A Sahara 300 Adventure possui as seguintes dimensões: Comprimento x Largura x Altura: STD e RLY: 2193 x 829 x 1270 mm | ADV: 2193 x 829 x 1400 mm. A distância entre eixos é de 1425 mm, a distância mínima do solo é de 269 mm, a altura do assento é de 859 mm e o peso seco é de STD e RLY: 147 kg | ADV: 149 kg.
A altura do assento é de 859 mm, mas a Honda conseguiu ampliar o vão livre em relação ao solo, que agora é de 269 mm nas versões Rally e ABS, ou 265 mm na Adventure. O peso a seco declarado é de, respetivamente, 147 kg e 149 kg.
Na estrada, o consumo no painel caiu para 33,1 km/litro. Como o tanque tem a mesma capacidade do modelo anterior (13,8 litros), a autonomia chega a 400 quilômetros – uma boa marca para quem pretende viajar com o modelo. Entretanto, a velocidade final da nova Sahara 300 ficou em 137 km/h (no painel).
Carenagens redesenhadas, iluminação full LED e painel de fácil visualização foram incluídos nessa nova versão. Mantendo o motor com potência de 25,6 cv, as suspensões foram ajustadas para enfrentar terrenos adversos, com rodas de alumínio e ABS de dois canais.
TORNADO 300 vs SAHARA 300: QUAL ANDA MAIS? VEJA AS DIFERENÇAS
Qual é a velocidade máxima da Sahara 300?
Velocidade máxima (top speed) da Sahara
A nova Sahara 300 pode manter com tranquilidade 120/130 km/h de velocidade de cruzeiro sem desgastar o piloto. Como estávamos em vias públicas, não foi possível chegar a velocidade máxima (top speed) da moto. A empresa também ainda não divulgou este dado.
A nova linha Sahara estará disponível em três opções de acabamento e as entregas tiveram início nas últimas semanas de dezembro. As variantes são as seguintes: Standard, por R$ 27.090; Rally, por R$ 27.690; e Adventure, por R$ 28.650. Em comparação, os preços da antiga XRE giravam em torno de R$ 25 mil.
A nova Sahara 300 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda gratuito em sete revisões – válido a partir da terceira. O intervalo de manutenção é de 6 mil quilômetros ou seis meses após a primeira revisão.
O chassi da Sahara 300 segue a mesma linha da CRF 250F, adotando uma arquitetura tipo berço semiduplo. Este design, padrão nas CRF, oferece garantia de resistência em situações extremas.
Esta motocicleta foi projetada para transportar duas pessoas (piloto e passageiro), mais bagagem de 5 kg no máximo. 1. Mantenha o peso da bagagem e acessórios adicionais próximo ao centro da motocicleta.
A Sahara 300 Adventure possui as seguintes dimensões: Comprimento x Largura x Altura: STD e RLY: 2193 x 829 x 1270 mm | ADV: 2193 x 829 x 1400 mm. A distância entre eixos é de 1425 mm, a distância mínima do solo é de 269 mm, a altura do assento é de 859 mm e o peso seco é de STD e RLY: 147 kg | ADV: 149 kg.
Qual a diferença entre Sahara Standard e Adventure?
A versão Adventure se diferencia das outras duas pelo para-brisa maior, pela estrutura de aço que protege laterais, pela carenagem frontal e pelo protetor de cárter. Na Standard e na Rally, as cores e o grafismo que remete às motos do Team Honda Racing de motocross são opcionais.
A nova Sahara 300 é vendida em três versões. A standard só existe na cor cinza metálica e tem preço sugerido de R$ 27.090. A Rally só é vendida na cor vermelha e custa R$ 27.690. A diferença entre as duas está apenas na pintura.
Com esta ficha técnica, a Sahara alcança bons números de consumo. Considerada uma das motos mais econômicas da categoria, no nosso teste de primeiras impressões ela fez 32 km por litro na cidade e 35 km por litro na rodovia, com aceleração constante na casa dos 100 km/h. Já a velocidade final foi de 139 km/h no painel.
Apesar da proteção do para-brisa, equipamento original na versão Adventure, a viagem se torna desgastante e cansativa. Rodei pouco mais de 230 km e a moto já entrou na reserva enquanto o computador de bordo mostrava a pior marca da viagem: 23,5 km/litro.
A NX 350 Sahara conta com motor monocilíndrico, de 339 cc, que rende 31,5 cavalos a 7.500 rpm e 3,13 kgfm de torque a 6.500 rpm. Seu câmbio é de 6 velocidades. Com um tanque de 14 litros, a moto tem peso seco de 144,5 kg.
A Hornet traz um motor de quatro cilindros em linha com 599 cm³ de capacidade. Tem linhas discretas e boa maneabilidade, além de ser fácil de conduzir. O propulsor possui duplo comando no cabeçote (DOHC) e refrigeração líquida. Produz 96,5 cv de potência máxima a 12.000 rpm e torque de 6,43 kgf.m a 9.500 rpm.
Até então aonde eu sabia essa moto era vendida com a historia de que não tincaria mais o cabeçote, pois era cronico ate os modelos 2012. A moto consta todas as revisões feitas na fabrica e mesmo assim veio ocasionar a trinca com 52.000km.