O tecido Oxford se destaca por ser um tecido lustroso, resistente e macio, usado principalmente na confecção de camisas. No entanto, é possível encontrá-lo também em blazers, saias, vestidos, calças sociais e até em itens de decoração, como almofadas, cortinas e estofados.
O tecido tem 0,50m comprimento x 3m de largura fixa e por ser tecido liso, pode utilizar o Comprimento ou a Largura, na medida da altura do seu espaço.
É também um tecido razoavelmente leve e com alta durabilidade. Atualmente esse tecido tem sido substituído pelo Oxfordine, que falaremos o próximo tópico, por esse último apresentar uma textura mais sedosa e agradável.
Gabardine. É considerado mais nobre que o Oxford. Também tem aspecto lustroso e traz na composição o misto de poliéster com viscose, os percentuais de cada vibra variam de acordo com o fornecedor. Por causa da viscose, o jaleco de gabardine é mais fresco que o de Oxford.
O Oxford é um tecido que é comumente encontrado em guardanapos, aventais e toalhas de mesa. Além de ser comumente usado na criação de painéis, cortinas e sousplats, também é considerado um tecido adequado para festas devido à sua bela estética.
Mas, além desse, existem outros tipos bem conhecidos de Oxford, são eles: Oxford liso: é macio, não enruga facilmente devido à maneira como o tecido liso é criado, combinando dois fios (longitudinalmente) com um fio com maior gramatura (transversal). Oxford pinpoint: é uma mistura de Oxford resistente e tecidos leves.
Variação do tecido oxford, o Oxfordine é composto por uma mistura de poliéster (fibra sintética) e algodão (fibra natural). Dessa forma, jalecos de oxfordine são mais resistentes, duráveis e fáceis de cuidar e lavar, embora sejam menos respiráveis do que os de algodão puro.
O tecido oxford caracteriza-se pela textura leve, macia e reluzente. Além disso, na sua composição, destaca-se o algodão com poliéster ou uma mistura de elastano também. E mais, proporciona um ótimo caimento, dando um toque sutil e refinado aos ambientes da casa.
Para manter a qualidade e a durabilidade do Tecido Oxford, siga as instruções de cuidado: Lavagem: Lavar em temperatura inferior a 40°C, permitida lavagem e secagem mecânica. Secagem: Secar à sombra para evitar desbotamento. Passar a Ferro: Passar com ferro em temperatura inferior a 110°C.
O tecido chitão é uma fibra natural derivada de crustáceos, como caranguejos e camarões. É uma fonte alternativa de proteína e é conhecido por suas propriedades únicas, incluindo alta resistência, biodegradabilidade e biocompatibilidade.
O Oxfordine é a escolha perfeita para quem busca substituir o Oxford tradicional por um tecido mais leve e fresco, mantendo o mesmo caimento. Ideal para jalecos, camisas de uniformes, dolmãs e aventais, além de ser uma excelente opção para alfaiataria feminina e masculina.
O tecido oxford é vendido por metro, contendo 1 metro de comprimento x 1,50 metros de largura, sendo entregue inteiro, sem cortes, na quantidade especificada no pedido.
Um exemplo prático para se basear e entender quanto custa um metro de tecido, pode ser da seguinte forma: Se o valor de um metro de tecido custa 20 reais, sendo a largura 1,40 m, podemos calcular o m² através da divisão: R$20/1,4 m = R$ 14,29 o metro quadrado.
Peso: 143 g / mt DESCRIÇÃO DO PRODUTO Trata-se de um tecido 100% poliéster muito utilizado na indústria têxtil, em casas de artesanato, na confecção de uniformes, roupas sociais, toalhas de mesa, decorações diversas, almofadas e também muito utilizado na confecção de cortinas.
Two Way nada mais é do que um tecido de Oxford mais pesadinho e com elastano. O elastano do Two Way faz com que ele seja muito mais macio e tenha um caimento muito melhor que o Oxford tradicional. Com um lado fosco e o outro brilhoso, Este tecido é muito utilizado na confecção de uniformes e jalecos, entre outros.
Para o tecido Oxford, uma mistura de 60% algodão e 40% Poliéster é o mais comum, enquanto na Gabardine, temos a composição de 100% Algodão ou a mistura de 98% Algodão com 2% de elastano.