Esses 10 Amperes resumidamente são 2200 Watts em circuitos de 220 Volts e 1270 Watts em circuitos de 127 Volts. Para saber quantos Watts você está conectando aos seus circuitos, se atente às etiquetas dos produtos, é lá que você saberá a potência (Watts) de cada um deles, conforme indicado na imagem abaixo.
Por isso, o disjuntor de 10A só desarma quando há corrente instantânea entre 100A a 200A. Esse tipo de disjuntor é indicado para proteger cargas de alta corrente de partida, como aparelhos de solda e motores elétricos de alta potência.
O Disjuntor Unipolar 10A da JNG é especialmente adequado para aplicações que exigem uma carga de até 10 amperes. Esta capacidade o torna perfeito para circuitos de iluminação, tomadas de uso geral em residências, ou para equipamentos de baixo consumo em ambientes comerciais.
Voltada exclusivamente para aplicações de curva C (cargas indutivas com baixa corrente de partida), ela foi desenvolvida para suportar correntes que variam de 6 a 63A e possui uma capacidade de ruptura de até 3kA, estando em conformidade com a norma NBR 60898.
Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W. Também é preciso tomar cuidado com a espessura dos fios condutores da tomada: se forem cabos muito finos pode acontecer sobreaquecimento desse cabo.
As tomadas de 20 amperes, por exemplo, são ideais para equipamentos de exigem uma potencia maior. Já as de 10 amperes suportam uma menor potência. Usar um aparelho que demanda muita carga elétrica em uma tomada inadequada pode ser muito perigoso.
Caixa moldada. A caixa moldada é um tipo de disjuntor mais robusto que tem a princípio as mesmas proteção dos minidisjuntores, porém, eles são capazes de suportar curtos-circuitos mais fortes.
⚠ Cada caso precisa ser analisado por um profissional da área que irá auxiliar na melhor escolha. Obs: Se sua tomada for de 20A e precisa utilizar equipamentos de 10A não precisa se preocupar, apesar da diferença, eles se encaixam perfeitamente, sem folga e não fornece nenhum risco.
A 10 A possui orifícios e plugues menores, com 4 mm de diâmetro. É mais voltada a equipamentos do dia a dia nas salas e quartos, como televisões, carregadores de celular, computadores e abajures, entre outros. Já a 20 A possui orifícios e plugues um pouco maiores, com 4,8 mm de diâmetro.
Até 1000 w a tomada de 10 ampères é indicada como uso normal em uma residência. Você poderá conectar a maioria dos aparelhos com plugues de 2 ou 3 pinos finos. Acima de 1000 w a tomada ideal é a de 20 ampères. Você poderá conectar aparelhos com plugues de 2 ou 3 pinos mais grossos.
Para dimensionar o disjuntor adequado é preciso analisar a demanda de corrente do circuito. A escolha do modelo ideal para cada caso acontece mediante a comparação da curva B, C e D com as curvas dos fios e cabos que serão usados. “As normas técnicas preveem, ainda, diferentes graus de aplicação”, destaca o engenheiro.
O Disjuntor Unipolar Alumbra C10/1 ALBR3 Curva C 3kA 10A é ideal para instalações elétricas em residências ou industrias em geral, ideal para circuitos com apenas uma fase, como iluminação e tomadas de sistemas monofásico de 127V ou 220V, garantindo qualidade e uma total segurança.
Quantos watts aguenta um interruptor de 10 amperes?
A capacidade de corrente total dos equipamentos conectados a ela não deve exceder 10 amperes. Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 1270 W, e para 220 V a potência máxima permitida é de 2200 W.
Ou seja, o cabo de 2,5mm é o adequado para tomadas de 20 amperes em situações normais, sem a necessidade de seções maiores, a menos que o cálculo de queda de tensão para distâncias longas indique o contrário.
Qual o disjuntor para um ar-condicionado de 9000 BTUs?
De forma geral, um ar-condicionado de 9 mil BTUs precisará de disjuntores entre 10 a 15 A. Já um modelo mais robusto, de 18 mil BTUs, precisará de um disjuntor de 20 A. Caso o fabricante do seu ar-condicionado não indique no manual a corrente elétrica consumida pelo aparelho, faça o cálculo usando a potência elétrica.
O tipo de curva de disjuntor ideal para residência é o disjuntor de curva C, sendo mais utilizado em circuitos de cargas indutivas em geral como ar condicionado, bombas, circuitos de iluminação, sistemas de comando e controle.
A tomada de 10 A possui os furos com diâmetro de 4,3 mm – é apenas ligeiramente menor do que a de 20 A –, o que já é suficiente para impedir o encaixe de um plugue maior. Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 1270 W. Para 220 V, a potência máxima permitida é de 2200 W.
As tomadas de 20A geralmente são mais caras do que as de 10A, devido ao maior material necessário nos contatos dos bornes. Portanto, enquanto é possível instalar tomadas de 20A em toda a casa, é fundamental ponderar se essa escolha é realmente necessária para atender às demandas específicas de cada ambiente.
Já nas tomadas de 20A, são conectados aparelhos que consomem mais energia, tais quais micro-ondas, aquecedor, lava-louça, ar condicionado, máquina de lavar, secadora, forno elétrico, geladeira, fogão, secador de cabelo, cafeteiras, ferro de passar roupas, etc.