,001 m3, ou seja, 1 ml = 0,000001 m3.
1 ml: Essa seringa é dividida em 100 partes iguais. Chamamos de unidades internacionais (UI). Ela é indicada para administrar medicamentos por via intradérmica e subcutânea. 3 ml: A seringa de 3 ml é dividida em mm³, ou seja, de 0,5 em 0,5 ml, e cada 0,5 ml é dividido em 0,1 ml.
Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado.
“Se temos uma chuva de 10 mm, corresponde a 10 litros de água colocada em uma superfície plana de 1 metro quadrado”, explica o meteorologista. Para estabelecer os valores divulgados é utilizado um pluviômetro, que coleta a água das chuvas em diferentes pontos de uma cidade ou região rural.