Cerca de 60% do nosso peso é composto de água, isso significa que uma pessoa de 70 quilos tem aproximadamente 42 quilos ou 42 litros de água no organismo, já que 1 litro de água pesa mais ou menos 1 quilo.
A porcentagem de peso corporal correspondente à água é maior (70%) no nascimento e no início da infância. Um homem de 70 quilogramas tem 42 litros de água no corpo: 28 litros dentro das células, 10,5 litros no espaço ao redor das células e 3,5 litros, ou aproximadamente 8% da quantidade total de água, no sangue.
Resumindo, beber 500 ml de água de uma só vez geralmente não é prejudicial para a maioria das pessoas, mas é importante estar ciente da própria capacidade de ingestão e considerar a distribuição adequada ao longo do dia. Se houver preocupações específicas de saúde, é sempre melhor consultar um médico.
Biologia: benefícios da água no nosso corpo por Samuel Cunha
Pode beber 5 litros de água por dia?
Há até uma conta para saber qual a quantidade correta de água que o seu corpo precisa, e a matemática é simples: 35 ml por quilo de peso. Então, para uma pessoa de 70 kg, por exemplo, o ideal é ingerir cerca de 2,5 litros de água por dia.
“Os rins têm uma grande capacidade de eliminar excessos de água, o que permite uma ingestão máxima superior a 15 litros por dia. Isso significa que, em geral, beber mais líquidos do que o necessário não causa grandes problemas.
Outra dica é tomar água 30 minutos antes das refeições. Além de hidratar, o consumo aumenta a sensação de saciedade, ajudando a reduzir a quantidade de calorias ingeridas durante o café da manhã ou almoço, segundo alguns estudos feitos com obesos e idosos.
A Organização Mundial de Saúde preconiza, para adultos sedentários sob condições ambientais temperadas, uma ingestão diária de 2,2 L e 2,9 L para mulheres e homens, respetivamente. Já para os indivíduos fisicamente ativos e sob temperatura elevada, a recomendação ascende a 4,5 L/dia.
O rim saudável é capaz de filtrar entre 800 ml e um litro de água em uma hora. Quantidades superiores a três ou quatro litros por hora podem aumentar o risco de hiponatremia.
Isso ocorre porque a água percorre um caminho que não é tão curto quanto imaginamos. Ela não é absorvida na boca nem no estômago. A maior parte é absorvida no intestino delgado, e um pouquinho, no intestino grosso. Esse percurso pode levar, sim, de 30 a 60 minutos.
Para determinar corretamente a quantidade de água para ingerir por dia, basta multiplicar o seu peso corporal por 0,03. Desse modo, se uma pessoa pesa 70kg, ela deve beber cerca de 2,1 litros de água.
Quanto tempo demora para fazer xixi depois de beber água?
No organismo, um copo de 200 ml de água demora de 1,5 a 2 horas para se transformar em urina. Para quem não quer acordar à noite para ir ao banheiro, o ideal é evitar cafeína, frutas cítricas, refrigerante e pimenta.
Antes de falar sobre a ingesta de líquidos, vamos lembrar que 60% do peso de uma pessoa corresponde à água corporal. Isso significa que, se de uma pessoa de 70 kg pudéssemos extrair toda a água do seu corpo, o peso dessa água seria de 42 kg; o peso restante de 28 kg é o que corresponde à massa sólida.
É importante que o volume de água seja dividido durante todo o dia — orienta a nutricionista. Além disso, não é recomendado tomar água durante as refeições, já que o excesso do líquido pode atrapalhar a digestão. O ideal é que o consumo seja feito longe das refeições, principalmente almoço e jantar.
Depois de passar pelo sistema digestivo, a água é levada até o sangue. Com a ajuda do coração, ela é transportada para todas as células do corpo, promovendo hidratação. Por fim, o excesso de água no organismo vai parar nos rins, que filtram o sangue e controlam a água que não pode mais ser aproveitada.
De acordo com especialista, a frequência normal é de cinco a oito vezes por dia a partir do consumo diário de 2 litros de água. Beber água é uma necessidade fisiológica humana. Uma das consequências para quem tem o hábito de consumir a quantidade correta diariamente é o aumento das visitas ao banheiro.
A hidratação só é feita adequadamente quando é executada permanentemente. O Ministério da Saúde recomenda 2,5 l de água ao dia, o que equivale a um copo de 200ml por hora. E, no caso de gastos calóricos maiores, como na prática esportiva, essa quantidade a ser ingerida, deve ser aumentada.
A saber, quando ingerimos substâncias líquidas, espera-se que grande parte seja eliminada pela urina. Especialmente quando falamos da água! Portanto, quando há uma hiper hidratação, geralmente o volume e a frequência da urina aumentam.
Em geral, a nutricionista indica que cada pessoa deve tomar água de uma em uma hora, em especial nos períodos de calor excessivo, ingerindo cerca de 200 a 300 mil por vez. “Já quem pratica esportes precisa se hidratar antes, durante e depois do exercício”, afirma.
— Não chega a ser gelada, mas a água fria tem um poder de absorção maior e melhor que auxilia na hidratação — afirma a nutricionista de São Paulo Priscilla Primi. A especialista ainda afirma que a única “sensação ruim” ao beber água gelada pode ser aquela dor de cabeça fraca, como um leve soco.
Beber água em jejum pode auxiliar no emagrecimento. A água com limão e água gelada não possuem comprovação científica de que podem ajudar no processo de emagrecimento. Para quem quer emagrecer, beber cerca de 500 a 600 ml de água logo pela manhã, pode ajudar! O ideal é não substituir a água por outros líquidos.
O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água. Parece estranho, certo? Mas os sintomas deste tipo de intoxicação incluem dores de cabeça, fadiga, náusea, vômito, desorientação mental e até parada cardíaca.
Nosso organismo visa estar sempre em equilíbrio: se bebermos líquido demais, o excesso sai na urina; se estamos em um dia quente e perdemos muita água pelo suor, os rins diminuem a produção de urina de forma a impedir perdas excessivas de água.
Ou você pode precisar alterar a ingestão se estiver doente, com vômitos ou diarreia. Para a maioria das pessoas jovens e saudáveis, a melhor maneira de se manter hidratado é simplesmente beber quando sentir sede, disse Topf.